Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2022-2026
Órgão: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Setor: Unirio - Pró-Reitoria de Planejamento
Status: Encerrada
Abertura: 21/07/2021
Encerramento: 11/08/2021
Contribuições recebidas: 16
Resumo
A UNIRIO está construindo seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o próximo quinquênio 2022-2026. O PDI é o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior, no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver.
A elaboração do Plano vem contando com a participação de 24 gestores de macrounidades de diferentes níveis
administrativos, que formam a Comissão designada pela Portaria GR nº 156, de 2 de março de
2021.
Todas as etapas de construção do PDI, como a proposta de trabalho, a legislação pertinente, o cronograma de planejamento, a cadeia de valor, a Avaliação Institucional INEP/MEC, a análise
SWOT (com resultados da pesquisa-diagnóstico sobre o ambiente interno e da análise do
ambiente externo), além da dinâmica adotada nas Oficinas e Workshops de elaboração, estão
registradas no site http://www.unirio.br/copladi/pasta-paginas/plano-de-desenvolvimento-institucional-2022-2026.
O Mapa Estratégico aprovado (figura a seguir) representa graficamente, a partir da missão (base), quais
Objetivos Estratégicos serão norteadores para alcançar a visão da Universidade (topo).
Os Objetivos Estratégicos se desdobram em Iniciativas, a partir das quais cada gestor de macrounidade apresentou sua Proposta de ações, levando em conta a análise ambiental, as demandas da comunidade acadêmica e a construção coletiva a partir das sugestões de gestores de outras unidades da comissão de elaboração.
Considerando os Quadros de Ações propostas pelas macrounidades para o período de 2022-2026, abaixo detalhados, convidamos a sociedade, principalmente a comunidade universitária, a enviar sugestões que possam contribuir para o desenvolvimento da Universidade.
Para participar alterando uma ação já existente (adicionar, excluir ou modificar algum termo), você deve clicar no(s) Objetivo(s) Estratégico(s) para o qual deseja contribuir, indicar o número da Iniciativa e a letra da ação e enviar a sua proposta.
Para participar sugerindo uma nova ação, você deve clicar no(s) Objetivo(s) Estratégico(s) para o qual deseja contribuir, indicar o número da Iniciativa à qual a nova ação proposta se vincula e enviar sua proposta.
As sugestões serão analisadas pela Comissão de Elaboração do PDI e, se aceitas, serão incorporadas ao novo Plano.
Agradecemos sua participação!!
Conteúdo
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QUADROS DE AÇÕES DAS MACROUNIDADES
Objetivo 1. Garantir a produção, difusão e preservação do saber em todos os campos do conhecimento
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS |
|
AÇÕES |
MACROUNIDADE RESPONSÁVEL |
1.1. Preservar e fomentar a produção acadêmica |
a |
Manter a publicação dos editais de apoio a programas de pós-graduação, pesquisa e inovação |
PROPGPI |
b |
Monitorar e estimular a produção científica qualificada |
PROPGPI |
|
c |
Publicar as produções dos discentes apresentadas nas Jornadas de Incentivo Acadêmico por meio digital |
PRAE |
|
d |
Organizar a Jornada de Incentivo Acadêmico (JIA) no âmbito da Semana de Integração Acadêmica |
PRAE |
|
e |
Estimular a publicação em periódicos, revistas, livros e demais formas de divulgação científica, de boa classificação ou indexação, bem como apoiar indexação de novas revistas |
CCBS |
|
f |
Oferecer oficina de escrita técnica-científica para docentes, técnicos e discentes |
CCBS |
|
g |
Implantar programa de monitoramento da produção científica |
CCBS |
|
h |
Ampliar o envolvimento de docentes com pesquisa e produção acadêmica / técnica / científica |
CCET |
|
i |
Estimular a participação de docentes em eventos científicos nacionais |
CCJP |
|
j |
Estimular a participação de discentes em eventos científicos nacionais |
CCJP |
|
k |
Estimular a participação de docentes em eventos científicos internacionais |
CCJP |
|
l |
Estimular a participação discente em eventos científicos internacionais |
CCJP |
|
m |
Ampliar e desenvolver o Repositório Institucional |
BC |
|
n |
Utilizar o sítio eletrônico da acessibilidade como repositório de material de apoio à acessibilidade e inclusão (cartilhas de orientação docente, recursos de Tecnologia Assistiva digitais gratuitos, etc.) |
NAI |
|
1.2 Produzir instrumentos de incentivo e de difusão da produção acadêmica |
a |
Consolidar os eventos de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação |
PROPGPI |
b |
Confeccionar livros das atividades de pesquisa, pós-graduação e Inovação |
PROPGPI |
|
c |
Estimular a criação de publicações científicas eletrônicas |
CCBS |
|
d |
Criar boletins informativos sobre os resultados de ensino, pesquisa, extensão e inovação |
CCET |
|
e |
Estimular as interfaces e parcerias entre os cursos de graduação e pós-graduação do CCH |
CCH |
|
f |
Estimular a publicação científica (livros, capítulos de livros, revistas indexadas) |
CCJP |
|
g |
Disponibilizar dissertações de mestrado no banco de dados digital da Biblioteca Setorial do CCJP |
CCJP |
|
h |
Concretizar a utilização dos formulários PADOC e RADOC em todos os Departamentos |
CCJP |
|
i |
Promover a organização e o acesso à produção científica do CCJP em meio digital |
CCJP |
|
j |
Lançar publicação digital de apoio a pesquisa e a produção acadêmica |
BC |
|
1.3 Realizar eventos de promoção e integração em todos os campos do conhecimento |
a |
Promover eventos (seminários, workshops, congressos) internos, com outros Centros Acadêmicos e com pesquisadores externos |
CCBS |
b |
Organizar / realizar eventos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação com participação integrada de servidores do CCET e discentes das Escolas de Informática Aplicada, Engenharia de Produção e Matemática |
CCET |
|
c |
Ampliar e consolidar os eventos de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão |
CCJP |
|
d |
Produzir seminário envolvendo alunos da Graduação e Pós-Graduação das três escolas do CCJP |
CCJP |
|
e |
Realizar a Jornada de Educação a Distância na Semana de Integração Acadêmica |
CEAD |
|
f |
Realizar Fóruns de Acessibilidade com participantes internos e externos |
NAI |
|
1.4 Promover a organização e acesso à produção científica da UNIRIO em meio digital de forma a elevar a sua visibilidade e impacto |
a |
Promover a organização e acesso à produção científica em meio digital de forma a elevar a sua visibilidade e impacto |
CCBS |
b |
Criar museus virtuais nas unidades do Centro Acadêmico |
