Plano de Dados Abertos - PDA UFPR - Consulta Pública
Órgão: Universidade Federal do Paraná
Setor: UFPR - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação
Status: Encerrada
Abertura: 01/10/2021
Encerramento: 31/10/2021
Contribuições recebidas: 7
Resumo
Em atendimento ao Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, que institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal e à Resolução nº 3, de 13 de outubro de 2017, do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA), que estabelece que "deverá ser adotado mecanismo de participação social como audiência pública, consulta pública na internet ou outra estratégia de interação com asociedade", com relação ao Plano de Dados Abertos institucional, a UFPR - Universidade Federal do Paraná vem, por meio deste mecanismo de consulta pública, disponibilizado pelo Governo Federal, convocar a população para opinar a respeito do texto de seu PDA, que segue abaixo.
Conteúdo
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Plano de Dados Abertos UFPR
Vigência Agosto/2020 - Agosto/2022
I- Introdução
O presente Plano de Dados Abertos ? PDA tem como objetivo orientar as ações de implementação e de promoção da iniciativa de abertura de dados da Universidade Federal do Paraná em atendimento às exigências estabelecidas no Decreto nº 8.777 de 11 de maio de 2016. Suas ações estão em consonância com o disposto na Lei de Acesso à Informação ? LAI; com o art. 48 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000; com a Instrução Normativa SLTI nº 4, de 12 de abril de 2012 (que institui a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos); com o Decreto Presidencial nº 6.666, de 27 de novembro de 2008 (que institui a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais); com a Resolução CGINDA nº 3, de 13 de outubro de 2017 (que aprova as normas sobre elaboração e publicação de Planos de Dados Abertos), assim como com os compromissos assumidos pelo Governo no âmbito da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership ? OGP).
A primeira versão do Plano foi elaborada em meados de 2017 por comissão designada pelo Reitor da UFPR (Portaria GR nº 0099, de 03 de fevereiro de 2017), composta por representantes do Gabinete do Reitor (Assessoria de Governança de Tecnologia da Informação - AGTI), do Centro de Computação Eletrônica (CCE) ? hoje Agência de Tecnologia de Informação e Comunicação (AGTIC), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Gestão (PROPLAN), da Superintendência de Comunicação e por representante dos Diretores de Setor da UFPR. No entanto, a descontinuidade da AGTI no final de 2017 impactou a implantação do Plano, que foi retomado para o biênio 2019-2020, sob os auspícios do Comitê de Assessoria de Governança da Tecnologia da Informação, criado pelo Reitor mediante Portaria nº 156/REITORIA, de 2 de abril de 2018. A presente versão (2020-2022) atende orientações específicas do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.
A construção deste Plano baseia-se, portanto, no colaborativismo e baliza-se nos princípios da publicidade e da transparência da administração pública.
A UFPR, por meio deste documento, estabelece a sua estratégia para abertura de dados, definindo um conjunto de ações para viabilizar a prática de dados abertos na instituição. O PDA é um instrumento de planejamento e coordenação da política de disponibilização de dados abertos válido para o triênio 2020-2022. Representa um marco na valorização da transparência, permitindo o aprimoramento da gestão pública por meio do acesso à informação e do estímulo à participação e ao controle social.
II - Cenário Institucional
A Universidade Federal do Paraná, com sede em Curitiba no estado do Paraná, fundada em 19 de dezembro de 1912 e restaurada em 1º de abril de 1946, é autarquia de regime especial com autonomia administrativa, financeira, didática e disciplinar, mantida pela União Federal nos termos da Lei nº 1.254, de 4 de dezembro de 1950.
Para desenvolver suas competências institucionais a Universidade atua no ensino superior nos níveis de graduação (licenciaturas, bacharelados e cursos superiores de tecnologia) e pós-graduação (stricto e lato sensu), no desenvolvimento da pesquisa e nos programas e projetos de extensão e cultura.
Por ser instituição pública, as universidades são compreendidas como uma instância legal privilegiada para oferta de educação formal, considerada um bem público, um direito social e um centro de produção de conhecimentos científicos. A essas organizações cabe a missão de contribuir para a formação profissional, a realização de pesquisas, a preservação e difusão da arte e da cultura, o desenvolvimento humano, a justiça social, a sustentabilidade socioambiental, a democracia e a cidadania.
A UFPR está presente em todas as regiões do estado através de seus Campi, Unidades Administrativas e Unidades Acadêmicas. No centro da capital, Curitiba, a instituição se faz presente através de seu Prédio Histórico, das unidades administrativas PROGEPE, Edifício Prof. Dr. José Munhoz de Mello; dos campi Reitoria e Ciências da Saúde. No bairro Batel situam-se o campus Batel e Centro da Visão. O campus Agrárias está instalado no bairro Cabral; no bairro Jardim das Américas encontra-se o Campus Centro Politécnico. Ainda em Curitiba a instituição possui os campi Juvevê e Jardim Botânico, nos bairros homônimos. No bairro Jardim das Américas está o Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT). Na Região Metropolitana estão instaladas a Fazenda Experimental do Canguiri (Pinhais-PR) e a Unidade Administrativa Piraquara (Piraquara-PR).
No litoral paranaense a UFPR está presente através do campus Litoral (Matinhos), do Centro de Estudos do Mar (Pontal do Sul), da Unidade Acadêmica de Mirassol, do Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá e Centro de Administração Federal (Paranaguá). No interior do estado a presença da instituição se dá através dos campi Palotina, Jandaia do Sul, Toledo e da Unidade Acadêmica de Maripá, além das fazendas experimentais em Bandeirantes, Castro, Paranavaí, Rio Negro e São João do Triunfo, ocupando uma área de 15.697.898,37 m² em terrenos e 585.227,35 m² de área construída em 314 edificações.
