PDI 2024-28: participe da construção do futuro do IFCE

Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Status: Encerrada

Abertura: 20/11/2023

Encerramento: 04/12/2023

Contribuições Recebidas: 2

Resumo

Queremos ouvir suas ideias e propor caminhos para transformá-las em realidade.


O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

  • É um documento estratégico que delineia a missão, visão, objetivos e metas da instituição para 5 anos.
  • Funciona como um guia direcionador que define as ações estratégicas para o crescimento sustentável da instituição.
  • Além de alinhar os esforços internos, estabelece uma rota clara para a realização das aspirações acadêmicas vinculadas às áreas de ensino, pesquisa e extensão.


A participação ativa da comunidade acadêmica

  • Proporciona uma perspectiva holística e diversificada sobre os objetivos da instituição.
  • O engajamento desses atores viabiliza que as metas traçadas reflitam as necessidades e expectativas reais daqueles que são diretamente impactados pelos serviços oferecidos em nossa instituição.
  • quanto maior a participação da comunidade, maior a relevância do plano, reforçando o compromisso coletivo com os objetivos e fortalecendo a relação entre a instituição e os seus beneficiários.


Como participar?

  1. Faça o login no canto superior direito da tela. Para isso você precisará de uma conta Gov.br.
  2. Após o login, escolha os temas em que deseja contribuir¹.
  3. Em seguida, marque até 3 iniciativas2 que você gostaria que fossem prioridades para a gestão do IFCE.
  4. Se desejar, você pode sugerir novas iniciativas para os temas utilizando o campo disponível no final da página.



¹ O planejamento do IFCE para o período de 2024 a 2028 é constituído por 22 temas estratégicos. Para saber mais acesse: https://pdi.ifce.edu.br/planejamento-estrategico/temas-estrategicos/

2 As iniciativas representam as sugestões da comunidade acadêmica, coletadas durante os Encontros Macrorregionais. Para saber mais acesse:  https://pdi.ifce.edu.br/processo-de-elaboracao/encontros-regionais/



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T1 - Maximização da ocupação das vagas disponíveis

Do ponto de vista da sociedade, o preenchimento total das vagas é uma demonstração da maximização dos recursos arrecadados na forma de tributos. Segundo a Plataforma Nilo Peçanha, considerando o período de 2017 a 2022, a média da taxa de ocupação das vagas ofertadas pelo IFCE gira em torno de 91,17%. Diante dessa realidade, a finalidade desse tema é impulsionar ações para atingir 100% das vagas ofertadas pela instituição.













T2 - Institucionalização do acompanhamento dos egressos

O acompanhamento do egresso resulta em um feedback valioso para a melhoria contínua das nossas atividades.  A realização de uma avaliação da empregabilidade dos nossos egressos permite o IFCE adaptar-se às mudanças no mercado, com os fins de promover uma educação centrada no aluno. Nesse contexto, essa temática visa estimular projetos voltados para o monitoramento das atividades exercidas pelos egressos e como esse grupo está aplicando os seus conhecimentos e habilidades após a sua formação.








T3 - Melhoria dos indicadores de eficiência acadêmica

A eficiência acadêmica, segundo a Plataforma Nilo Peçanha, se resume aos indicadores de retenção ciclo, evasão ciclo e conclusão ciclo. Os dados constantes na referida plataforma mostram que o IFCE regrediu de 44,1% para 29,6% na sua eficiência acadêmica, durante o período de 2017 a 2022. É importante destacar que a eficiência acadêmica é um dos critérios de distribuição orçamentária entre as instituições da Rede Federal de Ensino Técnica e Tecnológica, o que reforça a relevância dessa temática para a sustentabilidade orçamentária da instituição. Portanto, considera-se urgente a adoção de estratégias capazes de mudar o desempenho da instituição nesse importante indicador.