CCBS |
|
c |
Usar as redes sociais para divulgar a produção acadêmica da UNIRIO e os produtos e serviços da Biblioteca |
BC |
|
d |
Desenvolver e manter o portal de periódicos |
BC |
|
1.5 Garantir a promoção do saber através da implantação de núcleos e laboratórios de diversas modalidades |
a |
"sem ações" |
|
Objetivo 2. Formar cidadãos com consciência humanista, crítica e reflexiva, comprometidos com a sociedade e sua transformação, qualificados para o exercício profissional
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS |
|
AÇÕES |
MACROUNIDADE RESPONSÁVEL |
2.1 Criar novos cursos de graduação |
a |
Criar
cursos de Graduação: |
CCBS |
b |
Criar o curso de Bacharelado em Ciências Sociais |
CCH |
|
c |
Realizar o estudo de viabilidade de criação de novos cursos de Bacharelado no Instituto Villa Lobos |
CLA |
|
d |
Realizar o estudo de viabilidade de criação do curso de Bacharelado em Dança pelo Departamento de Interpretação da Escola de Teatro |
CLA |
|
e |
Criar o curso de Bacharelado em Produção Musical |
CLA |
|
2.2 Fomentar ações voltadas para o incentivo de inserção dos discentes no mercado de trabalho |
a |
Realizar eventos (fóruns, feiras, etc.) destinados à divulgação da carreira profissional |
PROGRAD |
b |
Apoiar a criação de ligas, coletivos e empresa juniores para inserção de alunos em práticas profissionais conectadas ao mundo do trabalho |
CCBS |
|
c |
Criar bancos de oportunidade de vagas e estágios aos estudantes dos cursos de graduação do CCBS |
CCBS |
|
d |
Estimular os professores das disciplinas técnicas para submissão de projetos de pesquisa e extensão voltados ao mercado de trabalho |
CCJP |
|
e |
Oferecer vaga para estágio no Arquivo Central |
AC |
|
f |
Manter a política de oferta de vagas de estágios à Escola de Biblioteconomia |
BC |
|
g |
Manter a política de ofertas de vaga para bolsas PRADIG |
BC |
|
h |
Ofertar vagas de estágio na AUDIN |
AUDIN |
|
2.3 Fomentar Programas de Nivelamento e Aprimoramento do processo de construção do conhecimento |
a |
Oferecer cursos de nivelamento por intermédio do Programa de Tutoria Especial (PROTES) |
PROGRAD |
b |
Realizar nivelamentos e aprimoramentos em disciplinas nas 3 escolas do Campus |
CCJP |
|
c |
Criar um núcleo de produção de materiais de aprendizagem que atenda aos cursos em diferentes níveis |
CEAD |
|
2.4 Ampliar o preenchimento de vagas na Graduação de modo a consolidar os cursos existentes, em todas as modalidades |
a |
Consolidar o GT Licenciaturas, a fim de promover um pensamento institucional sobre os Cursos de Formação de Professores, tornando os cursos atrativos e conectados com as necessidades do mercado de trabalho. |
PROGRAD |
b |
Ampliar o preenchimento das vagas discentes nos cursos de graduação do CCH |
CCH |
|
c |
Manter o preenchimento de vagas na Graduação, em todas as modalidades |
CCJP |
|
2.5 Gerir a implantação e a permanente atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação |
a |
Atualizar os PPCs dos cursos de Licenciatura às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNS) em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de forma integrada, a fim de criar-se uma identidade institucional para os Cursos de Formação de Professores da UNIRIO |
PROGRAD |
b |
Atualizar os PPCs dos cursos de Bacharelado tornando-os mais modernos, conectados aos mecanismos de avaliação externa e ao mercado de trabalho |
PROGRAD |
|
c |
Aumentar o engajamento da comunidade discente da UNIRIO na Extensão (Campanha de Extensão Discente) |
PROExC |
|
d |
Aumentar o engajamento da comunidade docente da UNIRIO na Extensão (Campanha de Extensão Docente) |
PROExC |
|
e |
Ampliar os cenários de aprendizagem dos estudantes |
CCBS |
|
f |
Fomentar a implantação de ações de extensão nos currículos de Graduação do CCBS |
CCBS |
|
g |
Implementar, reformular e dinamizar as Comissões Internas de Autoavaliação de Cursos (CIACs) |
CCBS |
|
h |
Propor a redução do número de ingressantes no Curso de Medicina |
CCBS |
|
i |
Promover um acompanhamento sistemático dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos do CCBS |
CCBS |
|
j |
Adequar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) dos Cursos de Licenciatura ao novo PNE em relação à carga horária mínima para atividades de extensão e à Resolução MEC CNE/CP n° 002, de 20/12/2019 |
CCH |
|
k |
Adequar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) dos cursos de bacharelado PNE em relação à carga horária mínima para atividades de extensão |
CCH |
|
l |
Rever os PPCs para incluir a curricularização da Extensão |
CCJP |
|
m |
Reformar o currículo dos cursos do CLA, com especial atenção à (1) curricularização da extensão, (2) modalidade semi-presencial, e (3) adequação dos cursos de licenciatura às diretrizes curriculares nacionais da BNC-Formação |
CLA |
|
2.6 Manter a oferta de bolsas para discentes |
a |
Manter a oferta de bolsas de Iniciação Científica e Inovação |
PROPGPI |
b |
Manter o número de candidaturas às bolsas ofertadas na graduação |
CCJP |
|
c |
Manter o número de bolsas concedidas pela CAPES e FAPERJ aos PPGs, de Demanda Social e Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) |
CCJP |
|
d |
Estimular o aumento da participação em Editais da CAPES, FAPERJ, FINEP, CNPq |
CCJP |
|
e |
Manter as bolsas Território e Trabalho |
CEAD |
|
f |
Ampliar o número de bolsas existentes de apoio a mobilidade acadêmica internacional no contexto da Universidade |
CRI |
|
2.7 Fomentar ações visando à formação e à qualificação de professores para a Educação Básica |
a |
Manter ou aprimorar projetos envolvendo professores da educação básica |
CCET |
b |
Criar parcerias com Escolas de Educação Básica |
CCH |
|
2.8 Incentivar a Mobilidade Estudantil |
a |
Realizar evento técnico-científico com as Instituições já cadastradas e aquelas possíveis para estimular uma maior mobilidade acadêmica |
CCBS |
b |
Divulgar as normas e programas de Mobilidade Acadêmica Estudantil (nacional, internacional e interna), incentivando a participação discente |
CCBS |
|
c |
Ampliar a participação no Programa de Cooperação Acadêmica Internacional |
CCJP |
|
d |
Participar em editais do Programa de Mobilidade da Rede de Macrouniversidades da América Latina e Caribe |
CCJP |
|
e |
Propor normativas que atendam à mobilidade acadêmica discente |
CRI |
|
f |
Participar na elaboração de normativas para regulamentar a mobilidade acadêmica internacional em nível de Pós-Graduação, junto à PROPGPI |
CRI |
|
g |
Aumentar o número de estudantes em mobilidade acadêmica em IES conveniadas no cenário internacional |