Possui também o Complexo do Hospital de Clínicas (CHC), que inclui o Hospital de Clínicas e o Hospital Maternidade Victor Ferreira do Amaral, no qual atua por meio de contrato de gestão com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares ? EBSERH. Tem vínculo com o Hospital do Trabalhador em parceria com o Governo do Estado do Paraná e possui um Hospital Veterinário em Curitiba e outro em Palotina. Esses hospitais associam a prestação de serviços à população, principalmente nos procedimentos de alta complexidade, à formação de recursos humanos em saúde, como requer a uma instituição universitária.
Planejamento Estratégico Institucional
A UFPR definiu suas estratégias no Plano de Desenvolvimento Institucional ? PDI para o quinquênio 2017-2021. O documento norteia a elaboração dos planos de ação da administração central, dos setores acadêmicos e seus departamentos, das unidades administrativas, dos projetos pedagógicos dos cursos e das ações futuras da instituição.
O PDI descreve o perfil institucional e traduz a missão, a visão, os valores e os princípios que orientam as metas e ações para o desenvolvimento da Universidade. Traz um breve relato do histórico, dos cenários e perspectivas, das áreas de atuação acadêmica, das políticas de ensino e inovação, assim como das políticas e diretrizes da pesquisa, da extensão e da cultura; no contexto de gestão administrativa, descreve sua organização administrativa e as políticas de atendimento aos discentes; relativamente à organização acadêmica, descreve sobre seu Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e os grupos e as áreas de pesquisa; discorre sobre sua infraestrutura e sobre o processo de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional. Declara, ainda, o compromisso social da instituição e os objetivos estratégicos para o quinquênio.
O Projeto Pedagógico Institucional ? PPI, por si só, é um instrumento de planejamento e determina os fins e os meios da ação pedagógica da Universidade. O PPI é resultado de reflexões e decisões políticas, administrativas e legais e estabelece as estratégias de antecipação das ações acadêmicas visando construir uma realidade futura para a UFPR. Como tal, é portador de prioridades que se estabelecem nas características da instituição, nas exigências e nas possibilidades abertas pelo contexto e pelo tempo. No tocante ao PPI, o PDI elenca as diversas atitudes referenciais que devem orientar as relações de ensino-aprendizagem na UFPR e que, por isso, devem ser progressivamente incorporadas aos projetos pedagógicos dos seus cursos de graduação. Nessa perspectiva, a UFPR procura garantir, por meio do Projeto Pedagógico Institucional, o redimensionamento de suas ações acadêmico-administrativas, adotando paradigmas da contemporaneidade e respeitando a importância do trabalho construído ao longo de sua história.
O Projeto Pedagógico Institucional da UFPR configura-se como documento de referência institucional para a execução da política acadêmica que oriente a reestruturação dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação, da política de pós-graduação que conduza ao aperfeiçoamento dos programas ministrados, da política de pesquisa que possibilite a inserção efetiva da universidade na realidade socioeconômica e cultural do Estado e da política de extensão que traduza o real compromisso social da instituição com a comunidade local e regional.
O Plano de Desenvolvimento Institucional é encabeçado pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Gestão num processo de construção coletiva, envolvendo as diversas unidades da Universidade. Após a construção, segue para os Conselhos Superiores para aprovação.
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período. Permite nortear e acompanhar a atuação da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), definindo estratégias e o plano de ação para implementá-las.
O PDTIC contém o levantamento das necessidades de TIC da instituição e os organiza de forma priorizada, para garantia do correto alinhamento com os objetivos da UFPR. Apesar de seu caráter tático, na UFPR o PDTIC também é considerado um instrumento de planejamento estratégico de TIC e reúne vários elementos desse nível, como missão, visão, valores, princípios e objetivos estratégicos de TIC para um determinado período.
O primeiro PDTIC teve validade para o período 2016-2017. O atual teve sua validade estendida para 4 anos, contemplando o período 2018-2021.
III - Objetivos
Objetivo Geral
Promover a abertura de dados na Universidade Federal do Paraná - UFPR, zelando pelos princípios da publicidade, transparência e eficiência na administração pública, bem como a difusão permanente dos dados de interesse público produzidos na instituição.
Objetivos Específicos
No âmbito da Universidade Federal do Paraná:
a) Identificar prioridades e disponibilizar dados em formatos abertos;
b) Criar e manter portal web da UFPR para hospedagem dos seus dados abertos;
c) Melhorar a gestão da informação e dedados na UFPR;
d) Promover a melhoria contínua da qualidade dos dados abertos;
e) Estimular a interoperabilidade de dados e sistemas internos e externos pela publicação de dados em formato processável por máquina, conforme padrões estabelecidos;
f) Incrementar os processos de transparência e de acesso ainformaçõespúblicas mantidas pela UFPR;
g) Estimular a participação social pela disponibilização das informações mantidas pela UFPR;
h) Incentivar a sociedade a oferecer soluções que usem os dados abertos para auxiliar na gestão pública.