T4 - Atendimento aos percentuais legais de oferta de vagas

O atendimento aos percentuais legais é uma obrigação imposta ao IFCE pela Lei N° 11.892/2008 e Decreto N° 5.840/2006. De acordo com esses normativos, a instituição precisa apresentar no mínimo 50% das matrículas em cursos técnicos, 20% das matrículas em cursos de licenciaturas e 10% das matrículas em PROEJA. Conforme a Plataforma Nilo Peçanha, o IFCE apresentou em 2022 os resultados de 41,9% para cursos técnicos, 23,5% para licenciaturas e 0,40% para PROEJA. Desse modo, é imprescindível a implementação de projetos que modifiquem essa realidade, de modo a proporcionar que o IFCE esteja em obediência aos ditames dos normativos citados.







T5 - Melhoria do desempenho na avaliação dos cursos

Cursos bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) reside na garantia de qualidade e excelência no ensino em todos os níveis, oferecendo aos alunos informações confiáveis para a escolha de programas acadêmicos. Essa avaliação reflete o compromisso com a qualidade do ensino, promove inovação pedagógica, atrai mais estudantes e contribui para a reputação e sustentabilidade financeira da instituição. Segundo a Plataforma Nilo Peçanha, até o ano de 2022, o IFCE apresentou o conceito 3 (três) no Índice Geral de Cursos (faixa). Assim, se o nosso objetivo maior é ser uma instituição de referência no ensino, é preciso estabelecer uma agenda voltada para a melhoria na avaliação dos nossos cursos técnicos, graduação e pós-graduação.











T6 - Promoção da verticalização da oferta

A verticalização refere-se à oferta de cursos em diferentes níveis, desde o ensino médio técnico até a graduação e pós-graduação, dentro da nossa instituição. Por meio da verticalização, os estudantes têm acesso a uma educação mais completa e podem adquirir habilidades técnicas desde cedo, o que os torna mais competitivos no mercado de trabalho. Além disso, a pesquisa e a inovação promovidas pela verticalização contribuem para o desenvolvimento tecnológico e econômico da região. De acordo com a Plataforma Nilo Peçanha, o índice de verticalização do IFCE, no ano de 2022, foi em torno de 15,57%, o que demonstra a necessidade de adotar estratégias para ampliar a verticalização da nossa oferta.







T7 - Eficiência operacional dos macroprocessos de suporte e gerenciais

Por meio da identificação e eliminação de gargalos, automação de tarefas repetitivas e implementação de melhores práticas, buscamos acelerar a execução de rotinas e projetos, resultando em uma melhoria substancial na eficiência operacional. O tema visa não apenas direcionar esforços para economizar tempo e recursos, mas também melhorar a satisfação dos clientes internos e externos, garantindo que as demandas sejam atendidas de forma mais rápida e eficaz, fortalecendo a competitividade da nossa instituição.


























T8 - Fortalecimento da pesquisa institucional

Fortalecer a pesquisa institucional requer um esforço coordenado que envolve investimentos, colaborações intercampi e uma cultura de pesquisa. Além disso, é importante estabelecer parcerias externas, apoiar a publicação e divulgação de resultados, oferecer suporte à captação de recursos e avaliar o progresso. Incentivar a internacionalização, a inovação e a formação de pesquisadores também são componentes essenciais para o fortalecimento da pesquisa institucional. Nesse intuito, a presente temática visa à adoção de estratégias que proporcionem melhores condições aos pesquisadores da instituição.














T9 - Promoção de uma cultura institucional com foco na inovação

Promover uma cultura institucional com foco na inovação é um pilar essencial para as intenções do IFCE de está na vanguarda do conhecimento e do desenvolvimento da sociedade. Investir na promoção de uma cultura voltada à inovação não apenas enriquece a experiência educacional dos alunos, mas também tem um impacto profundo no avanço científico, tecnológico e econômico. Nesse contexto, uma das estratégias vislumbradas para os próximos anos é proporcionar uma maior aproximação do Polo de Inovação com os campi, com a finalidade de impulsionar a inovação em todos os campi do IFCE.














T10 - Fortalecimento da política de curricularização da extensão

A Resolução CNE/CES n. 7/2018 estabeleceu que as atividades de extensão devem compor pelo menos 10% da carga horária curricular dos cursos de graduação, integrando-se à matriz curricular. O Guia da Curricularização da Extensão do IFCE enfatiza a necessidade de integrar a extensão ao currículo, a fim de dar sentido social à profissão. Isso implica em promover a interação entre diferentes conhecimentos, interdisciplinaridade, interprofissionalidade e transdisciplinaridade, visando desenvolver a criticidade e o compromisso social dos estudantes. Isso requer a criação de políticas e soluções que fortaleçam a extensão nos cursos do IFCE, abordando áreas como financiamento, relação com o ensino e pesquisa, formação dos alunos, qualificação dos professores, envolvimento da sociedade e parcerias com instituições externas. 





