Portaria que institui o catálogo eletrônico de padronização de compras, serviços e obras.

Órgão: Ministério da Economia

Setor: ME - Secretaria de Gestão

Status: Encerrada

Publicação no DOU:    Acessar publicação

Abertura: 21/10/2021

Encerramento: 04/11/2021

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Institui o catálogo eletrônico de padronização de compras, serviços e obras, no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional, em atendimento ao disposto no inciso I do art. 19 da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021.

2

O SECRETÁRIO DE GESTÃO DA SECRETARIA ESPECIAL DE DESBUROCRATIZAÇÃO, GESTÃO E GOVERNO DIGITAL DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA, no uso das atribuições que lhe conferem o Decreto nº 9.745, de 8 de abril de 2019, e o Decreto nº 1.094, de 23 de março de 1994, e tendo em vista o disposto no art. 19 da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, resolve:

3

CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES GERAIS

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Objeto e âmbito de aplicação

5

Art. 1º Esta Portaria institui o catálogo eletrônico de padronização de compras, serviços e obras, no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional, em atendimento ao disposto no inciso I do art. 19 da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021.

6

§ 1º O catálogo eletrônico de padronização constitui ferramenta informatizada, disponibilizada pela Secretaria de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, para o gerenciamento centralizado e com indicação de preços, destinado a permitir a padronização de itens a serem contratados pela Administração e que estarão disponíveis para a licitação ou para contratação direta.

7

§ 2º Os órgãos e entidades da Administração Pública estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta, quando executarem recursos da União decorrentes de transferências voluntárias, deverão observar as regras desta Portaria.

8

§ 3º É admitida a adoção do catálogo de que trata o caput por todos os entes federativos, conforme dispõe o inciso II do art. 19 da Lei nº 14.133, de 2021.

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CAPÍTULO II
PADRONIZAÇÃO

10

Procedimento

11

Art. 2º No processo de padronização do catálogo eletrônico de compras, serviços e obras, deverão ser observados:

12

I - a compatibilidade, na estrutura do Poder Executivo federal, de especificações estéticas, técnicas ou de desempenho;

13

II - os ganhos econômicos e de qualidade advindos;

14

III - o potencial de centralização de contratações de itens padronizados, e

15

IV - o não comprometimento, restrição ou frustração do caráter competitivo da contratação, ressalvada a situação excepcional de a padronização levar a fornecedor exclusivo, nos termos do inciso III do § 3º do art. 40 da Lei nº 14.133/21

16

Art. 3º O processo de padronização observará as seguintes etapas sucessivas, no mínimo:

17

I - emissão de parecer técnico sobre o item, considerados especificações técnicas e estéticas, desempenho, análise de contratações anteriores, custo e condições de manutenção e garantia, se couber;

18

II - convocação, pelo órgão ou entidade com competência para a padronização do item, com antecedência mínima de 8 (oito) dias úteis, de audiência pública à distância, via internet, para a apresentação da proposta de padronização;

19

III - submissão de todas as minutas documentais da fase preparatória, que compõem a proposta de item padronizado, à consulta pública, via internet, pelo prazo mínimo de 10 dias úteis, a contar da data de realização da audiência de que trata o inciso II;

20

IV - compilação e tratamento, pelo órgão ou entidade responsável pela padronização do item, das sugestões submetidas formalmente pelos interessados por ocasião da consulta pública de que trata o inciso II;

21

V - submissão do processo à análise jurídica, contendo as informações de que trata o inciso III, bem como evidenciando as razões para a padronização, em termos de impactos econômicos e de resultados favoráveis à Administração Pública;

22

VI - parecer jurídico;

23

VII - despacho motivado da autoridade superior, com a decisão sobre a adoção do padrão;

24

VIII - publicação, no sítio oficial do órgão ou entidade responsável pela padronização, sobre o resultado do processo, observado os requisitos estabelecidos no inciso III do art. 43 da Lei nº 14.133/21;

25

IX - publicação no Portal Nacional de Contratações Públicas do item padronizado.

26

§ 1º O parecer técnico de que trata o inciso I do caput deverá ser elaborado por comissão de padronização, formada por, no mínimo, 3 (três) membros, sendo a maioria servidores efetivos ou empregados públicos, permitida a contratação de terceiros para assisti-los e subsidiá-los.

27

§ 2º No caso de projeto de obra ou de serviço de engenharia, o parecer técnico é de competência privativa das profissões de engenheiro ou de arquiteto, conforme o caso.