IV - Construção e execução do Plano de Dados Abertos
A abertura de dados no âmbito da UFPR deverá seguir os seguintes passos:
1. Mapeamento das bases de dados da UFPR;
2. Levantamento dos conjuntos de dados candidatos à abertura;
3. Seleção e priorização dos conjuntos de dados a serem abertos;
4. Definição de responsáveis pelo preparo, pela atualização dos dados e pelo detalhamento de plano de ação com metas e prazos;
5. Consolidação da matriz de responsabilidades e definição da governança e do fluxo de aprovação do PDA e suas revisões;
6. Utilização de metodologia de abertura de dados a ser seguida pelas unidades responsáveis (padrões INDA e INDE);
7. Definição da infraestrutura e da arquitetura tecnológica para abertura dos dados de cada sistema institucional envolvido;
8. Criação de sítio/sistema institucional para publicação dos dados abertos sob a URL http://dados.ufpr.br
Premissas
Além de estar alinhado aos princípios e diretrizes mencionados anteriormente neste PDA, o processo de abertura dos conjuntos de dados deve considerar as seguintes premissas:
I. Seguir os padrões e normas definidos pela e-PING, pela Infraestrutura Nacional de Dados Abertos ? INDA, pela Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais ? INDE e pelo Governo Eletrônico, quando da publicação de dados;
II. Publicar com celeridade os dados considerados relevantes para a sociedade, seguindo as normas supracitadas, e, quando aplicável, informar sobre as eventuais limitações de qualidade dos dados;
III. Publicar os dados juntamente com seus metadados e, quando necessário, com documentação complementar, de forma a permitir o seu uso pelo maior número de pessoas;
IV. Publicar os dados catalogados no Portal de Dados Abertos da UFPR (http://dados.ufpr.br) e no Portal Brasileiro de Dados Abertos (http://dados.gov.br).
Período e Abrangência
O período de validade do presente Plano de Dados Abertos compreende os anos de 2020 e 2022 (PDA 2020-2022) e abrange toda a UFPR.
V - Dados selecionados para a abertura
Nesta seção, são apresentados os critérios usados para definição e priorização dos dados da UFPR que devem ser abertos, garantindo-se os princípios da publicidade e da transparência na administração pública. Dessa forma, assume-se o compromisso de divulgação permanente dos dados de interesse público produzidos nas diversas ações realizadas por esta Instituição, considerando-se os princípios constitucionais da publicidade, da legalidade e da eficiência (CRFB/1988, art. 37, caput).
Critérios de Priorização de Dados
Para o estabelecimento da priorização dos conjuntos de dados a serem disponibilizados, destacam-se:
I. Nível de maturidade: garantia da qualidade e confiabilidade dos dados publicados.
II. Disponibilidade dos conjuntos de dados (sistematizados) efetivamente mantidos pela UFPR e o grau de relevância das informações para o cidadão, sobretudo;
a) Dados armazenados nos sistemas de informação usados na Instituição, incluindo os já apresentados nas áreas públicas dos sistemas e sítios institucionais;
b) Informações disponibilizadas em https://indicadores.ufpr.br;
c) Dados relevantes contidos nas páginas mais acessadas no portal da UFPR e nos sítios eletrônicos das unidades administrativas da Instituição.
III. Cumprimento dos normativos legais, especificamente:
a) A adequação de informações presentes no Portal da Transparência para o formato de dados abertos, de modo a atender aos requisitos de abertura de bases de dados definidos no Decreto nº 8.777, de 2016;
b) Adesão dos dados publicados e dos procedimentos adotados aos padrões e às boas práticas difundidos por organismos internacionais, a exemplo do Open Government Partnership (OGP), e também às normativas definidas pela Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA);
c) Disponibilização dos dados abertos da UFPR em portal próprio, assim como sua catalogação no Portal Brasileiro de Dados Abertos, seguindo as orientações da INDA.
IV. O alinhamento com os instrumentos de planejamento estratégico da UFPR;
V. Capacidade de automação para a coleta e a atualização periódica dos dados publicados;
VI. Frequência de solicitação de informações pelos canais oficiais da instituição: Ouvidoria e SIC ? Serviço de Informação ao Cidadão.
Grau de relevância ao cidadão - Consulta Pública
Para conhecer o grau de relevância das bases de dados da UFPR pelo cidadão (conforme Resolução nº 03 CGINDA, Art.1º, I, §1º) será realizada uma consulta pública - conforme cronograma - via portal participa.br, bem como levantamento de solicitações de informações do portal e-SIC da UFPR.
Matriz de priorização
Considerando os critérios adotados, e buscando organizar a abertura dos dados, foi elaborada a seguinte matriz de priorização:
MATRIZ DE PRIORIZAÇÃO DE BASES |
||||||||||||
BASE DE DADOS |
Critérios adotados |
Valor do critério |
||||||||||
Peso |
5 |
5 |
5 |
4 |
3 |
5 |
NA |
Baixo |
Médio |
Alto |
||
Nome da Base de Dados de Origem |
Grupo ao qual pertence o Conjunto de Dados no Portal |
Conjunto de Dados a ser Publicado |
1. Nível de maturidade (qualidade e confiabilidade das informações) |
2. Disponibilidade e o grau de relevância dos dados |
3. Cumprimento dos normativos legais (e-PING, INDA, INDE, etc) |
4. Alinhamento estratégico |
5. Capacidade de automação para a coleta dos dados |
6.Frequência de solicitação de informações (Ouvidoria e SIC)** |