T11 - Fortalecimento do desenvolvimento local e regional

Essa temática visa à definição de estratégias voltadas para o fortalecimento dos programas de capacitação, de consultoria técnica e dos eventos de divulgação científica, promovidos pelo o IFCE. Essas iniciativas contribuem diretamente para o fortalecimento da economia local, o avanço tecnológico e a disseminação do conhecimento, promovendo, assim, um ambiente de crescimento sustentável e de prosperidade para a região onde nossas unidades estão inseridas.









T12 - Aperfeiçoamento da gestão das ações da extensão

A temática suscita a reflexão sobre a concepção, planejamento, registro, execução, avaliação e relatório das ações de extensão. Nesse sentido, essa temática trata de soluções e propostas que fortaleçam a extensão no IFCE, tangendo aspectos como a relevância dos atores envolvidos na promoção da extensão, a capacitação dos extensionistas, a prospecção e levantamento das demandas locais e regionais, a articulação das propostas extensionistas a essas demandas, o desenvolvimento da comunicação estratégica com os grupos/setores/arranjos/organizações sociais, a captação de recursos para a execução das ações e o aprimoramento do registro e da precisão dos dados da extensão. Dessa forma, pretende-se ampliar a participação de atores na extensão e promover o impacto das ações (e a percepção desse impacto) para o desenvolvimento socioeconômico e cultural local, regional e nacional.





T13 - Ampliação das parcerias com o mundo do trabalho

As parcerias voltadas para o mercado de trabalho desempenham um papel crucial na promoção do sucesso dos nossos estudantes e na qualidade da nossa atividade de ensino. Essa colaboração permite o alinhamento dos currículos com as necessidades do mercado, oferece experiência prática, constrói redes profissionais, promove o desenvolvimento de habilidades específicas e impulsiona a inovação. Além disso, fortalece a credibilidade do IFCE e demonstra o compromisso da instituição com a responsabilidade social corporativa. Nesse contexto, a proposta da temática é induzir ações voltadas à prospecção de parcerias para o encaminhamento de estágio para os nossos estudantes e bem como a formação continuada de profissionais através dos cursos de pós-graduação.





T14 - Fomento à cultura empreendedora

Uma cultura empreendedora é um conjunto de valores, crenças, atitudes e práticas que promovem o empreendedorismo e a inovação dentro de uma organização ou em uma comunidade. Assim, a temática induz a implementação de ações que encorajam e apoiam a geração de ideias criativas, a busca de oportunidades, a tomada de riscos calculados e a implementação de projetos empreendedores.







T15 - Melhoria da efetividade das ações de qualificação de trabalhadores

Na oferta de qualificação profissional, inclusive formação inicial e continuada de trabalhadores, percebe-se a necessidade de avançar na concepção e oferta dos cursos, objetivando o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social. Para tanto, parte-se das premissas legais de que esses cursos precisam: articular esforços das áreas da educação, do trabalho e emprego, e da ciência e tecnologia; estarem centralizados no trabalho como princípio educativo; e promover a indissociabilidade entre teoria e prática. Ainda nesse sentido, a presente temática em sintonia com o Decreto 5154/2004 prevê estratégias para que os cursos de qualificação profissional devem, preferencialmente, se articular com os cursos de educação de jovens e adultos, objetivando a qualificação para o trabalho e a elevação do nível de escolaridade do trabalhador.






T16 - Articulação com os diferentes agentes da economia

Relacionada à qualificação profissional de trabalhadores, essa temática destaca a necessidade de promover a articulação entre o IFCE e os diferentes agentes da economia para o desenvolvimento dessa oferta. Nesse sentido, a prospecção das demandas regionais de capacitação, aperfeiçoamento, especialização e atualização de aptidões relacionadas ao trabalho para a oferta de cursos e a construção de currículos e de itinerários formativos que favoreçam a participação e a continuidade da formação desses trabalhadores precisam estar articuladas às demandas, necessidades e especificidades da atuação dos diferentes agentes da economia local e regional.