CRI |
|
h |
Aumentar o número de estudantes estrangeiros na UNIRIO |
CRI |
|
2.9 Fomentar a atuação acadêmica no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) |
a |
Apoiar a participação efetiva nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão junto ao HUGG |
CCBS |
b |
Criar a Residência Multiprofissional - Biomedicina para atuação no HUGG |
CCBS |
|
2.10 Melhorar os indicadores dos cursos de graduação |
a |
Trabalhar junto à PROPLAN/DAINF e às Coordenações de Curso de Graduação para adequar o Registro Acadêmico à realidade e às expectativas dos instrumentos de avaliação externa |
PROGRAD |
b |
Realizar reuniões com o corpo docente e discente sobre a importância do ENADE, demais descritores (CPC, CC) e do instrumento de avaliação de cursos do INEP |
CCBS |
|
c |
Conscientizar discentes da importância de sua participação no ENADE |
CCET |
|
d |
Ampliar ferramentas para avaliação sistemática dos 3 cursos, com efetivação das CIACS |
CCJP |
|
e |
Manter a avaliação do curso de Administração Pública |
CCJP |
|
f |
Manter a avaliação do curso de Direito pelo MEC |
CCJP |
|
g |
Manter a avaliação do curso de Ciência Política pelo MEC |
CCJP |
|
2.11 Combater a evasão de alunos durante os cursos de graduação, com ações que visem a diminuir as suas causas |
a |
Manter o Programa de Bolsas de Incentivo Acadêmico |
PRAE |
b |
Manter o Programa de Auxílio Moradia |
PRAE |
|
c |
Manter o Programa de Auxílio Alimentação |
PRAE |
|
d |
Atender discentes em Grupos de Apoio envolvendo Setor de Apoio Psicológico (SEPSI) e Setor de Apoio Pedagógico (SEPED) |
PRAE |
|
e |
Atender discentes em Encontros mensais abertos organizados pelo Setor de Apoio Psicológico (SEPSI) e Setor de Apoio Pedagógico (SEPED) |
PRAE |
|
f |
Atender discentes do 1º período em Encontros Conjuntos do Setor de Apoio Psicológico (SEPSI) e do Setor de Apoio Pedagógico (SEPED) |
PRAE |
|
g |
Organizar Acolhimento (individual) aos discentes pelo Setor de Apoio Psicológico |
PRAE |
|
h |
Organizar Acolhimento aos discentes pelo Setor de Apoio Pedagógico |
PRAE |
|
i |
Organizar Rodas Pedagógicas para atender ao público discente |
PRAE |
|
j |
Organizar Oficinas Temáticas do Setor de Apoio Psicológico para atender ao público discente |
PRAE |
|
k |
Organizar Oficinas Temáticas do Setor de Apoio Pedagógico para atender ao público discente |
PRAE |
|
l |
Organizar Encontros (presenciais e/ou remotos) para o diálogo entre gestão universitária e comunidade, acerca de temas relevantes para a assistência e permanência estudantil (Rodas de Conversa ? PRAE) |
PRAE |
|
m |
Aumentar a aderência do aluno no curso a partir do envolvimento em projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação |
CCET |
|
n |
Incentivar a criação e manutenção de disciplinas/cursos, na modalidade a distância, de caráter propedêutico para fundamentação teórica e cultural |
CEAD |
|
o |
Indicar um responsável pela mobilidade acadêmica internacional em cada um dos Centros Acadêmicos |
CRI |
|
p |
Orientar os cursos de graduação para inclusão dos estudantes com deficiência, visando assegurar as condições adequadas para evitar a evasão |
NAI |
|
2.12 Promover e implementar políticas de inclusão, ações afirmativas e diversidade |
a |
Realizar campanha de conscientização sobre inclusão e acessibilidade atitudinal e informacional visando eliminar as barreiras de acessibilidade e inclusão |
NAI |
2.13 Consolidar o Programa de Acompanhamento de egressos |
a |
Uniformizar o Monitoramento do coleta Capes do item relativo a egressos |
PROPGPI |
b |
Estabelecer canais de comunicação com os egressos da graduação e da pós-graduação |
CCET |
Objetivo 3. Estender à sociedade os benefícios da criação cultural, artística, literária, científica e tecnológica, voltados para o desenvolvimento sustentável, inclusão social e inovação, gerados presencial e virtualmente na Instituição
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS |
|
AÇÕES |
MACROUNIDADE RESPONSÁVEL |
3.1 Dar visibilidade às ações da Universidade |
a |
Consolidar o uso do sítio eletrônico da PROPGPI e do portal de pesquisa e de redes sociais |
PROPGPI |
b |
Monitorar as informações de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação |
PROPGPI |
|
c |
Ampliar o alcance das atividades de extensão da UNIRIO |
PROExC |
|
d |
Ampliar a participação de estudantes na produção cultural da UNIRIO |
PROExC |
|
e |
Ampliar o alcance externo da produção cultural da UNIRIO |
PROExC |
|
f |
Aumentar a produção de revistas, podcasts, canais e blogs, que exibam a produção cultural da UNIRIO, inclusive com relançamento da revista Chronus |
PROExC |
|
g |
Criar uma comunidade de seguidores para produção cultural da UNIRIO |
PROExC |
|
h |
Organizar e produzir eventos presenciais e/ou remotos com temáticas relativas à assistência e à permanência estudantil |
PRAE |
|
i |
Disponibilizar eventos produzidos no Canal PRAE Youtube |
PRAE |
|
j |
Realizar seminários para divulgar os trabalhos de pesquisa, inovação e extensão do CCET |
CCET |
|
k |
Participar dos Fóruns Municipal, Estadual e Federal de Educação, com fins de monitoramento e avaliação dos Planos Municipal, Estadual e Nacional de Educação (PNEs) |
CCH |
|
l |
Estabelecer Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que viabilize ações de Ensino, Pesquisa e Extensão pautadas em metodologias ativas de coparticipação e trabalho em rede com profissionais externos a UNIRIO e grupos sociais detentores de conhecimentos tradicionais |
CCH |
|
m |
Aprimorar e divulgar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na página da Decania e das Escolas do CCJP |
CCJP |
|
n |
Divulgar os cursos e as produções acadêmicas, artísticas e culturais do CLA para a comunidade interna e externa da UNIRIO |
CLA |
|
o |
Atualizar e manutenir os canais de comunicação a partir de redes sociais |
AC |
|
p |
Participar de encontros relacionados aos temas de competência do Arquivo Central e suas interfaces |
AC |
|
q |
Divulgar e publicar estudo técnico-científico da experiência profissional em arquivo |
AC |
|
r |
Criar o catálogo virtual de divulgação para ações culturais da BC |
BC |
|
s |
Manter a política de exposições para divulgação de ações culturais de Extensão e Cultura |
BC |
|
t |
Criar uma política de divulgação dos produtos e serviços da Biblioteca |
BC |
|
u |
Fortalecer a divulgação, interna e externa, de conteúdos relacionados à cultura, arte, ciência e tecnologia |
COMSO |
|
v |
Ampliar a divulgação integrada de informações produzidas por diferentes unidades da Universidade |
COMSO |
|
w |
