Perguntas e Respostas
-
Introdução
-
1. O que é o SIADS?
Primeiramente chamado de Sistema Integrado de Administração de Serviços, hoje denominado Sistema Integrado de Gestão Patrimonial - SIADS, é um sistema estruturante do Governo Federal que tem como proposta o gerenciamento e controle dos acervos de bens móveis, permanentes, consumo, intangíveis e frota de veículos.
-
2. O SIADS é pago?
O SIADS não é pago para os Órgãos cuja obrigatoriedade de implantação é exigida.
-
3. Quais órgãos são obrigados a utilizar o SIADS?
Estão obrigados a implantar os Órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e as empresas públicas dependentes do Poder Executivo federal. As Forças Armadas, observado o disposto no § 2° do art. 1° do Decreto n° 1.094, de 23 de março de 1994, poderão aplicar, no que couber.
-
4. Para quais órgãos a adesão ao SIADS é opcional?
Os Órgãos da administração pública federal que não são abrangidos pela Portaria ME nº 232, de 02/06/2020, DOU de 03/06/2020.
-
5. Como fazer a adesão ao SIADS?
A solicitação de adesão ao SIADS é realizada por meio de abertura de chamado no Portal de Serviços, disponível em https://portaldeservicos.economia.gov.br/pt#/.
-
6. A quais sistemas o SIADS está integrado?
O SIADS está integrado ao sistema SIAFI, sendo que é utilizado o sistema Senha-Rede do Serpro para o cadastro de usuários e cadastradores.
-
7. O que é a integração SIADS x SIAFI?
Esta integração entre os sistemas permite que algumas operações (orçamentárias e financeiras) realizadas no SIADS tenham reflexo no sistema SIAFI, automaticamente.
-
8. Horário de disponibilidade do SIADS?
O SIADS está disponível no horário das 08:00 às 21:00, nos dias úteis, podendo haver alguma alteração em função de determinadas épocas do ano e manutenções sistêmicas.
-
9. Quais são as áreas/setores que utilizam o SIADS?
O SIADS pode ser utilizado pelas áreas/setores de almoxarifado, patrimônio, transporte, contabilidade, custos e auditoria/fiscalização.
-
10. Quais são os módulos do SIADS disponíveis?
O SIADS possui módulos de estoque, patrimônio, transportes, além das transações de apoio e tabelas de dados.
-
11. A adesão ao SIADS é única para todas as unidades de um órgão?
A adesão de um órgão é estendida a todas as respectivas unidades subordinadas àquele órgão.
-
12. O que é o sistema Senha Rede do SERPRO?
O sistema Senha-Rede gerencia o acesso de usuários a todos os sistemas do Governo Federal que funcionam a partir da base de dados do SERPRO Grande Porte (Tela Preta), incluindo o SIADS, e é utilizado para registro de usuários e cadastradores (geral, parcial e local) em diversos sistemas. Após o registro do usuário e do cadastrador, estes são habilitados nos sistemas e nos parâmetros de acesso.
-
13. Qual é a diferença do SIADS Tela Preta (Grande Porte) e o SIADSWeb?
O SIADS Grande Porte (Tela Preta) contempla os módulos de cadastros (CADMAT, CADORG, CADTER, entre outras), tabelas (cidades, conta contábil, tipo de documento, etc), assim como subsistemas de Patrimônio e Transporte.
O SIADSWeb contempla o subsistema Estoque, inventário eletrônico, implantação (automatizada e manual) e custódia de documentos.
O SIADS foi inicialmente criado no ambiente Grande Porte e aos poucos está sendo migrado para o ambiente Web.
-
14. O SIADS possui ambiente de treinamento?
Atualmente o ambiente de treinamento está desativado.
-
1. O que é o SIADS?
-
Implantação
-
1. Como/quando se inicia a implantação do SIADS?
A implantação inicia-se com a solicitação de adesão no Portal de Serviços do MGI.
-
2. O que é a criação de ambiente na implantação do SIADS?
O ambiente de implantação é a estrutura básica de um Órgão cadastrado no SIADS, compondo a estrutura mínima: Órgão, UG/UASG (Unidade de Administração de Serviços Gerais) e as UORG (Unidade Organizacional) de Almoxarifado e Patrimônio.