0 |
1 |
2 |
3 |
TOTAL (critério X Peso) |
||||||||||||
(Ordem decrescente) |
||||||||||||
Acadêmico |
Informações Acadêmicas |
Cursos Técnicos |
3 |
3 |
3 |
3 |
3 |
2 |
76 |
|||
Cursos EaD |
3 |
3 |
3 |
3 |
3 |
2 |
76 |
|||||
Graduação |
Quantitativo de Alunos de Graduação |
3 |
3 |
3 |
3 |
3 |
2 |
76 |
||||
Pós-Graduação |
Residência Médica |
3 |
3 |
3 |
3 |
3 |
2 |
76 |
||||
Pós-Graduação Stricto Sensu |
3 |
3 |
3 |
3 |
3 |
2 |
76 |
|||||
Pós-Graduação Lato Sensu |
3 |
3 |
3 |
3 |
3 |
2 |
76 |
|||||
SIGEPE |
Servidores |
Servidores Docentes e TAs |
3 |
3 |
3 |
3 |
3 |
2 |
76 |
|||
SIGEU |
Extensão e Cultura |
Resumo de Atividades de Extensão |
3 |
3 |
2 |
3 |
3 |
2 |
71 |
|||
Não-Sistematizado |
Bolsas |
Bolsas de Graduação |
3 |
3 |
3 |
3 |
1 |
2 |
70 |
|||
Bolsas de Extensão, Cultura e SiBi |
3 |
3 |
3 |
3 |
1 |
2 |
70 |
|||||
Bolsas de Pós-Graduação |
3 |
3 |
3 |
3 |
1 |
2 |
70 |
|||||
Bolsas PROBEM |
3 |
3 |
3 |
3 |
1 |
2 |
70 |
|||||
Tesouro Gerencial (sistema externo) |
Financeiro |
Utilização de recursos por natureza de despesa |
3 |
3 |
3 |
3 |
1 |
2 |
70 |
|||
Não-Sistematizado |
Pesquisa e Inovação |
Financiamento para Pesquisa |
3 |
3 |
2 |
3 |
1 |
2 |
65 |
|||
Patentes Registradas |
3 |
3 |
2 |
3 |
1 |
2 |
65 |
|||||
Sophia (sistema externo) |
Bibliotecas |
Acervo Impresso |
3 |
3 |
1 |
3 |
1 |
2 |
60 |
|||
Acervo Digital |
3 |
3 |
1 |
3 |
1 |
2 |
60 |
|||||
Não-Sistematizado |
Área Física |
Área Construída |
3 |
3 |
1 |
3 |
1 |
2 |
60 |
|||
Não-Sistematizado |
Administrativo |
Licitações em andamento/concluídas |
2 |
3 |
2 |
3 |
1 |
1 |
43 |
|||
Não-Sistematizado |
Obras |
2 |
3 |
2 |
3 |
1 |
1 |
43 |
||||
Não-Sistematizado |
Despesas mensais (telefonia, transporte, água, luz, etc.) |
2 |
3 |
2 |
3 |
1 |
1 |
43 |
Bases selecionadas para abertura
As bases de dados a serem publicadas, exceto as de conteúdo sigiloso, estão descritas abaixo. A frequência de atualização está descrita no Cronograma de Abertura de Dados.
Acervo impresso
Descrição: Informações quantitativas sobre o acervo impresso das bibliotecas.
Acervo digital
Descrição: Informações quantitativas sobre o acervo digital das bibliotecas.
Área construída
Descrição: Detalhamento da área construída da Universidade, por território (campus).
Bolsas de extensão, cultura e SiBi
Descrição: Quantitativo das bolsas de programas de extensão, cultura e do Sistema de Bibliotecas.
Bolsas de graduação
Descrição: Quantitativo das bolsas PET, PID, PVA, Licenciar e PIBID.
Bolsas de pós-graduação
Descrição: Quantitativo das bolsas de Iniciação Científica e Pós-Graduação.
Bolsas PROBEM
Descrição: Alunos Beneficiados pelo Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção de Estudantes com Vulnerabilidade Socioeconômica.
Cursos EaD
Descrição: Informações sobre cursos de Ensino à Distância a nível de Graduação, Pós-Graduação, Extensão e Qualificação.
Cursos técnicos
Descrição: Quantitativo de alunos dos cursos de nível técnico.
Financiamento para pesquisa
Descrição:Fontes de recursos utilizados em pesquisa.
Patentes registradas
Descrição: Patentes Registradas pela UFPR, por tipo.
Pós-Graduação Stricto Sensu
Descrição: Quantitativo de alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado
Pós-Graduação Lato Sensu
Descrição: Quantitativo de alunos dos cursos de Especialização
Quantitativo de alunos de graduação
Descrição:Quantitativo de alunos matriculados, ingressantes, evadidos, concluintes e outras informações, por curso.
Residência médica
Descrição:Quantitativo de alunos residentes.
Resumo de atividades de extensão
Descrição: Programas, Projetos Vinculados, Projetos Isolados, Cursos e Eventos
Servidores docentes e TAs
Descrição: Quantitativo de servidores docentes e técnico-administrativos, por unidade.
Utilização de recursos por natureza de despesa
Descrição: Descrição detalhada da utilização dos recursos de cada fonte (Tesouro, Arrecadação, Convênios, Descentralizações) por natureza de despesa.
VI - O processo de catalogação
Seguem alguns requisitos para a catalogação dos dados da UFPR:
1. O catálogo deve conter uma lista exaustiva dos conjuntos de dados presentes no repositório (ou seja, todos os dados publicados no repositório devem estar acessíveis através do catálogo);
2. É desejável que o catálogo possibilite a navegação e a busca simplificada dos dados. A busca pode ser através do uso de categorias, busca por texto, busca por formato, etc;
3. O catálogo deve utilizar, no mínimo, o conjunto de metadados obrigatórios disponíveis nesta norma, e poderá estendê-lo a seu critério;
4. Cada catálogo deve estar integrado com o catálogo central, no Portal Brasileiro de Dados Abertos. A integração pode ser feita de forma automatizada através da API do portal dados.gov.br.
A atividade de manutenção dos dados deve respeitar os seguintes princípios:
1. Toda URL que aponta para um recurso do conjunto de dados deve estar ativa e ser persistente;
2. A atividade de atualização dos metadados deve estar alinhada com o processo de publicação de dados da UFPR com o intuito de garantir que a informação mais nova e correta estará disponível através do portal dados.gov.br;
3. A UFPR deverá manter processo de catalogação nos dois portais de dados abertos para todo dado de interesse, tão rapidamente quanto possível com o intuito de preservar o valor daquele dado e garantir sua democratização.