Ampliar a participação da UNIRIO em redes e grupos de cooperação acadêmica reconhecidas no cenário internacional |
CRI |
|
x |
Fortalecer os canais de comunicação com a comunidade universitária, na reflexão e discussão do processo de internacionalização da UNIRIO |
CRI |
|
3.2 Fomentar programas, projetos e cursos de extensão |
a |
Mobilizar a comunidade docente para oferta de seminários e cursos de Extensão, isolados ou em parcerias com instituições, empresas e movimentos sociais |
PROExC |
b |
Ampliar a realização, participação e coordenação de projetos de extensão e integração entre as Unidades Acadêmicas |
CCBS |
|
c |
Incentivar a atuação das Ligas nas Unidades e dar ampla divulgação no âmbito do CCBS |
CCBS |
|
d |
Estimular a criação e a manutenção de eventos de Extensão |
CCET |
|
e |
Estimular a criação e a manutenção de cursos de Extensão para a sociedade |
CCET |
|
f |
Apoiar projetos de Extensão dos docentes, dos Centros Acadêmicos e das Empresas Juniores |
CCJP |
|
g |
Desenvolver projetos em parceria com cursos de extensão a distância |
CEAD |
|
3.3 Criar fóruns de discussão entre a Universidade, a comunidade universitária e a sociedade |
a |
Realizar debate interdisciplinar sobre temas da área de concentração dos Mestrados |
CCJP |
b |
Ampliar as formas de divulgação para participação no Programa de Cooperação Acadêmica Nacional |
CCJP |
|
c |
Realizar seminário anual sobre as relações do Arquivo Central e a sociedade |
AC |
|
d |
Criar espaços de discussão e atuação entre a comunidade universitária e a sociedade em EaD |
CEAD |
|
e |
Estabelecer espaços de troca de informações, orientações e discussão das atividades de internacionalização na UNIRIO |
CRI |
|
3.4 Ampliar os serviços oferecidos à sociedade |
a |
Desenvolver o Projeto URCA - Qualificação de Educadores e Apoio à Prática Educacional |
PROExC |
b |
Desenvolver o Projeto Maracanã - Qualificação e Apoio aos Profissionais de Saúde |
PROExC |
|
c |
Desenvolver o Projeto Botafogo - Qualificação de gestores e servidores públicos e apoio à governança do Estado |
PROExC |
|
d |
Desenvolver o Projeto Rio Criativo - Qualificação profissional para as Indústrias Criativas, Turismo e Sustentabilidade |
PROExC |
|
e |
Credenciar a atividade assistencial docente desenvolvida no HUGG como atividade de extensão |
CCBS |
|
f |
Ampliar a inserção dos docentes e discentes nos cenários de práticas, principalmente nos serviços do SUS |
CCBS |
|
g |
Realizar estudos de usuários, por segmento (estudantes de Graduação e Pós-Graduação, docentes, servidores técnico-administrativos) em cada Biblioteca Setorial |
BC |
|
h |
Manter ações do projeto de Extensão de Incentivo ao Hábito de Leitura |
BC |
|
i |
Promover a difusão de informações acadêmicas, científicas e culturais de forma acessível para usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras) |
COMSO |
|
j |
Desenvolver programa de formação em Libras, voltado à comunidade interna e externa |
COMSO |
Objetivo 4. Garantir o fortalecimento da transparência organizacional
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS |
|
AÇÕES |
MACROUNIDADE RESPONSÁVEL |
4.1 Fortalecer a imagem da Instituição |
a |
Viabilizar a participação da Pró-Reitoria e suas Diretorias nos respectivos Fóruns Nacionais de sua área de competência |
PROPGPI |
b |
Promover a reformulação do Portal da UNIRIO |
COMSO |
|
c |
Consolidar as redes sociais gerenciadas pela Comso como meios de difusão de informações sobre a Universidade |
COMSO |
|
d |
Promover campanhas sobre temas de caráter institucional, de interesse da comunidade interna e/ou da sociedade |
COMSO |
|
e |
Criar projeto de design de sinalização padronizada para a Universidade |
COMSO |
|
f |
Participar ativamente em eventos sobre a política de internacionalização das IES no cenário nacional |
CRI |
|
4.2 Desenvolver ações de Transparência Organizacional e de estímulo ao Controle Social |
a |
Diminuir o tempo de atualização dos indicadores de graduação, de forma a tentar alcançar uma imagem o mais próxima possível da realidade em tempo real |
PROGRAD |
b |
Socializar matérias que estão diretamente relacionadas à internacionalização da instituição |
CRI |
|
c |
Acompanhar o sítio eletrônico com fins de verificar a disponibilidade escorreita das informações públicas |
OUVIDORIA |
|
d |
Elaborar Plano de Transparência Institucional da UNIRIO |
CPTO |
|
e |
Fomentar boas práticas de transparência na divulgação das informações institucionais |
CPTO |
|
4.3 Promover a transparência das informações institucionais para a sociedade |
a |
Mapear e elaborar o fluxo dos Programas de Ensino para divulgação |
PROGRAD |
b |
Aumentar o número de indicadores disponíveis divulgados |
PROGRAD |
|
c |
Mapear e publicizar dos fluxos de ingresso de estudantes de graduação |
PROGRAD |
|
d |
Publicar informações de pós-graduação, pesquisa e inovação |
PROPGPI |
|
e |
Criar Grupo de Trabalho (GT) para construção e monitoramento dos indicadores e de estudo de acompanhamento dos discentes assistidos pela PRAE via Pnaes |
PRAE |
|
f |
Construir indicadores e acompanhamento de discentes assistidos pela PRAE via Pnaes |
PRAE |
|
g |
Gerenciar os informes atualizados da PRAE na página institucional |
PRAE |
|
h |
Publicar boletins e outros tipos de informativos elaborados pelas Unidades da PRAE |
PRAE |
|
i |
Elaborar relatório de monitoramento de indicadores, para acompanhar os discentes assistidos pela PRAE via Pnaes |
PRAE |
|
j |
Atualizar dados orçamentários sobre auxílios, bolsas e serviços na página PRAE |
PRAE |
|
k |
Publicar e divulgar o Novo Regimento Geral |
PROPLAN |
|
l |
Publicar e divulgar o Plano de Governança do período 2023 a 2027 |
PROPLAN |
|
m |
Publicar e divulgar o PDI 2027-2031 |
PROPLAN |
|
n |
Publicar e divulgar o Plano de Riscos (PGERCI) 2027-2031 |
PROPLAN |
|
o |
Publicar e divulgar o PDGTIC 2027-2031 |
PROPLAN |
|
p |
Publicar e divulgar o Plano de Dados Abertos (PDA) |
PROPLAN |
|
q |
Abrir e divulgar os Dados Abertos na plataforma dados.gov.br |
PROPLAN |
|
r |
Divulgar relação de núcleos e laboratórios credenciados |
PROPLAN |
|
s |
Criar um Informativo da PROPLAN |
PROPLAN |
|
t |
Promover encontros, com a respectiva publicação das atividades na página institucional |
PROPLAN |
|
u |
Promover e disponibilizar os Relatórios Anuais de Atividades (RAAs) das UORGs da UNIRIO até o nível de unidade acadêmica |
PROPLAN |
|
v |
Sistematizar o processo de produção dos Relatórios de Atividades (RAs) das unidades acadêmicas com foco no público jovem |
PROPLAN |
|
w |
Produzir o Anuário da UNIRIO |
PROPLAN |
|
x |