-
3. O que é um órgão no SIADS?
O Órgão é a unidade administrativa máxima no cadastro de órgãos. Necessariamente não segue o critério de hierarquia (organograma). Por exemplo: dois Órgãos independentes no SIADS podem estar dentro de uma mesma estrutura organizacional, sendo um subordinado hierarquicamente ao outro, por exemplo, um Ministério (administração direta) que possui uma Universidade Federal (administração indireta) subordinada.
-
4. O que é uma UG/UASG no SIADS?
A UG (Unidade Gestora) do sistema SIAFI, que é a Unidade Orçamentária ou Administrativa que realiza atos de gestão orçamentária, financeira e/ou patrimonial e a UASG (Unidade Administrativa de Serviços Gerais) que é a unidade responsável por realizar ações no sistema SIASG como compras e contratações, são as unidades que concentram as respectivas UORG (Unidade Organizacional). Os códigos da UG e da UASG são registrados no SIADS conforme estão registrados no sistema SIAFI.
Fonte: Manual do SIAFI
-
5. O que é uma UORG no SIADS?
A UORG (Unidade Organizacional) é a unidade básica organizacional no sistema SIADS, podendo ser registradas UORG regimentais (constam da estrutura organizacional oficial, regimento Interno) e não regimentais (áreas que não estão definidas na estrutura organizacional oficial), que existem para melhor organizar os trabalhos de gestão patrimonial.
-
6. O que é a Oficina de Implantação do SIADS?
É uma ação de capacitação que objetiva permitir aos órgãos realizarem a implantação do sistema SIADS.
Estão disponíveis os vídeos da oficina realizada entre os dias 26/05 e 16/06/2023, dividido em 4 (quarto) partes, sendo possível acessá-los através dos links Parte 1, Parte 2, Parte 3 e Parte 4.
Não há previsão da realização de novas oficinas até que haja inovações no sistema.
-
7. Como os órgãos que já possuem sistema de gestão integrado com o SIAFI devem utilizar o SIADS?
O SIADS é um sistema integrado de gestão patrimonial totalmente integrado ao SIAFI. Para utilização do SIADS, deve ser solicitada a adesão ao sistema conforme detalhado na página Como Aderir ao Siads.
-
8. É possível integrar o SIADS ao sistema de patrimônio ainda utilizado no órgão?
Ainda não é possível, mas estão em andamento estudos para a viabilização.
-
9. É preciso instalar o SIADS localmente nas estações de trabalho ou servidor de rede do órgão?
O sistema SIADS não é implantado localmente nas estações de trabalho ou em algum tipo de servidor de rede/dados do órgão. O aceso é feito ao sistema por meio de programa navegador de internet. A base de dados fica no servidor do SERPRO.
Para mais informações sobre como acessar o sistema acesse o link do Tutorial.
-
10. Existe alguma planilha modelo para fazer o upload de bens no SIADS?
Não existe planilha .xlsx, por exemplo, para upload de bens no sistema. É possível realizar a implantação (cadastro do bem) de forma manual ou automatizada. Nessa última, existe uma formatação obrigatória de um arquivo .txt que deverá ser gerado pela área de tecnologia do órgão seguindo padrão definido pelo SERPRO. Tal padrão pode ser encontrado em (link).
-
11. É possível realizar a migração dos dados de um bem cadastrado em outro sistema através da leitura do código de barras para implantação no SIADS?
Não.
-
12. Ocorre reflexo no SIAFI no momento da implantação?
Não. Após a efetivação da implantação, todas as movimentações patrimoniais serão refletidas no SIAFI.
-
13. Como identificar bens permanentes e de consumo e fazer o ajuste das contas contábeis?
Os bens são caracterizados como bens permanente (ND 44.90.52) e de consumo (ND 33.90.30) de acordo com a natureza de despesa e outras que venham a ser definidas pelo Manual de Contabilidade Pública (MCASP).
-
14. Onde posso encontrar o arquivo com as orientações para geração de arquivos de migração para o SIADS?
O arquivo com as orientações está disponível clicando aqui.
-
15. Como/quando se encerra a implantação do SIADS?
A implantação é encerrada quando a unidade passa a utilizar o sistema SIADS no dia a dia. Caso o Órgão não conclua a implantação, volta à condição de Órgão ainda não implantado, cabendo o que prevê a legislação competente. É importante lembrar que a legislação prevê a implantação e utilização dos módulos de almoxarifado e patrimônio.