Responsabilidades pela Catalogação dos Dados
Para fins da catalogação dos dados da UFPR, ficam estipuladas as seguintes responsabilidades para as unidades identificadas:
Unidade |
Responsabilidades |
Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação |
Mapear e catalogar os dados que serão abertos, bem como elaborar e publicar os dicionários de dados correspondentes (metadados). |
Unidades detentoras de dados |
Disponibilizar informações pertinentes sob sua guarda, de maneira organizada para a AGTIC e Pesquisador Institucional. Quando os dados não estiverem sistematizados, lançar os dados nas ferramentas disponibilizadas para coleta. |
Pesquisador Institucional |
Coletar os dados mapeados para abertura de suas fontes, sistematizadas ou não, e publicar os dados em ambos portais de dados abertos (UFPR e Governo Federal). |
Ressalta-se que a completude e a qualidade dos
dados abertos são de reponsabilidade de cada unidade geradora dos dados na UFPR.
VII - Sustentação, Monitoramento e Controle
Todas as ações pertinentes ao Plano de Dados Abertos da UFPR (publicação, revisões e atualizações) serão comunicadas pelos canais oficiais de comunicação da instituição (Portal da UFPR, Portal de Dados Abertos da UFPR, Portal da AGTIC, e-mail list e redes sociais), promovendo assim a divulgação interna e externa.
O cidadão poderá usar o canal e-SIC (sic@ufpr.br) da UFPR, assim como formulário específico disponível no Portal de Dados Abertos da UFPR, para se manifestar quanto a este PDA, podendo oferecer sugestões, fazer solicitações e informar a UFPR sobre problemas técnicos ou inconsistências encontradas nos dados publicados.
Ressalta-se, ainda, que serão priorizados para publicação os dados provenientes dos sistemas institucionais. Ademais, os dados extraídos por processos automáticos serão avaliados pelas Pró-Reitorias e unidades administrativas responsáveis por eles, com o apoio da AGTIC, do Pesquisador Institucional e da Equipe SIGA-UFPR, a fim de garantir a qualidade dos dados disponibilizados.
Para fins da sustentação do PDA da UFPR, ficam estipuladas as seguintes responsabilidades:
Unidade |
Responsabilidades |
Comitê de TIC |
Acompanhamento das atividades previstas no PDA, assim como a atualização do Plano. |
Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação e Ouvidoria e Pesquisador Institucional |
Verificar, para efeitos de publicação, se os dados estão de acordo com os padrões da INDA e INDE (metadados atualizados contendo a descrição, contatos dos responsáveis pelas informações e dos outros metadados associados a cada conjunto de dados); Contatar o responsável pelos dados, caso se verifique que algum dos arquivos catalogados se tornou indisponível ou inconsistente; Identificar e elaborar propostas para possíveis melhorias de qualidade dos dados disponibilizados e novos conjuntos de dados candidatos a abertura de dados; Gerenciar o Portal de Dados Abertos da instituição. |
Governança do Plano de Dados Abertos
Com relação à governança do PDA, define-se os seguintes papéis e responsabilidades:
Unidade |
Responsabilidades |
Comitê de TIC |
Aprovar o PDA. Deliberar sobre os conjuntos de dados a serem abertos. Acompanhar a execução do PDA. |
Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação |
Avaliação da qualidade e persistência dos dados publicados. Hospedagem do Portal de Dados Abertos. Monitoramento e provisionamento das necessidades de infraestrutura de TIC. Desenvolvimento de rotinas para extração de dados provenientes nos sistemas administrativos e acadêmicos da UFPR e do Governo Federal. |
Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação |
Desenvolvimento de rotinas para extração de dados provenientes do sistema SIGA-UFPR. |
Ouvidoria |
Zelar pela demanda de dados abertos provinda de cidadãos, repassando-a ao Comitê de TIC e à AGTIC. |
Pró-Reitorias, Superintendências, Setores Acadêmicos e outras unidades vinculadas à Reitoria |
Indução da publicação de novos conjuntos de dados relativos às suas atividades. Catalogação, atualização e manutenção das bases de dados que não estiverem sendo geradas de forma automatizada. Verificação da acurácia e da qualidade dos dados publicados. |
Superintendência de Comunicação e Marketing (SUCOM) |
Divulgação do portal de dados abertos da UFPR, incluindo a vinculação do mesmo na página inicial do Portal da UPFR. |
Melhoria da qualidade dos dados
Além da gestão da qualidade dos dados nas fontes, serão observados os critérios de qualidade instituídos no plano de ação da INDA, quais sejam:
1. Os dados disponibilizados devem poder ser acessados diretamente, por meio de URL única, ou seja, devem ser passíveis de serem reproduzidos e compartilhados, sem necessidade de navegação na página para seu acesso.
2. Devem ser utilizados formatos abertos, conforme as recomendações da e-PING para a divulgação de bases de dados.
3. Os dados publicados devem conter um conjunto mínimo de metadados, conforme material orientativo para publicação de dados disponível no Portal Brasileiro de Dados Abertos.
4. Serão disponibilizados mecanismos para que os próprios usuários do Portal de Dados Abertos da UFPR possam avaliar a qualidade e a relevância dos dados publicados.
Monitoramento e Controle
O andamento das ações previstas no PDA será acompanhado diretamente pelo Comitê de TIC, que se reunirá sob demanda ou não, no mínimo uma vez por semestre para tratar da atividade. A AGTIC, a Equipe SIGA-UFPR e a Ouvidoria apresentarão anualmente para o Comitê um relatório sobre o cumprimento das metas estabelecidas no PDA, bem como estatísticas de acesso a dados abertos e demais assuntos tratados sobre a abertura de bases de dados no período. Também cabe ao Comitê de TIC verificar o alinhamento do PDA com os instrumentos de planejamento aplicados à Instituição, tais como o PDI e o PDTIC.
VIII - Plano de Ação
O Plano de Ação apresenta as ações e os prazos para implantação e sustentação do Portal de Dados Abertos da UFPR.