Publicar o Quadro de Detalhamento de Despesas em site específico |
PROPLAN |
|
y |
Publicar normativa sobre Bolsas de desenvolvimento acadêmico e assistência estudantil ofertadas |
PROPLAN |
|
z |
Criar página de atos normativos do Governo Federal relacionados ao Orçamento |
PROPLAN |
|
aa |
Atualizar e simplificar o site da PROGEPE |
PROGEPE |
|
ab |
Ampliar e divulgar o PROGEPE INFORMA |
PROGEPE |
|
ac |
Manter atualizado no site da PROGEPE o Quadro de Referência dos Servidores Técnico-Administrativos¿ (QRSTA) e o Banco de Professor Equivalente (BPeq) |
PROGEPE |
|
ad |
Disponibilizar eletronicamente os documentos oficiais gerados no âmbito das unidades do CCBS |
CCBS |
|
ae |
Propor à Chefia de Gabinete a reativação da sessão da Decania do CCBS no Boletim Interno da UNIRIO |
CCBS |
|
af |
Criar, atualizar e modernizar os diferentes canais eletrônicos (revista do CCBS, sites, redes sociais, mídia em geral) do CCBS e subunidades |
CCBS |
|
ag |
Divulgar o resultado da avaliação quadrienal da CAPES nos Portais dos PPGs |
CCJP |
|
ah |
Desenvolver a transparência organizacional por meio da divulgação das atas de reuniões |
CLA |
|
ai |
Disponibilizar pela internet atos normativos e atas das atividades |
AC |
|
aj |
Atualizar o sítio eletrônico do Arquivo Central |
AC |
|
ak |
Publicar na página da biblioteca os relatórios de gestão do Sistema de Bibliotecas |
BC |
|
al |
Registrar e tornar transparente a política de backup dos ativos de informação da biblioteca (DTIC) |
BC |
|
am |
Divulgação dos Relatório de Atividades da Auditoria Interna (RAINT) |
AUDIN |
|
a n |
Atualizar e consolidar o sítio eletrônico da CEAD como veículo de informação |
CEAD |
|
ao |
Promover a transparência do uso responsável de todos os recursos direcionados à CRI |
CRI |
|
ap |
Disponibilizar respostas a partir de demandas recebidas via SIC |
OUVIDORIA |
|
aq |
Disponibilizar respostas a partir de manifestações recebidas via Ouvidoria |
OUVIDORIA |
|
ar |
Publicar Relatórios semestrais da Comissão Permanente de Sustentabilidade Institucional (COPESI) |
COPESI |
|
as |
Garantir a conformidade dos itens obrigatórios disponibilizados na página de Acesso à Informação |
CPTO |
|
at |
Elaborar e publicar versões atualizadas da Carta de Serviços ao Usuário |
CPTO |
|
4.4 Construir políticas e práticas para comunicação organizacional |
a |
Criar as páginas e links da PROAD, no site da UNIRIO, incluindo instruções para acesso a sistemas, consultas a documentos, formas de solicitações, entre outros |
PROAD |
b |
Atualizar as páginas e links da PROAD, no site da UNIRIO, incluindo instruções para acesso a sistemas, consultas a documentos, formas de solicitações, entre outros |
PROAD |
|
c |
Conduzir pesquisa e mapeamento nos espaços físicos dos campi, visando a adoção de campanhas educativas para o consumo inteligente e o combate ao desperdício de recursos (água, energia e gás) |
PROAD |
|
d |
Elaborar a Política de Comunicação Institucional da UNIRIO |
COMSO |
|
e |
Desenvolver ações de orientação e capacitação, para a comunidade interna, em temas relacionados à Comunicação |
COMSO |
|
f |
Criar procedimentos para fortalecer as ações de comunicação interna |
COMSO |
Objetivo 5. Garantir o desenvolvimento de pesquisas de base e aplicada, especialmente as vinculadas aos Programas de Pós- Graduação Stricto Sensu
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS |
|
AÇÕES |
MACROUNIDADE RESPONSÁVEL |
5.1 Fortalecer as áreas de pesquisa existentes e incentivar a formação de redes de pesquisa |
a |
Monitorar os grupos de pesquisa do Diretório de Grupos de Pesquisa |
PROPGPI |
b |
Estimular a publicação de editais para professores visitantes, com estímulo aos estrangeiros |
PROPGPI |
|
c |
Estimular a participação de pesquisadores estrangeiros em disciplinas remotas |
PROPGPI |
|
d |
Criar seminários de pesquisa para as Escolas do CCET |
CCET |
|
e |
Consolidar as três linhas de pesquisa no Mestrado em Ciência Política |
CCJP |
|
f |
Divulgar entre professores e alunos as áreas de concentração e linhas de pesquisa dos Mestrados |
CCJP |
|
5.2 Fomentar a criação de cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu e a consolidação dos cursos existentes |
a |
Implantar os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu no SIE |
PROPGPI |
b |
Ampliar o número de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do CCBS |
CCBS |
|
c |
Fortalecer a Residência em área profissional nas áreas de conhecimento do CCBS |
CCBS |
|
d |
Criar cursos de Pós-Graduação Lato Sensu |
CCET |
|
e |
Incentivar a criação de novos cursos de
Pós-Graduação Stricto Sensu |
CCH |
|
f |
Incentivar a criação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu |
CCH |
|
g |
Criar Cursos de Pós-Graduação |
CCJP |
|
h |
Realizar estudo de viabilidade de criação do curso de Doutorado Profissional em Ensino de Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas (PPGEAC) |
CLA |
|
i |
Criar o curso de Pós-Graduação stricto sensu - Mestrado em Letras |
CLA |
|
5.3 Internacionalizar os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu |
a |
Monitorar e analisar a Estrutura Curricular dos Programas de Pós-Graduação |
PROPGPI |
b |
Estimular a cooperação por cotutela entre a UNIRIO e outras IES estrangeiras |
PROPGPI |
|
c |
Fomentar a concorrência a editais de fomento para tradução |
CCBS |
|
d |
Ampliar as publicações em periódicos internacionais |
CCBS |
|
e |
Divulgar a produção acadêmica da UNIRIO no Banco de dados internacional da Online Computer Library Center (OCLC) |
BC |
|
f |
Propiciar, no limite de atuação da CRI, acordos com Instituições Estrangeiras no sentido de dar subsídios para a realização do pretendido |
CRI |
|
5.4 Melhorar os indicadores de avaliação dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu |
a |
Fomentar a tradução e publicação em periódicos internacionais |
PROPGPI |
b |
Monitorar as demandas para financiamentos externos a projetos de pesquisa |
PROPGPI |
|
c |
Estimular a produção qualificada |
PROPGPI |
|
d |
Estimular o desenvolvimento de produtos passíveis de proteção intelectual |
PROPGPI |
|
e |
Monitorar a gestão acadêmica dos cursos |
PROPGPI |
|
f |
Executar iniciativas que propiciem a melhorias dos conceitos dos Cursos de Pós-Graduação junto à CAPES |
CCBS |
|
g |
Estimular o aumento da publicação intelectual em coautoria docente/discente nos PPGs |
CCJP |
|
h |
Buscar assegurar função gratificada para os coordenadores dos Programas de Mestrado |
CCJP |
|
i |
Elevar o conceito de cursos de Programas de Pós-Graduação |
CCJP |
|
j |