-
1. Como/quando se inicia a implantação do SIADS?
-
Patrimônio
-
1. Quando o SIADS é implantado é gerado novo número de patrimônio para os bens?
Sim. A numeração patrimonial é própria e gerada automaticamente pelo sistema SIADS tendo em vista ser uma numeração única e sequencial para todos os órgãos usuários do sistema, possibilitando assim também a transferência entre órgãos sem a necessidade de alteração de numeração.
-
2. Posso escolher os números da minha faixa patrimonial?
Os números dos patrimônios serão atribuídos em ordem crescente pelo próprio sistema. No entanto, haverá correlação entre o número de patrimônio antigo e o novo do SIADS, sendo assim, no momento de fixar as novas plaquetas, basta gerar o relatório "NP ANTERIOR X ATUAL" para identificação dos números equivalentes, atribuídos em ordem crescente.
Segue o passo a passo no SIADS grande porte (PATRIM/INVENTEARIO/RELINVENTA/NP ANTERIOR X ATUAL).
Para ter acesso à faixa patrimonial é necessário realizar a solicitação para a gestão do sistema através de abertura de chamado no de Portal de Serviços do MGI.
Para aprender a consultar faixa patrimonial acesse o vídeo (Clique Aqui).
-
3. Como dar entrada em bens que já possuem saldo no SIAFI, mas que ainda não constam do SIADS?
Para os bens permanentes próprios a linha de comando que deve ser utilizada é: >PATRIM>ENTRADA>>INCENTRADA (IMPLANTA BEM POR UG).
Já para bens de consumo a linha de comando é: > ENTRADA>NOVAS ENTRADA>INCORPORAÇÃO SEM DH (204).
Para maiores informações é possível acessar a Video Aula 01.
-
4. Implantei bens em duplicidade, o que fazer?
Caso 1) O bem ainda está em implantação? Se sim, é possível excluir no Siads Grande Porte (tela preta), pela transação SIADS,PATRIM,ENTRADA,EXCENTRADA. Clique aqui para acessar o passo a passo.
Caso 2) O bem está implantado? Orienta-se a baixa administrativa no Siads Grande Porte (tela preta), pela transação SIADS, PATRIM, SAIDA, EXCSAIDA. Clique aqui para acessar o passo a passo.
Ao realizar a implantação de bens no SIADS entende-se que o bem está registrado com o valor contábil no SIAFI, por isso ao realizar a baixa no SIADS, automaticamente será realizada a baixa no SIAFI.
Se um bem não estava registrado no SIAFI, provavelmente foi cadastrado indevidamente no SIADS. Com a baixa desse item no SIADS, o Relatório de Movimentação de Bens apresentará saldo correto neste sistema, contudo, no SIAFI, o saldo será menor.
Sugere-se que a regularização dos saldos no SIAFI seja feita pela setorial contábil da sua UASG. Para a regularização, é necessária a recomposição dos saldos das contas de patrimônio e depreciação com o estorno da baixa diretamente no SIAFI.
-
1. Quando o SIADS é implantado é gerado novo número de patrimônio para os bens?
-
Estoque/Almoxarifado
-
1. O setor de almoxarifado pode requisitar material para a própria utilização no SIADS?
Não, o setor de almoxarifado não requisita materiais para uso próprio. Nesse caso deverá utilizar uma UORG diferente da UORG que controla o estoque.
-
2. É possível vincular o CPF de um usuário requisitante à UORG do Almoxarifado?
Não. Tendo em vista que o almoxarifado não requisita material para uso próprio.
-
3. Em qual situação o setor responsável pelo almoxarifado requisita material?
A requisição realizada pela área de almoxarifado ocorre no caso de ressuprimento (reabastecimento de material) para recomposição de estoque geral da UASG a qual o almoxarifado está vinculado.
-
4. Qual é a forma correta de dar entrada de material de consumo?
O registro de entrada de material de consumo é feito através do SIADSWeb. Deverá ser observada o tipo de entrada correta, sendo possível obter informações detalhadas através do Tutorial de entrada de material.
-
5. Como faço a consulta do estoque disponível?
Através do sistema SIADSWEB você deve consultar o menu ESTOQUE>RELATORIO>Estoque de material.
-
6. Como o SIADS identifica os empenhos gerados no SIAFI na Unidade Gestora?
Através de carga diária dos empenhos novos ou alterados.