As ações elencadas abaixo foram realizadas em 2019 e, portanto, serão descritas aqui para fins de registro e melhor entendimento do cronograma para o período 2020-2022.
Ação |
Atividades |
Definir a arquitetura da solução para publicação de dados abertos |
Definir arquitetura tecnológica da plataforma para a divulgação de bases de dados em formatos abertos. |
Desenvolver o Portal de Dados Abertos próprio da UFPR |
Criar Portal de Dados Abertos próprio da UFPR. |
Publicar os primeiros conjuntos de dados abertos da UFPR |
Indicar os primeiros conjuntos de dados candidatos a serem publicados. |
Validar os conjuntos de dados indicados pelas unidades responsáveis. |
|
Priorizar os conjuntos de dados para abertura (aprovação). |
|
Publicar os primeiros conjuntos de dados abertos da UFPR. |
|
Catalogar os conjuntos de dados abertos no Portal Brasileiro de Dados Abertos |
Definir e executar procedimentos para atualização do catálogo do Portal Brasileiro de Dados Abertos com as bases de dados divulgadas pela UFPR. |
Cronograma de elaboração e sustentação do PDA
Ação |
Atividades |
Prazos |
Responsáveis |
Elaborar e aprovar o PDA 2020-2022 |
Elaborar o PDA. |
Abr/20 |
AGTIC |
Submeter o PDA para aprovação do Reitor da UFPR. |
Abr/20 |
Gabinete da PRA e AGTIC |
|
Aprovar o PDA. |
Ago/20 |
Reitor |
|
Divulgar o Portal de Dados Abertos da UFPR |
Divulgar os primeiros conjuntos de dados abertos no portal da UFPR. |
Set/20 |
SUCOM |
Realizar consulta pública |
Disponibilizar pesquisa no portal participa.br, com prazo de um mês para as respostas. |
Set-Out/21 |
AGTIC e Pesquisador Institucional |
Publicar outros conjuntos de dados abertos da UFPR |
Repetir as atividades de indicação, validação, priorização, automatização e publicação de novos conjuntos de dados, bem como atualizar os conjuntos já publicados. |
Set/20 a Ago/22 |
AGTIC e Pesquisador Institucional |
Avaliar as ações do PDA 2020-2022 |
Gerar relatório anual das atividades do PDA. |
Set/21 e Set/22 |
AGTIC |
Avaliar relatório anual e dar providências. |
Ago/21 e Ago/22 |
Comitê de TIC |
|
Atualizar o PDA |
Atualizar o PDA com base nas lições aprendidas da execução do plano no período anterior. |
Ago/21 e Ago/22 |
AGTIC |
Elaborar novo PDA |
Elaborar novo PDA para o período de 2022 a 2024. |
Ago/22 |
AGTIC |
Cronograma de abertura de bases de dados
Cronograma de Abertura de Bases de Dados |
|||||
Grupo |
Conjunto de Dados |
Mês/ano previstos para publicação |
Frequência de atualização |
Breve descrição |
Unidade Responsável |
Informações Acadêmicas |
Cursos Técnicos |
set/20 |
Anual |
Quantitativo de alunos dos cursos de nível técnico. |
PROGRAD/COSIS |
Cursos EaD |
set/20 |
Anual |
Informações sobre cursos de Ensino à Distância a nível de Graduação, Pós-Graduação, Extensão e Qualificação. |
PROGRAD/CIPEAD |
|
Graduação |
Quantitativo de Alunos de Graduação |
set/20 |
Anual |
Quantitativo de alunos matriculados, ingressantes, evadidos, concluintes e outras informações, por curso. |
PROGRAD/COSIS |
Pós-Graduação |
Residência Médica |
set/20 |
Anual |
Quantitativo de alunos residentes. |
COREME/COREMU |
Pós-Graduação Stricto Sensu |
set/20 |
Anual |
Quantitativo de alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado. |
PRPPG/ Coordenação de Cursos Stricto Sensu |
|
Pós-Graduação Lato Sensu |
set/20 |
Anual |
Quantitativo de alunos dos cursos de Especialização. |
PRPPG/ Coordenação de Cursos Lato Sensu |
|
Extensão e Cultura |
Resumo de Atividades de Extensão |
set/20 |
Anual |
Programas, Projetos Vinculados, Projetos Isolados, Cursos e Eventos. |
PROEC / COEX |
Bolsas |
Bolsas de Graduação |
set/20 |
Anual |
Quantitativo das bolsas PET, PID, PVA, Licenciar e PIBID. |
PROGRAD / COAFE |
Bolsas de Extensão, Cultura e SiBi |
set/20 |
Anual |
Quantitativo das bolsas de programas de extensão, cultura e do Sistema de Bibliotecas. |
PROEC / COEX, PROEC/CULT, SiBi |
|
Bolsas de Pós-Graduação |
set/20 |
Anual |
Quantitativo das bolsas de Iniciação Científica e Pós-Graduação. |
PRPPG / Coordenação de IC |
|
Bolsas PROBEM |
set/20 |
Anual |
Alunos Beneficiados pelo Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção de Estudantes com Vulnerabilidade Socioeconômica. |
PRAE |
|
Financeiro |
Utilização de recursos por natureza de despesa |
set/20 |
Anual |
Descrição detalhada da utilização dos recursos de cada fonte (Tesouro, Arrecadação, Convênios, Descentralizações) por natureza de despesa. |
PROPLAN/CPCO |
Pesquisa e Inovação |
Financiamento para Pesquisa |
out/20 |
Anual |
Fontes de recursos utilizados em pesquisa. |
PRPPG / Coordenação de Pesquisa |
Patentes Registradas |
out/20 |
Anual |
Patentes Registradas pela UFPR, por tipo |
Agência de Inovação |
|
Bibliotecas |
Acervo Impresso |
out/20 |
Anual |
Informações quantitativas sobre o acervo impresso das bibliotecas. |
SiBi |
Acervo Digital |
out/20 |
Anual |
Informações quantitativas sobre o acervo digital das bibliotecas. |
SiBi |
|
Servidores |
Servidores Docentes e TAs |
out/20 |
Anual |
Quantitativo de servidores docentes e técnico-administrativos, por unidade. |
PROGEPE |
Área Física |
Área Construída |
out/20 |
Anual |
Detalhamento da área construída da Universidade, por território (campus). |
SUINFRA |
Administrativo |
Licitações em andamento/concluídas |
abr/21 |
Mensal |