Manter o número de defesas de dissertações dos alunos matriculados anualmente no mestrado |
CCJP |
|
k |
Recredenciar docentes permanentes |
CCJP |
|
l |
Credenciar docentes |
CCJP |
|
m |
Estimular publicações em periódicos Qualis A |
CCJP |
|
n |
Promover a Integração entre a Pós-Graduação Stricto Sensu e a Graduação |
CCJP |
|
o |
Garantir a oferta do Arquivo Central e seu acervo como campo de pesquisa para os Programas de Pós-Graduação |
AC |
Objetivo 6. Fomentar intercâmbio com entidades públicas, privadas, organizações e movimentos sociais
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS |
|
AÇÕES |
MACROUNIDADE RESPONSÁVEL |
6.1 Fomentar parcerias, acordos e convênios a fim de subsidiar as atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação |
a |
Estabelecer Convênios com Instituições Nacionais e Internacionais |
PROPGPI |
b |
Estabelecer parceria com Fundação de Apoio que atenda com expertise às necessidades da UNIRIO |
PROPLAN |
|
c |
Solicitar a ampliação de parcerias, espaços e convênios, com instituições nacionais e internacionais, para formação do conhecimento |
CCBS |
|
d |
Aderir à rede RUTE (Rede Universitária de Tele-Medicina) |
CCBS |
|
e |
Estabelecer convênios com Instituições Federais, Estaduais e/ou Municipais |
CCH |
|
f |
Ampliar a rede de parceiros públicos e privados que contribuam com o desenvolvimento de atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação |
CCH |
|
g |
Acompanhar a articulação da formação de professores e da pesquisa na área de educação com a educação básica, inclusive, em parceria com Organização Não-Governamentais (ONGs) |
CCH |
|
h |
Articular parcerias entre as Licenciaturas e a educação básica para iniciação à docência |
CCH |
|
i |
Estimular os docentes para parcerias nacionais e internacionais |
CCJP |
|
j |
Manter o empréstimo de obras de instituições estrangeiras |
BC |
|
k |
Buscar a concretização de Acordos a partir de demandas existentes |
CRI |
|
l |
Fortalecer a parceria com o programa de apoio à mobilidade Santander Universidades |
CRI |
|
m |
Estabelecer Acordos de Cooperação Técnica para a oferta de formação continuada em acessibilidade e inclusão |
NAI |
|
6.2 Firmar acordos, convênios e ajustes de diversas espécies com instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras |
a |
Formar parcerias com escolas do ensino básico, para o fortalecimento da política de formação de professores da UNIRIO |
PROGRAD |
b |
Divulgar as oportunidades de parcerias e convênios com instituições nacionais e internacionais |
PROPGPI |
|
c |
Estabelecer acordos com arquivos, bibliotecas, museus, institutos de pesquisa e outras instituições científicas e culturais, a fim de promover ações em conjunto, tais como eventos, publicações, cursos de treinamento, estágios entre outras atividades |
CCH |
|
d |
Ampliar o número de parcerias com unidades organizacionais da Unirio e com instituições públicas e privadas nacionais |
CCH |
|
e |
Manter os convênios com instituições internacionais |
CCJP |
|
f |
Ampliar acordos e convênios com instituições nacionais |
CCJP |
|
g |
Ampliar e aprofundar as relações de parceria dos Programas de Pós-graduação do CLA com outros Programas e instituições educacionais, culturais e organizacionais no Brasil e exterior |
CLA |
|
h |
Manter as afiliações nacionais e internacionais (CBBU, OCLC, OMT, ABEC, ORCID, Handle, Rede Tulipa, REDART) |
BC |
|
i |
Realizar convênio com outras instituições a fim de promover o ensino de línguas estrangeiras para a comunidade da UNIRIO |
CRI |
|
j |
Estabelecer e manter diálogo com as instâncias diplomáticas que ofertam maior abertura para a cooperação acadêmica internacional |
CRI |
|
6.3 Fomentar a política de internacionalização, fortalecendo as parcerias existentes com excelência acadêmica |
a |
Fortalecer parcerias já existentes com instituições públicas e privadas estrangeiras |
CCH |
b |
Ampliar o número de parcerias com instituições públicas e privadas estrangeiras |
CCH |
|
c |
Aplicar recursos que advém do MEC para internacionalização a partir das prioridades do setor |
CRI |
|
d |
Manter e estabelecer novos acordos de cooperação internacional, visando estimular o diálogo acadêmico no ensino, pesquisa e extensão |
CRI |
|
e |
Propor fomento para ações associadas ao processo de internacionalização, com o aumento que se faz necessário para o quantitativo de bolsas |
CRI |
|
f |
Manter a coordenação da UNIRIO no Grupo Tordesillas no Brasil e participação no Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras ? GCUB e no Grupo Santander Universidades |
CRI |
|
g |
Manter a participação nas REDES: Rede de Assessorias Internacionais das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (REARI), Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), Rede de Macrouniversidades de América Latina e Caribe |
CRI |
|
h |
Propor, dentro da UNIRIO, a qualificação de professores para o ensino de português para estrangeiros, assim como cursos de língua estrangeira para toda comunidade universitária |
CRI |
|
i |
Apoiar a estruturação de cursos com dupla diplomação em parceria com instituições do cenário internacional, no âmbito de atuação da CRI |
CRI |
|
j |
Apoiar as iniciativas advindas da comunidade universitária para a realização de eventos que propiciem a troca acadêmica e cultural com instituições ou países estrangeiros, no âmbito de atuação da CRI |
CRI |
Objetivo 7. Desenvolver a cultura e a prática da inovação e fomentar a proteção da produção intelectual da universidade
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS |
|
AÇÕES |
MACROUNIDADE RESPONSÁVEL |
7.1 Estimular e apoiar a Inovação |
a |
Realizar eventos de divulgação das ações e da produção da inovação na Universidade |
PROPGPI |
b |
Desenvolvimento do espaço de coworking para atividades relativas a projetos de inovação |
PROPGPI |
|
c |
Estabelecer parceria, convênios e termos de cooperação internos e externos em projetos de inovação |
PROPGPI |
|
d |
Atender, encaminhar e monitorar o processo de depósito de patentes |
PROPGPI |
|
e |
Atender, encaminhar e monitorar a proteção de ativos intangíveis e de propriedade intelectual |
PROPGPI |
Objetivo 8. Promover melhorias na estrutura organizacional
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS |
|
AÇÕES |
MACROUNIDADE RESPONSÁVEL |
8.1 Revisar o marco regulatório e os atos normativos da Universidade |
a |
Revisar o marco regulatório da PROPGPI |
PROPGPI |
b |
Reestruturar a Câmara de Extensão e Cultura, através da revisão de seu regimento |
PROExC |
|
c |
Revisar as regras para pagamento e gestão de bolsas de extensão |