-
7. Por que o empenho que existe no SIAFI e não aparece no SIADS?
Pode ter ocorrido uma falha na carga que pode ser resolvida pela própria unidade. Ele deve entrar no =>Siadsweb>estoque> gestão>carregar empenho.
-
8. É possível obter o catálogo completo de itens de material em algum meio de impressão (PDF, CSV, XLS)?
Ainda não é possível. Porém, em breve, o catálogo de materiais do SIADS (CADMAT) estará integrado ao catálogo de materiais do compras.gov.br. No site compras.gov.br é possível obter todas as informações.
-
9. Por que devo personalizar os itens de materiais?
A personalização dos itens de material é necessária porque é momento em que é feita a atribuição da conta contábil, do subitem e da unidade de fornecimento quando se tratar de material de consumo. Quando se tratar de material permanente, a atribuição será de conta contábil e unidade de fornecimento, apenas.
-
10. Embora haja saldo disponível no Relatório de Inventário, enfrento dificuldades para incluir a quantidade desejada do material na requisição. Como devo proceder?
Unidades Gestoras (UGs) com o "Estoque Atual Disponível" de um item específico comprometido pelo "Estoque Reservado para Análise" são aconselhadas a reexaminar todas as suas requisições. Recomenda-se a exclusão ou modificação da análise do item, possibilitando, desse modo, a liberação do saldo para novas solicitações.
-
1. O setor de almoxarifado pode requisitar material para a própria utilização no SIADS?
-
Cadastro, Atualizações e Acessos aos Sistemas
-
1. Como alterar os responsáveis de uma UORG?
A alteração dos responsáveis de uma UORG pode ser realizada pelo cadastrador local através da transação ALTUORG no SIADS no ambiente grande porte (tela preta) no seguinte caminho: SIADS > CADORG > UORG > ALTUORG (ALTERAÇÃO DE UORG).
-
2. Como alterar os de responsáveis de uma UG/UASG?
A alteração dos responsáveis de uma UG/UASG pode ser realizada pelo cadastrador local através da transação ALTUG no SIADS no ambiente grande porte (tela preta) no seguinte caminho: SIADS > CADORG > UG/UASG > ALTUG (ALTERAÇÃO DE UG/UASG).
-
3. Como fazer a atualização de cadastro de usuário?
A atualização pode ser feita pelo cadastrador local do sistema Senha Rede.
No sistema Senha Rede deve acessar o comando: >SENHA-REDE - ADMUSU, HABUSU (HABILITA USUARIO).
Após isso deve seguir a opção mais adequada ao caso, conforme lista abaixo.
HABUSUSIS - > HABILITA USUARIO EM SISTEMA
-
4. Quem habilita usuários para acesso ao SIADS?
O acesso é concedido pelos Cadastradores Parciais das unidades. Para a habilitação de novos cadastradores parciais a unidade de abrir um chamado na central de serviços e preencher o formulário para que a equipe SIADS possa habilitá-los. Uma vez habilitados, esses poderão habilitar os cadastradores locais.
-
5. Quais são os níveis de acesso para acessar o SIADS?
Existem os seguintes níveis:
- Nível 1 – Gestor do sistema (restrito à administração do sistema SIADS/Doações);
- Nível 2 – Gestores do órgão (para os cadastradores parciais e acompanhamento da gestão a nível de órgão); e
- Nível 3 – Usuários de execução a nível de UASG.
-
6. Estou tentando abrir um chamado no Portal de Serviços, mas não aparecem as opções do SIADS e do Doações. O que fazer?
Caso isso aconteça, solicitamos, por gentileza, a comunicação da dificuldade pela qual está passando para o seguinte e-mail: seges.cgses@economia.gov.br. Essa é a coordenação-geral responsável pelo contrato com a empresa gestora do Portal de Serviços.
-
7. Como abrir uma solicitação de atendimento?
Para abrir uma solicitação de atendimento, acesse a Central de Atendimento através do Portal de Serviços do MGI. É necessário já ter um cadastro prévio no sistema para abrir um chamado.
-
1. Como alterar os responsáveis de uma UORG?
-
Integração com o catálogo do Compras.gov.br
-
1. Por que foi realizada a integração do Catálogo do Siads com o Catálogo do Compras.gov.br (CATMAT)?
O catálogo do Compras reúne todos os materiais corretamente catalogados para a utilização nas compras públicas do Governo Federal. O código do CATMAT, por recomendação da CGU, deve ser utilizado, inclusive, na gestão dos bens patrimoniais do Siads.