Relação de licitações em andamento e concluídas, por modalidade |
PRA |
Obras |
abr/21 |
Mensal |
Relação de obras em realização na Universidade |
PRA |
|
Despesas mensais (telefonia, transporte, água, luz, etc.) |
abr/21 |
Mensal |
Somatório dos gastos mensais da Universidade |
PRA |
Cronograma de promoção e divulgação das bases da UFPR
Cronograma de Divulgação |
|||
Produto |
Atividades |
Meta/Prazo |
Unidade Responsável |
Notícias e informativos |
Publicar no site da AGTIC e da UFPR |
No ato da disponibilização do portal |
AGTIC / PROPLAN |
Evento IntegraTI |
Painel com apresentação do portal |
Anualmente |
AGTIC / PROPLAN |
ANEXOS
ANEXO I - INVENTÁRIO DE BASES DE DADOS DA UFPR
INVENTÁRIO DE BASES DE DADOS DA UFPR |
||||||
Número |
Nome da base de dados |
Descrição |
Responsável |
Periodicidade de atualização |
Base possui conteúdo sigiloso? |
Disponível no dados.gov.br? |
1 |
Acadêmico |
Bases de dados que reúne os dados acadêmicos como: cursos, modalidades, alunos, programas de graduação e pós-graduação. |
PROGRAD e PRPPG |
Diária |
SIM |
SIM |
2 |
Acadêmico passivo |
Base de dados que reúne dados acadêmicos passivos (anteriores ao sistema SIE) em nível de graduação como: cursos, currículos, créditos, discentes |
NAA |
Sob demanda |
SIM |
NÃO |
3 |
Cartão |
Base de dados que apresenta dados de cadastramento, remessa e entrega de Cartões Estudantis (carteirinhas de estudante), Identidades Funcionais e Crachás de Identificação de servidores e docentes da UFPR. |
PROGRAD e PROGEPE |
Sob demanda |
SIM |
NÃO |
4 |
Chamados |
Base de dados que reúne registros de incidentes técnicos de TIC e seus atendimentos |
AGTIC |
Diária |
SIM |
NÃO |
5 |
Eventos |
Base de dados contendo trabalhos acadêmicos submetidos às diversas modalidades da SIEPE, incluindo avaliações, avaliadores, agendamento de apresentações, listas de presença e certificados de participação |
? PROGRAD, PRPPG, PROEC e SIPAD |
Anual |
SIM? |
NÃO? |
6 |
Frequência |
Base de dados que contém os registros de frequência diárias e mensais dos servidores técnicos-administrativos da UFPR, bem como os registros de análise e homologação realizados pelos supervisores e as escalas com horários de trabalhos e volume semanal de horas de cada servidor. |
PROGEPE |
Diária |
SIM |
NÃO |
7 |
Gestão de bolsas |
Base de dados que reúne informações de auxílios e bolsas, por modalidade, programas e/ou projetos |
PRAE |
Semestral e/ou anual |
SIM |
SIM |
8 |
Monitoria |
Base de dados que apresenta dados dos programas PID (Programa de Iniciação a Docência) e PIM (Programa Institucional de Monitoria) |
PROGRAD |
Anual |
SIM |
NÃO |
9 |
Chamados |
Base de dados que reúne registros de incidentes técnicos de TIC e seus atendimentos |
AGTIC |
Diária |
NÃO |
NÃO |
10 |
Ocorrências |
Base de dados que registra ocorrências diversas relativas a segurança física, patrimonial e moral envolvendo prédios da UFPR e seus usuários |
PRA |
Sob demanda |
SIM |
NÃO |
11 |
Orçamentário |
Base de dados que apresenta registros de contas orçamentárias, elementos de despesas, fontes de recursos, PTRES, planos e relatórios financeiros |
DCF E UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS DA UFPR |
Mensal |
NÃO |
NÃO (Obs: informações orçamentárias são extraídas diretamente do Tesouro Gerencial para publicação) |
12 |
Progressão docente |
Base de dados dos processos de solicitação de progressão pelos docentes da UFPR, incluindo toda a produção docente incluída para instrução processual, assim como comentários, orientações, avaliação e decisão a respeito dos processos, assim como os responsáveis por tais decisões |
CPPD |
Sob demanda |
SIM |
NÃO |
13 |
Restaurante universitário |
Base de dados que registra o consumo por refeição das unidades de Restaurantes Universitários da UFPR, inclusive terceirizados, identificando valores, volumes e categorias de consumidores |
PRA/RU |
Diária |
SIM |
NÃO |
14 |
SAP/Web |
Base de dados que reúne registros do patrimônio da UFPR, com registro de bens, termos de transferência e responsáveis |
UNIDADES DE PATRIMÓNIO DA UFPR |
Sob demanda |
NÃO |
NÃO |
15 |
SICONF |
Base de dados que apresenta dados do controle de frotas da UFPR: dados dos veículos, de combustíveis, das agendas de uso dos veículos, grupos de diárias e despesas, motoristas. |
PRA/CENTRAN |
Diária |
SIM |
NÃO |
16 |
SIGECOF |
Base de dados que apresenta registros de controle financeiro (registros de empenho) e gestão de compras. |
PROPLAN/DCF E UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS |
Diária |
NÃO |
NÃO |
17 |
SIGECON |
Base de dados que reúne informações relacionadas aos contratos de pessoas externas |
PRA/DAAST |
Diária |
SIM |
NÃO |
18 |
SIGEOS |
Base de dados que apresenta registros de controle de estoque e ordens de serviços. |
PRA/ALMOXARIFADO |
Diária |
NÃO |
NÃO |
19 |
SIGEPE |
Base de dados que reúne registros funcionais e cadastrais dos servidores (docentes e técnicos-administrativos) concursados (RJU), além dos dados relacionados às UORGS, cadastros de cargos e funções, escolaridade, especialidades, estado civil, etnia, documentos pessoais, níveis funcionais para servidores técnicos. |
PROGEPE |
Diária |
SIM |
SIM |
20 |
SIGEU |
Base de dados contendo informações relacionadas gestão de programas e projetos de extensão universitária |
