Plano Diretor de Logística Sustentável UFF 2024-2027
Órgão: Universidade Federal Fluminense
Status: Encerrada
Abertura: 01/09/2024
Encerramento: 30/09/2024
Processo: 23069.175001/2024-01
Contribuições recebidas: 2
Responsável pela consulta: PROEX/Seção de Articulação de Ações de Sustentabilidade
Contato: sustentabilidade.proex@id.uff.br
Resumo
A Universidade Federal Fluminense (UFF) convida estudantes, docentes, técnicos administrativos, toda a comunidade acadêmica e a sociedade em geral a participar da consulta pública que subsidiará a implementação do novo Plano de Logística Sustentável (PLS), com vigência entre 2024 e 2027. Aprovada em reunião ordinária da Comissão Permanente de Sustentabilidade da UFF em 25 de julho e apresentada à alta gestão em 15 de agosto do corrente ano, como etapa seguinte, a Minuta do PLS UFF receberá contribuições do público no período entre 01 e 30 de setembro de 2024.
Reafirmando o seu compromisso de aplicar conceitos de sustentabilidade em sua gestão administrativa e acadêmica, conforme seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027, a UFF, por meio de seu PLS, busca a promoção do bem-estar da comunidade interna e externa, por meio de tecnologias e práticas para prevenir e mitigar os impactos socioambientais, visando estreitar a cooperação entre os saberes acadêmicos e populares. Este instrumento de governança da administração pública federal foi construído com base nas orientações do Caderno de Logística do PLS, instituído pela Portaria SEGES/MGI nº 5.376, de 14 de setembro de 2023. Assim, o PLS UFF representa um compromisso significativo com a integração de práticas sustentáveis nas operações logísticas da universidade.
As pessoas interessadas poderão contribuir para todos, alguns ou apenas um dentre os tópicos que compõem a minuta. As contribuições poderão ser inseridas nesta página ou, ainda, no Formulário disponível em https://forms.gle/NuXbUBYVAG85UDvb9
Conforme consta no Caderno de Logística Sustentável, o conteúdo do PLS deve ser elaborado de acordo com as seguintes orientações, as quais as contribuições devem estar alinhadas. A seguir, os resumos de cada parte constitutiva do PLS UFF 2024-2027 são apresentados, e o texto completo da Minuta está disponível no link
Conteúdo
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1. Parte 1 - Apresentação
Orientação: Descrever de forma resumida a finalidade e o conteúdo do PLS, destacando seu objetivo, sua abrangência, período de validade e de revisão.
Resumo: A Universidade Federal Fluminense (UFF) visa integrar a sustentabilidade em suas operações administrativas e acadêmicas, conforme seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027. A UFF implementa práticas sustentáveis através do Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS), que cobre todos os campi e busca reduzir impactos socioambientais, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Com foco na responsabilidade socioambiental, o PLS estabelece metas e diretrizes para 2024-2027, com monitoramento anual, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social.
2. Parte 2 - Introdução
Orientação: Descrever, de forma sucinta, o alinhamento do PLS com as estratégias, políticas e instrumentos de planejamento da UFF.
Resumo: O Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS) da UFF é uma ferramenta crucial para a gestão sustentável da universidade, alinhada com o planejamento estratégico da instituição e com as diretrizes de excelência acadêmica, responsabilidade social e governança. O PLS 2024-2027 visa promover práticas sustentáveis através de seis eixos temáticos, incluindo a racionalização de recursos e a capacitação da comunidade universitária. Sua implementação, além de ser uma obrigatoriedade legal, é vista como uma potente ferramenta de gestão socioambiental, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão.
3. Parte 3 - Diretrizes Estratégicas
Orientação: Apresentar as diretrizes para gestão estratégica das contratações e da logística da UFF estabelecidas pela alta administração.
Resumo: Na preparação do PLS, cada organização deve definir suas diretrizes estratégicas para logística e contratações, com base em referências como a Estratégia Federal de Desenvolvimento 2020-2031, o Plano Plurianual, políticas de sustentabilidade, legislações aplicáveis e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Essas diretrizes servirão como conteúdo inicial e orientador no PLS.
4. Parte 4 - Metodologia de Elaboração
Orientação: Descrever brevemente a metodologia de elaboração, destacando eventual prática ou ferramenta utilizada.
Resumo: O Plano de Logística Sustentável (PLS) 2024-2027 da UFF foi elaborado pela Comissão Permanente de Sustentabilidade (CPS/UFF), com apoio institucional da PROEX, utilizando uma metodologia baseada no Caderno de Logística: Plano Diretor de Logística Sustentável, aprovado pela Portaria nº 5.376/2023. O processo envolveu um diagnóstico inicial por meio de formulário eletrônico, seguido da categorização das necessidades e planejamento de objetivos, metas e ações. O plano foi discutido com a comunidade acadêmica e validado pelo Conselho Universitário, com vigência de quatro anos e monitoramento anual.
5. Parte 5 - Metodologia de Aferição dos Custos Indiretos
Orientação: Apresentar o método e as ferramentas utilizadas para aferir os custos indiretos referentes ao ciclo de vida dos produtos e serviços licitados.