-
2. Como fica o catálogo do Siads?
Os itens de materiais sem integração com o Catálogo do Compras (CATMAT) ainda estarão disponíveis para registro no SIADS, entretanto não será possível a criação de novos itens sem vínculo. Não existirá mais o perfil de catalogador temporário e, conforme critério de usabilidade, os itens aos poucos serão inativados. Contudo, a fim de não prejudicar os trabalhos em andamento dos catalogadores temporários, será permitida a inclusão de itens de materiais até 30/11/2024.
Caso o item não esteja disponível ou com a descrição desejada no Catálogo do Compras (CATMAT), a solicitação para criação e alteração de um item de material no Catálogo deve ser realizada diretamente na Área de Trabalho do Compras. Mais detalhes sobre como solicitar a catalogação podem ser encontrados nos manuais no Portal Compras.gov.br.
-
3. Caso um item de material do Catálogo do Compras (CATMAT) não esteja disponível no SIADS com o subitem e conta contábil desejados, o que fazer?
Será necessário solicitar a importação do item por meio do portal da Central de Atendimento aos Sistemas Estruturantes, informando código do Catálogo do Compras (CATMAT), a natureza de despesa e a conta contábil.
No atendimento da solicitação, será realizada uma análise baseada nas funcionalidades da natureza (CONATSOF) e conta (CONCONTA) descritas no SIAFI. Se a solicitação for aceita, o item de material ficará imediatamente disponível para personalização. Quanto à transação de correlação no Siads WEB, será necessário aguardar um dia corrido para processamento do sistema.
Observe que um item do Catálogo do Compras (CATMAT) pode ter mais de um item de material relacionado no SIADS. Isso porque pode haver mais de uma natureza de despesa ou conta contábil vinculáveis a esse material. Não será possível a alteração dessas especificações pela transação ALTMATPERS.
-
4. Cada Unidade Gestora precisará solicitar a importação do item de material do Catálogo do Compras (CATMAT) que irá utilizar?
Não. A partir da primeira solicitação de importação de qualquer item de material do Catálogo do Compras (CATMAT), ficará acessível também para todas as unidades usuárias do SIADS.
-
5. Como verificar se um item de material ou material está integrado ao Catálogo do Compras (CATMAT)?
A consulta do item de material poderá ser realizada pelas transações do Siads CONIMATRAD ou CONITEMMAT, conforme tutorial de integração do Siads com o catálogo de materiais do Compras.gov.br
-
6. Como personalizar a unidade de fornecimento de um item integrado ao Catálogo do Compras (CATMAT)?
A personalização virá parcialmente preenchida, sendo necessário apenas escolher a unidade de fornecimento que se deseja trabalhar. Caso a unidade de fornecimento não esteja disponível, a inclusão de uma nova poderá ser solicitada por meio do portal da Central de Atendimento aos Sistemas Estruturantes, mesmo que não exista a unidade de fornecimento correspondente no Catálogo do Compras.gov.br (CATMAT).
-
7. Posso dar entrada de materiais no SIADS com o código do Catálogo do Compras (CATMAT)?
Ainda não. A entrada e a gestão dos materiais continuam sendo realizadas por meio do código de item de material gerado pelo SIADS. Os itens trazidos do Catálogo do Compras terão um código correspondente no Siads. Essa situação se manterá até que o sistema seja completamente adaptado para trabalhar apenas com o código do CATMAT. Além disso, aos poucos, os itens do Siads sem vínculo entrarão em desuso a partir do momento em que não for mais possível dar entrada em materiais cujo vínculo com o CATMAT não foi estabelecido.
-
8. Como atualizar os itens de material do SIADS para itens integrados ao Catálogo do Compras (CATMAT)?
Para bens permanentes, a troca de item de material é possível se ambos os itens estiverem personalizados na mesma conta contábil, natureza de despesa e unidade de fornecimento pela transação INCMOVIMEN (Inclusão de movimentação de bens), disponível em SIADS > PATRIM > MOVIMENTO > INCMOVIMEN.
Para bens de consumo, a alteração do item de material se dará à medida em que o estoque for se esgotando e novas entradas forem realizadas pelo item integrado ao Catálogo do Compras (CATMAT).
-
1. Por que foi realizada a integração do Catálogo do Siads com o Catálogo do Compras.gov.br (CATMAT)?
-