PROExC |
|
d |
Elaborar e implementar a Política de Cultura da UNIRIO |
PROExC |
|
e |
Elaborar a Política de Assistência Estudantil |
PRAE |
|
f |
Avaliar/Revisar a Política de Assistência Estudantil |
PRAE |
|
g |
Atualizar o Estatuto da UNIRIO |
PROPLAN |
|
h |
Atualizar o Regimento Geral da UNIRIO |
PROPLAN |
|
i |
Elaborar o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2027-2031 |
PROPLAN |
|
j |
Elaborar o Plano de Gestão de Risco (PGERCI) 2027-2031 |
PROPLAN |
|
k |
Elaborar o Plano Diretor de Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação (PDGTIC) 2027-2031 |
PROPLAN |
|
l |
Elaborar o Plano de Dados Abertos - PDA |
PROPLAN |
|
m |
Atualizar Regimentos Internos das unidades organizacionais |
PROPLAN |
|
n |
Atualizar Regimento Interno da Câmara Técnica de Planejamento |
PROPLAN |
|
o |
Revisar o Regimento Interno da DTIC, a fim de adequar às novas necessidades de estrutura organizacional e marco regulatório das áreas de TIC |
PROPLAN/DTIC |
|
p |
Participar da Construção do Plano Diretor de Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação (PDGTIC) 2027-2031 |
PROPLAN/DTIC |
|
q |
Criar o Regimento Interno da PROGEPE |
PROGEPE |
|
r |
Atualizar as normativas que promovam de forma eficaz a movimentação de pessoal (remoção, redistribuição, cessão, mobilidade e colaboração técnica) |
PROGEPE |
|
s |
Criar normativas internas para a institucionalização do controle de frequência eletrônico |
PROGEPE |
|
t |
Criar normativas internas para a institucionalização do Teletrabalho |
PROGEPE |
|
u |
Elaborar e revisar os regimentos internos das unidades do CCBS |
CCBS |
|
v |
Elaborar o Regimento Interno do CCET e de suas unidades |
CCET |
|
w |
Elaborar / atualizar os regimentos internos do CCH (decania, escolas, faculdades, institutos, programas de pós-graduação, núcleos e laboratórios) |
CCH |
|
x |
Estimular a Participação em encontros e reuniões de revisão de marcos regulatórios da Universidade (Estatuto, Regimento Geral e Regimentos Internos) |
CCJP |
|
y |
Reformular o Regimento Interno do Arquivo Central |
AC |
|
z |
Revisar os normativos internos da AUDIN, visando adequação às normas vigentes |
AUDIN |
|
aa |
Elaborar o Regimento Interno da Comso |
COMSO |
|
ab |
Revisar o Regimento Interno da COPESI e discussão sobre a composição/estrutura da Comissão |
COPESI |
|
ac |
Revisar o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da UNIRIO |
COPESI |
|
ad |
Atualizar o Regimento Interno da CPA junto ao CONSUNI visando garantir a autonomia e sua atualização quanto à legislação vigente |
CPA |
|
ae |
Propor a atualização do Regimento Interno das Comissões Internas de Avaliação de Curso (CIACs) junto ao CONSEPE visando garantir sua autonomia e propiciar uma integração entre as CIACs e a CPA para o apoio necessário aos seus funcionamentos |
CPA |
|
8.2 Definir as áreas necessárias à execução dos processos organizacionais |
a |
Criar o Escritório de Captação de Recursos para a Extensão Universitária da UNIRIO (apoio à inscrição dos projetos de cultura nas leis de incentivo federais, estaduais e municipais e à captação junto a órgãos de governo, emendas parlamentares e empresas) |
PROExC |
b |
Criar o Centro de Co-Working e Empreendedorismo da UNIRIO, com Nível de Coordenação |
PROExC |
|
c |
Estruturar o Núcleo de Imagem e Som como unidade da PROExC, com nível de Coordenação |
PROExC |
|
d |
Transformar a Diretoria de Extensão em Centro de Ensino e Prática de Extensão |
PROExC |
|
e |
Transformar a Coordenação de Cultura em Centro Cultural da UNIRIO, com vinculação de uma Diretoria |
PROExC |
|
f |
Implementar a Câmara de Assuntos Estudantis |
PRAE |
|
g |
Criar unidade formal para Recenseamento Institucional (RI) |
PROPLAN |
|
h |
Criar uma Editora Virtual na UNIRIO |
PROPLAN |
|
i |
Criar subunidades na estrutura organizacional da PROPLAN/DAINF |
PROPLAN |
|
j |
Criar Colegiados dos Institutos do CCBS |
CCBS |
|
k |
Constituir Comissões de Biossegurança nas Unidades Organizacionais do CCBS |
CCBS |
|
l |
Revisar a estrutura organizacional do CCET, com parecer da PROPLAN e junto ao CONSUNI |
CCET |
|
m |
Criar Instituto de Filosofia e Ciências Sociais |
CCH |
|
n |
Criar Secretarias Acadêmicas específicas para os cursos do CCJP |
CCJP |
|
o |
Estudar o redimensionamento do Arquivo Central |
AC |
|
p |
Estudar a reestruturação das UAPS do Arquivo Central |
AC |
|
q |
Ampliar a estrutura do Sistema de Bibliotecas |
BC |
|
r |
Definir uma estrutura organizacional interna da CRI |
CRI |
|
8.3 Implementar ações voltadas para melhorias organizacionais |
a |
Atualizar estrutura organizacional formal da Universidade no SIE |
PROPLAN |
b |
Atualizar a estrutura organizacional no SIORG |
PROPLAN |
|
c |
Atualizar a estrutura organizacional no e-ORG |
PROPLAN |
|
d |
Criar campi virtuais da Universidade |
PROPLAN |
|
e |
Acompanhar e monitorar a execução e publicação do alcance de metas do PDI |
PROPLAN |
|
f |
Acompanhar e monitorar a execução e publicação do alcance de metas do PGERCI |
PROPLAN |
|
g |
Acompanhar e monitorar a execução e alcance de metas do PDGTIC |
PROPLAN |
|
h |
Acompanhar e monitorar a execução do PDA |
PROPLAN |
|
i |
Desenvolver projetos de trabalho voltados para a criação de estudos organizacionais |
PROPLAN |
|
j |
Elaborar manuais e desenvolver processos internos para os trabalhos executados na PROPLAN/DAINF |
PROPLAN |
|
k |
Aperfeiçoar o processo de coleta das informações para o Relatório de Gestão |
PROPLAN |
|
l |
Revisar a Política de Segurança da Informação e Comunicação - POSIC em conformidade à legislação atual |
PROPLAN/DTIC |
|
m |
Realizar levantamento e adaptação dos núcleos e laboratórios para atendimento à normatização vigente |
CLA |
|
n |
Centralizar as informações sobre reformas e necessidades prediais do CLA na Decania |
CLA |
|
o |
Ampliar a conclusão (atendimento/finalização) das recomendações expedidas pela AUDIN, a fim de reduzir o quantitativo de recomendações pendentes de atendimento |
AUDIN |
|
8.4 Adequar cargos e funções à nova estrutura organizacional |
a |
Reorganizar o quadro funcional da PROPGPI |
PROPGPI |
b |
Aperfeiçoar a estrutura organizacional da PROExC |
PROExC |
|
c |
Ampliar o número de funcionários da PROExC |
PROExC |
|
d |
Propor reestruturação da CRI, adicionando uma Gerência de Relações Internacionais e uma Gerência de Relações Interinstitucionais |
CRI |
|
8.5 Promover, junto aos órgãos do governo federal, a fundamentação e argumentações técnicas para ampliação física e de cargos comissionados |
a |