Resumo: A identificação dos custos indiretos no processo de compras é crucial para definir os requisitos mínimos e benefícios de aquisições mais sustentáveis, visando o desenvolvimento sustentável. Esses custos incluem despesas além do valor de compra, como manutenção, depreciação e impacto ambiental, e são essenciais para avaliar a qualidade ao longo da vida útil do produto. A Portaria SEGES/ME nº 8.978, de 2021, exige uma metodologia para mensuração desses custos, que devem ser objetivamente mensuráveis conforme a Lei nº 14.133, de 2021, integrando a análise do ciclo de vida ao modelo de compras sustentáveis.
6. Parte 6 - Diagnóstico Atual
Orientação: Apresentar o resultado do diagnóstico, quadro-síntese de problemáticas e objetivos traçados.
Resumo: A pandemia de Covid-19, junto com a redução orçamentária nas universidades, impactou a implementação do Plano Diretor de Logística Sustentável (PDLS), exacerbando desafios financeiros e logísticos. Contudo, práticas sustentáveis emergiram, como reuniões remotas e maior uso de documentos digitalizados. Após a pandemia, apesar das restrições persistentes, a UFF reestruturou sua Comissão Permanente de Sustentabilidade (CPS/UFF), focando em parcerias e projetos sustentáveis. Em 2023, a SAAS/DAPE apoiou ações como o Projeto de Extensão Carbono Zero e iniciativas para melhorar a posição da UFF no UI GreenMetric World University Ranking.
7. Parte 7.1 - Plano de Ações e Metas para o Eixo Temático 1: Promoção da Racionalização e do Consumo Consciente de Bens e Serviços:
Orientação: Inserir o plano de metas e ações, com a definição dos responsáveis, prazos, recursos necessários e riscos envolvidos, conforme descrito no Anexo II do Caderno de Logística Sustentável.
Resumo: O eixo aborda a promoção do consumo consciente e da ecoeficiência nas instituições, destacando a importância de revisar logísticas e políticas de estoque, capacitar servidores e planejar contratações com foco em necessidades reais. A ecoeficiência, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos, deve orientar as ações para minimizar o impacto ambiental. A transição para uma economia circular pode ser guiada pelos 9 R?s da sustentabilidade. Além disso, instrumentos como o Plano de Contratações Anual e a A3P auxiliam na racionalização e consumo consciente de recursos. O quadro do plano de metas e ações encontra-se na minuta disponível.
8.Parte 7.2 -Plano de Ações e Metas para o Eixo Temático 2: Racionalização da Ocupação dos Espaços Físicos e Mobilidade:
Orientação: Inserir o plano de metas e ações, com a definição dos responsáveis, prazos, recursos necessários e riscos envolvidos, conforme descrito no Anexo II do Caderno de Logística Sustentável.
Resumo: A racionalização da ocupação dos espaços físicos e a gestão eficiente da mobilidade são temas cada vez mais relevantes, com foco na otimização do uso de imóveis e promoção de práticas sustentáveis. Diversas portarias, como a Portaria nº 38/2020 e a Portaria nº 20.549/2020, regulam a gestão dos imóveis públicos, visando garantir a precisão dos dados e a funcionalidade dos ambientes. Essas medidas incluem o compartilhamento de espaços, teletrabalho e acessibilidade, promovendo uma administração mais econômica e sustentável dos recursos públicos. O quadro do plano de metas e ações encontra-se na minuta disponível.
9. Parte 7. 3 - Plano de Ações e Metas para o Eixo Temático 3: Identificação dos Objetos de Menor Impacto Ambiental:
Orientação: Inserir o plano de metas e ações, com a definição dos responsáveis, prazos, recursos necessários e riscos envolvidos, conforme descrito no Anexo II do Caderno de Logística Sustentável.
Resumo: A identificação de objetos de menor impacto ambiental em contratações públicas envolve a avaliação criteriosa de todo o ciclo de vida dos produtos e serviços, desde a produção até o descarte. Isso inclui a consideração de certificações ambientais, eficiência energética, uso de materiais sustentáveis, e práticas de transporte e logística que minimizem os impactos ambientais. Além disso, é importante avaliar o impacto social, como condições de trabalho e direitos humanos, e incentivar a inovação e tecnologia verde para soluções mais sustentáveis. Esses critérios orientam os planos de contratações anuais e estudos técnicos preliminares. O quadro do plano de metas e ações encontra-se na minuta disponível.
10. Parte 7.4 - Plano de Ações e Metas para o Eixo Temático 4: Fomento à Inovação do Mercado:
Orientação: Inserir o plano de metas e ações, com a definição dos responsáveis, prazos, recursos necessários e riscos envolvidos, conforme descrito no Anexo II do Caderno de Logística Sustentável.