PROEC |
Mensal |
SIM |
SIM |
21 |
SIGO |
Base de dados que apresenta registros de gestão odontológica contendo dados de pacientes, procedimentos, vagas, atendimentos realizados |
Coordenação do Curso de Odontologia |
Diário |
SIM |
NÃO |
22 |
TELEFONIA |
Base de dados contendo informações de ramais e telefones celulares institucionais por usuário, geração de senhas, despesas e custos. |
PRA/SUINFRA |
Sob demanda |
SIM |
NÃO |
ANEXO II - REFERÊNCIAS
Referência |
Descrição |
Localização |
Portal Brasileiro de Dados Abertos |
O Portal Brasileiro de Dados Abertos é a ferramenta disponibilizada pelo governo para que todos possam encontrar e utilizar os dados e as informações públicas. |
Disponível em: <http://dados.gov.br/>. Acesso em: 10 nov. 2018. |
Cartilha Técnica para Publicação de Dados Abertos no Brasil v1.0 |
Normativa técnica para a elaboração do PDA. |
Disponível em: <http://dados.gov.br/pagina/cartilha-publicacao-dados-abertos>. Acesso em: 10 nov. 2018. |
Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação ? LAI |
Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal. |
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12527.htm>. Acesso em: 10 nov. 2018. |
Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 (Transparência) |
Determina ao Poder Público a adoção de instrumentos de transparência na gestão fiscal em meios eletrônicos de acesso público às informações orçamentárias e prestações de contas. |
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/LCP/Lcp101.htm>. Acesso em: 10 nov. 2018. |
Decreto Presidencial nº 8.777, de 11 de maio de 2016 |
Institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal. |
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/D8777.htm> Acesso em: 10 nov. 2018. |
Decreto Presidencial nº 6.666, de 27 de novembro de 2008 (INDE) |
Instituiu a criação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais ? INDE e determina que o compartilhamento e a disseminação dos dados geoespaciais e seus metadados são obrigatórios para todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, salvo os protegidos por sigilo. |
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6666.htm>. Acesso em: 10 nov. 2018. |
Instrução Normativa nº 4 de 13 de abril de 2012 (INDA) |
Institui a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos ? INDA como política para garantir e facilitar o acesso pelos cidadãos, pela sociedade e, em especial, pelas diversas instâncias do setor público aos dados e às informações produzidas ou custodiadas pelo Poder Executivo federal. |
Disponível em: <http://dados.gov.br/pagina/instrucao-normativa-da-inda>. Acesso em: 10 nov. 2018. |
ANEXO III - GLOSSÁRIO
Dado |
Sequência de símbolos ou valores, representados em algum meio, produzidos como resultado de um processo natural ou artificial. Entende-se que dados são observações ou o resultado de uma medida (por investigação, cálculo ou pesquisa) de aspectos característicos da natureza, estado ou condição de algo de interesse, que são descritos através de representações formais e, ao serem apresentados de forma direta ou indireta à consciência, servem de base ou pressuposto no processo cognitivo (HOUAISS, 2001; SETZER, 2001). |
Dados abertos |
Dados públicos representados em meio digital, estruturados em formato aberto, processáveis por máquina, referenciados na rede mundial de computadores e disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre utilização, consumo ou cruzamento. |
Dado público |
Qualquer dado gerado ou sob a guarda governamental que não tenha o seu acesso restrito por legislaçãoespecífica. |
e-PinG |
Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico ? define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na interoperabilidade de serviços de Governo Eletrônico, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral. |
Formato aberto |
Formato de arquivo não proprietário, cuja especificação esteja documentada publicamente e seja delivreconhecimentoeimplementação,livredepatentesouqualqueroutrarestriçãolegalquantoàsuautilização |
Informação |
Dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato. A informação é gerada a partir de algum tratamento ou processamento dos dados por parte do seu usuário, envolvendo, além de procedimentos formais (tradução, formatação, fusão, exibição, etc.), os processos cognitivos de cada indivíduo (MACHADO, 2002; SETZER, 2001). |
Licença aberta |
Acordo de fornecimento de dados que conceda amplo acesso para que qualquer pessoa os utilize, os reutilize, e os redistribua, estando sujeito a, no máximo, a exigência de creditar a sua autoria e compartilhar pela mesmalicença. |
Metadado |
Informação que descreve características de determinado dado, explicando-o em certo contexto de uso[1]. |
[1] Conforme Dec.6.666/2008 (Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais- INDE), este conceito pode ser explicado como: ?conjunto de informações descritivas sobre os dados, incluindo as características de seu levantamento, produção, qualidade e estrutura de armazenamento, essenciais para promover a sua documentação, integração e disponibilização, bemcomopossibilitarsuabuscaeexploração?
Contribuições Recebidas
7 contribuições recebidas
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