28

Documentos e funcionalidades

29

Art. 4º O catálogo eletrônico de padronização conterá os seguintes documentos e funcionalidades da fase preparatória de licitações:

30

I - anteprojeto, termo de referência ou projeto básico;

31

II - matriz de alocação de riscos, se couber;

32

III - conexão com o painel para consulta de preços, o banco de preços em saúde e a base nacional de notas fiscais eletrônicas, de sorte a otimizar a determinação do valor estimado da contratação, observadas a potencial economia de escala e as peculiaridades do local de execução do objeto;

33

IV - minuta de edital;

34

V - minuta de contrato e de ata de registro de preços, se couber;

35

VI - minuta de aviso ou instrumento de contratação direta;

36

VII - minuta de parecer jurídico para fins do controle prévio de legalidade de que trata o art. 53 da Lei nº 14.133/21, se couber.

37

§ 1º Poderá ser dispensada a minuta de que trata o inciso VII nas hipóteses previamente definidas em ato da autoridade jurídica máxima, consoante dispõe o § 5º do art. 53 da Lei nº 14.133/21.

38

§ 2º As minutas documentais que compõem o catálogo eletrônico de padronização deverão empregar linguagem simples, de forma clara e compreensiva à Administração e ao mercado.

39

§ 3º Os órgãos ou entidades com competência para a padronização do item serão estabelecidos pela Secretaria de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, considerando a política e a atividade fim desenvolvidas, e divulgados no Portal de Compras do Governo Federal.

40

Categorias

41

Art. 5º O catálogo será estruturado nas seguintes categorias:

42

I - catálogo de compras, para bens móveis em geral;

43

II - catálogo de serviços, para serviços em geral; e

44

III - catálogo de obras e de serviços de engenharia, para projetos em geral ou serviços comuns de engenharia, de menores complexidades técnicas e operacionais.

45

CAPÍTULO III
REVISÃO

46

Revisão

47

Art. 6º O órgão ou entidade competente poderá revisar o item já padronizado:

48

I - de ofício, sempre que entender conveniente e oportuna a revisão; ou

49

II - a requerimento de terceiro, após análise de viabilidade pela comissão de padronização.

50

§ 1º No caso do inciso II, o interessado deverá formalizar o pedido ao órgão ou entidade competente por aquele item padronizado que pretenda revisão, acompanhado de justificativa técnica, nos termos do inciso I do art. 3º.

51

§ 2º A decisão que deferir ou indeferir o requerimento de que trata o inciso II será proferida no prazo de até 30 (trinta) dias do pedido.

52

Art. 7º Da revisão de que trata o art. 6º, poderão resultar:

53

I - a decisão de que o padrão anterior se mantém;

54

II - a alteração do padrão;

55

III - a revogação do padrão, sem que novo item seja padronizado.

56

CAPÍTULO IV
UTILIZAÇÃO DO CATÁLOGO

57

Licitação e contratação direta

58

Art. 8º O catálogo eletrônico de padronização poderá ser utilizado em licitações cujo critério de julgamento seja o de menor preço ou o de maior desconto, bem como contratações diretas de que tratam os incisos I do art. 74 e nos incisos I e II do art. 75 da Lei nº 14.133/21.

59

Parágrafo único. A não utilização do catálogo eletrônico de padronização é situação excepcional, devendo ser justificada por escrito e anexada ao respectivo processo de contratação.

60

Art. 9º No emprego das minutas que compõem o catálogo eletrônico de padronização, apenas os campos informacionais indispensáveis à precisa caracterização da contratação poderão ser editados ou complementado, tais como:

61

I - quantitativos do objeto;

62

II - prazo de execução;

63

III - possibilidade de prorrogação, se couber;

64

IV - estimativa do valor da contratação ou orçamento detalhado do custo global da obra; e

65

V - informação sobre a adequação orçamentária.

66

Parágrafo único. Em todos os casos, é vedada a alteração da especificação do objeto.

67

CAPÍTULO V
DISPOSIÇÕES FINAIS

68

Orientações Gerais

69

Art. 10. As informações sobre o catálogo eletrônico de padronização serão disponibilizadas no Portal Nacional de Contratações Públicas.

70

Art. 11. A Secretaria de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia poderá:

71

I - expedir normas complementares necessárias para a execução desta Portaria; e

72

II - estabelecer, por meio de orientações ou manuais, informações adicionais para fins de operacionalização do catálogo eletrônico de padronização.

73

Vigência

74

Art. 12. Esta Portaria entra em vigor em XX de XXXXX de 2021.

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