Resumo: A inovação pode ocorrer por meio da criação ou reinvenção de bens, serviços, e modelos de negócios, com foco na regeneração dos recursos naturais e inclusão comunitária. Deve respeitar tradições e valorizar a diversidade cultural, promovendo um sistema econômico mais equitativo. A UFF pode incentivar essa inovação através de Pesquisa e Desenvolvimento (P & D), empreendedorismo, colaboração com fornecedores, e integração nos currículos acadêmicos. Além disso, o diálogo prévio nas licitações reduz a assimetria informacional e alavanca soluções inovadoras. Destaca-se também o critério de maior retorno econômico em contratos de eficiência, remunerando conforme a economia gerada. O quadro do plano de metas e ações encontra-se na minuta disponível.
11. Parte 7.5 - Plano de Ações e Metas para o Eixo Temático 5: Inclusão dos Negócios de Impacto nas Contratações Públicas:
Orientação: Inserir o plano de metas e ações, com a definição dos responsáveis, prazos, recursos necessários e riscos envolvidos, conforme descrito no Anexo II do Caderno de Logística Sustentável.
Resumo: A inclusão de negócios de impacto nas contratações públicas das universidades pode promover o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico local. A UFF considera criar políticas que priorizem negócios de impacto, oferecendo suporte técnico e financeiro, além de capacitar servidores para efetivar essas contratações. A universidade busca também desenvolver diálogos com setores que promovam melhorias sociais. Ao incluir critérios que priorizam fornecedores que oferecem oportunidades para grupos vulneráveis, como mulheres vítimas de violência e pessoas LGBTQIAPN+, a UFF contribui para o empoderamento econômico e a equidade de gênero, conforme regulamentado pelo Decreto nº 11.430/2023. O quadro do plano de metas e ações encontra-se na minuta disponível.
12. Parte 7.6 - Plano de Ações e Metas para o Eixo Temático 6: Divulgação, Conscientização e Capacitação:
Orientação: Inserir o plano de metas e ações, com a definição dos responsáveis, prazos, recursos necessários e riscos envolvidos, conforme descrito no Anexo II do Caderno de Logística Sustentável.
Resumo: A educação para a sustentabilidade é crucial para capacitar a comunidade da UFF em enfrentar desafios socioambientais. Para que o Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS) seja eficaz, é essencial realizar ações contínuas de divulgação, conscientização e capacitação, envolvendo toda a comunidade universitária e a sociedade civil. Três etapas guiam essas ações: disseminação de informações, conscientização sobre impactos socioambientais e capacitações. Essas iniciativas visam fortalecer uma cultura de sustentabilidade e reduzir os impactos ambientais, alinhando-se aos objetivos da Agenda 2030 e legislações federais. O quadro do plano de metas e ações encontra-se na minuta disponível.
13. Parte 8 - Implementação, Monitoramento e Avaliação
Orientação: Descrever, de forma sucinta, como será realizada a implementação, o monitoramento e a avaliação do PLS, destacando eventual instrumento e ferramenta estabelecidos.
Resumo: A implementação do PLS na UFF será realizada pelos responsáveis designados para cada ação, com metas a serem estabelecidas até o final de 2024 e monitoradas anualmente. A Comissão Permanente de Sustentabilidade e a SAAS/DAPE irão avaliar os resultados, utilizando metodologias que podem incluir planilhas eletrônicas. A última fase envolve a revisão e repactuação do PLS para o próximo ciclo. A UFF participa da Rede UniSustentável e busca aderir à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), visando aprimorar a sustentabilidade na gestão universitária.
14. Parte 9 - Conclusão
Orientação: Não há no Caderno de Logística Sustentável, contudo é a seção final que sintetiza os principais pontos discutidos e as decisões tomadas ao longo do documento, devendo revisar os objetivos, resumir as ações, analisar os resultados esperados, próximos passos, recomendações e mensagem final.
Resumo: O Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS) da UFF é um instrumento crucial para integrar práticas sustentáveis em todas as operações logísticas da universidade, promovendo a eficiência operacional, a redução de custos e a responsabilidade socioambiental. O PLS destaca a importância de critérios socioambientais na seleção de fornecedores e no uso de transporte sustentável, envolvendo toda a comunidade acadêmica para o sucesso da implementação. A UFF reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, contribuindo para a transformação socioambiental e a transição energética necessárias diante da emergência climática.
15. Parte 10 - Apêndice
Orientação: A critério de cada órgão ou entidade, poderão ser incluídos os documentos intermediários elaborados durante o processo construtivo do PLS, tais como plano de trabalho ou cronograma de elaboração do PLS, dados sobre a situação da logística do órgão/entidade, lista dos principais normativos utilizados como fundamento, Portarias designativas da equipe responsável pelo PLS, dentre outros documentos que apoiaram a elaboração do PLS.
Resumo: Além das iniciativas previstas no Plano Diretor de Logística Sustentável, foram implementadas ações voltadas para a sustentabilidade em ensino, pesquisa e extensão, descritas no apêndice do PLS, que buscam integrar práticas sustentáveis no ambiente acadêmico e administrativo, promovendo a conscientização ambiental, o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e a formação de profissionais comprometidos com a preservação do meio ambiente.
Contribuições Recebidas
2 contribuições recebidas
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