Como funciona a validação automática de guias de despacho de arma de fogo?
Com o SISCAER ARMAS é possível que usuário obtenha a validação automática das guias de despacho de arma de fogo sem a necessidade de comparecer até uma unidade da Polícia Federal para obter a autorização.
São requisitos para a validação automática das guias de despacho de arma de fogo:
- Porte de arma por prerrogativa de função, ou porte de arma de defesa pessoal, ou porte de arma de vigilante em serviço, todos válidos;
- Arma de fogo com registro válido no SINARM ou no SIGMA (desde que a integração esteja funcionando).
Além dos requisitos acima descritos é necessário que o usuário observe os seguintes pressupostos:
- Realize uma primeira validação presencial de uma guia de despacho em uma unidade da Polícia Federal responsável pelo aeroporto; e
- Não altere, nas guias subsequentes, os dados funcionais e os dados da arma a ser despachada.
A validação presencial terá validade de 02 anos. Após esse prazo o usuário deverá realizar uma nova validação presencial na Polícia Federal para utilizar o benefício da validação automática por mais 2 anos.
Ao final do processo de geração da guia será apresentada uma mensagem de sucesso onde o sistema alertará o usuário que sua guia já foi validada com sucesso, não sendo necessário procurar uma unidade da Polícia Federal para validá-la.
IMPORTANTE:
A validação automática não se aplica a:
- guias de embarque armado;
- guias com outras prerrogativas para o porte/transporte de arma, exceto o porte de arma por prerrogativa de função, ou porte de arma de defesa pessoal, ou porte de arma de vigilante em serviço, todos válidos.
Quando houver a integração das bases de dados do Exército Brasileiro com a Polícia Federal essa funcionalidade poderá ser estendida aos demais usuários.