TT1 - Assistência Estudantil

A assistência estudantil desempenha um papel crucial, não apenas no bem-estar emocional dos estudantes, mas também na garantia de condições básicas para o seu desenvolvimento acadêmico. Além de oferecer apoio psicossocial, a assistência estudantil, desempenha um papel essencial para a garantia da merenda escolar, assegurando que os estudantes tenham acesso a refeições adequadas para o seu pleno desenvolvimento. Além disso, o comprometimento do IFCE com os assuntos estudantis se estende ao apoio financeiro, pois o pagamento de auxílios a estudantes em situação de vulnerabilidade social não apenas minimiza os desafios econômicos, mas também amplia as oportunidades de acesso à educação. Essa abordagem contribui para a construção de uma comunidade estudantil diversificada e inclusiva, onde cada indivíduo, independentemente de suas circunstâncias socioeconômicas, tem a chance de prosperar academicamente.







TT2 - Fortalecimento e consolidação das ações afirmativas

A incorporação das agendas relacionadas à acessibilidade, diversidade e inclusão no planejamento do IFCE não se limita apenas a cumprir com obrigações éticas e legais, mas também favorece à construção de um ambiente educacional mais enriquecedor, justo e alinhado com os valores contemporâneos de uma sociedade plural. Nessa perspectiva, impulsionar essas agendas na nossa instituição não apenas moldam a experiência educacional, mas também refletem o compromisso do IFCE com a formação de cidadãos capacitados, conscientes e socialmente responsáveis.

















TT3 - Sustentabilidade Ambiental

Além da preocupação em atender os requisitos normativos e certificações, abordar a temática da sustentabilidade ambiental no planejamento estratégico representa um compromisso da gestão em promover uma cultura de preservação ambiental na instituição. Essa estratégia fortalece a imagem institucional e torna o IFCE uma instituição comprometida com a construção de um futuro equitativo, resiliente e ecologicamente consciente. Dessa forma, essa temática enseja a necessidade de investir em tecnologias sustentáveis voltadas para o uso racional dos recursos, promover uma gestão responsável de resíduos sólidos, estimular as compras sustentáveis e conscientizar os alunos e servidores sobre princípios de sustentabilidade.











TT4 - Internacionalização

A internacionalização é uma estratégia vital para enriquecer a experiência educacional, promover a diversidade e preparar os nossos estudantes para os desafios globais. Isso se manifesta por meio de parcerias, intercâmbios e cooperação acadêmica internacional. Ao proporcionar uma perspectiva global, desenvolver habilidades interculturais e fornecer acesso a recursos internacionais, o IFCE se posiciona como uma instituição comprometida com a promoção de uma educação internacionalmente relevante.














TT5 - Fortalecimento e consolidação da arte e cultura

A incorporação da temática arte e cultura no planejamento do IFCE é um reconhecimento de que esses elementos desempenham um importante papel na construção de formação integral dos nossos estudantes. A arte e cultura refletem uma compreensão profunda da educação como um processo que vai além da transmissão de conhecimentos técnicos e científicos. Ao adotar estratégias voltadas para o fortalecimento da arte e a cultura, o IFCE enriquece a experiência educacional dos estudantes, proporcionando um ambiente que estimula a criatividade, expressão individual e coletiva, bem como promove a diversidade e a compreensão intercultural.












TT6 - Governança

A governança, ao ser considerada um tema estratégico, desempenha um papel vital em vários aspectos-chave. Ela fortalece a reputação da instituição, melhora a eficiência operacional, ajuda na gestão de riscos, atrai recursos, facilita a adaptação a mudanças, e destaca o compromisso ético e responsável. A governança não apenas assegura o bom funcionamento interno, mas também posiciona o IFCE como uma instituição confiável e adaptável em um ambiente educacional em constante evolução. Nesse sentido, a temática tem a finalidade de promover os valores básicos de uma boa governança nas atividades rotineiras da instituição, tais como: transparência, integridade, monitoramento de resultados, compliance e accountability.









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