Elaborar relatório com informações sobre cargos comissionados: distribuição, cargos vagos e unidades sem vinculação de cargos |
PROPLAN |
b |
Encaminhar relatório sobre cargos comissionados para redirecionamento ao MEC |
PROPLAN |
|
c |
Elaborar estudo para ampliação do espaço físico da Universidade e expansão para outros municípios, incluindo os de fora do estado do Rio de Janeiro |
PROPLAN |
Objetivo 9. Promover melhorias no processo organizacional
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS |
|
AÇÕES |
MACROUNIDADE RESPONSÁVEL |
9.1 Automatizar processos através do uso de sistemas de informação |
a |
Informatizar os Programas de Ensino |
PROGRAD |
b |
Implantar o Portal via web de criação e recredenciamento de Laboratórios e Núcleos |
PROPLAN |
|
c |
Adquirir software para automatizar o controle do planejamento e desenvolvimento das etapas dos processos das unidades organizacionais da Universidade |
PROPLAN |
|
d |
Implantar o Assentamento Funcional Digital (AFD) incluindo a digitalização do legado em todos os setores da PROGEPE |
PROGEPE |
|
e |
Implantar o sistema de inscrição do processo seletivo discente do PPGD, via web |
CCJP |
|
9.2 Aperfeiçoar os processos arquivísticos |
a |
Supervisionar as atividades de gestão de documentos |
AC |
b |
Promover visita técnica ou organização da massa documental acumulada da universidade |
AC |
|
9.3 Aperfeiçoar a gestão dos processos acadêmicos |
c |
Informatizar e padronizar os processos de convênio e estágio |
PROGRAD |
d |
Reorganizar os processos de cadastramento de programas e projetos |
PROExC |
|
e |
Estruturar e divulgar os processos acadêmicos como passo-a-passo nos sítios web do CCET |
CCET |
|
f |
Promover estudo sobre os critérios arquivísticos de implantação e de manutenção do diploma digital |
AC |
|
9.4 Aperfeiçoar a gestão dos processos administrativos |
a |
Informatizar os processos de acesso à graduação |
PROGRAD |
b |
Mapear os processos acadêmicos dos cursos de pós-graduação stricto e lato sensu no SIE |
PROPGPI |
|
c |
Rever os fluxos e processos operacionais e administrativos internos das Diretorias e da PROPGPI |
PROPGPI |
|
d |
Realizar mapeamento dos processos visando a padronização dos fluxos de trabalho |
PROPLAN |
|
e |
Simplificar as rotinas de trabalho por meio da análise e melhoria dos processos para a dinamização da gestão universitária |
PROPLAN |
|
f |
Promover ações que tenham como objetivo a divulgação dos procedimentos pertinentes à captação dos dados institucionais. |
PROPLAN |
|
g |
Metodizar o processo de produção dos Relatórios de Atividades (RAs) das UORGs da UNIRIO até o nível de unidade acadêmica. |
PROPLAN |
|
h |
Implementar ações de treinamento relativo a critérios e metodologias destinadas ao planejamento e controle da PROPLAN/DAINF |
PROPLAN |
|
i |
Criar Manual de Gestão de Custo |
PROAD |
|
j |
Elaborar normativos que formalizem as atividades e procedimentos relacionados à gestão dos bens imóveis próprios sob responsabilidade da Universidade |
PROAD |
|
k |
Propor e assegurar atos de descentralização de aquisições para as unidades organizacionais da Universidade |
PROAD |
|
l |
Reformular Fluxo Processual de Aquisições e Contratações |
PROAD |
|
m |
Automatizar a gestão de documentos e processos por meio de um sistema eletrônico |
PROGEPE |
|
n |
Normatizar e atualizar rotinas, procedimentos e processos relacionados à gestão de pessoas em consonância com a legislação vigente |
PROGEPE |
|
o |
Realizar o Programa UNIRIO de Braços Abertos para promover a ambientação de novos servidores |
PROGEPE |
|
p |
Ampliar o programa de estágio probatório para as carreiras da UNIRIO |
PROGEPE |
|
q |
Implantar o programa de prevenção de situações que caracterizem o desvio de função |
PROGEPE |
|
r |
Monitorar o programa de prevenção de situações que caracterizem o desvio de função |
PROGEPE |
|
s |
Construir um Núcleo de Consultoria Jurídica e de legislação de pessoal na PROGEPE |
PROGEPE |
|
t |
Elaborar um plano de implementação do ponto eletrônico (Sistema de Registro Eletrônico de Frequência - SISREF) |
PROGEPE |
|
u |
Implantar o controle de frequência eletrônico |
PROGEPE |
|
v |
Implantar Programa de Gestão de Teletrabalho |
PROGEPE |
|
w |
Modelar os processos administrativos da Decania, das Escolas, dos Programas de Pós-Graduação e dos Departamentos |
CCET |
|
x |
Mapear os tipos e os fluxos do documento administrativo em meio eletrônico |
AC |
|
y |
Promover estudo de adequação dos documentos administrativos à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) |
AC |
|
z |
Monitorar a frequência de usuários em todas as bibliotecas por tipo de acesso |
BC |
|
aa |
Monitorar o número de Usuários per capita inscritos nas bibliotecas |
BC |
|
ab |
Monitorar o número de consultas anuais |
BC |
|
ac |
Monitorar o número de empréstimos em todas as bibliotecas |
BC |
|
ad |
Revisar e atualizar os desenhos de processos do Sistema de Bibliotecas |
BC |
|
ae |
Estabelecer cooperação entre o Núcleo de Acessibilidade Institucional e a Coordenadoria de Engenharia para apoio e assessoramento técnico |
NAI |
|
af |
Atualizar o mapeamento dos principais processos de trabalho da Auditoria Interna |
AUDIN |
|
ag |
Ampliar a execução das ações planejadas no Plano Anual de Auditoria Interna - PAINT |
AUDIN |
|
9.5 Aperfeiçoar o processo de avaliação institucional |
a |
Monitorar os dados fornecidos para a avaliação institucional |
PROPGPI |
b |
Expandir a integração da PROPLAN/DAINF com a CPA com vistas ao aprimoramento dos processos de avaliação de curso e autoavaliação institucional |
PROPLAN |
|
c |
Apoiar as interlocuções com as Comissões Institucionais de Autoavaliação de Curso (CIACs) |
CCH |
|
d |
Implementar o Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ) da AUDIN |
AUDIN |
|
e |
Acompanhar, em conjunto com a DAINF, as comissões de avaliações externas de cursos e institucional |
CPA |
|
f |
Propiciar as informações entre a Comissão Própria de Avaliação e a Instituição com atendimento a todas as suas solicitações, dentro das possibilidades da CPA, quanto a autoavaliação institucional |
CPA |
|
g |
Expandir a integração entre a CPA e a DAINF/PROPLAN com vistas ao aprimoramento dos processos de avaliação de curso e institucional |
CPA |
|
h |
Apresentar metodologias visando que as informações sobre autoavaliações de cursos cheguem a Comissão Própria de Avaliação com a finalidade de atender as Comissões Externas de Avaliação de Cursos e institucional em suas solicitações |
CPA |
|
i |
Promover a autoavaliação institucional pela CPA, de caráter participativo e emancipatório |
CPA |
|
j |
Aperfeiçoar a gestão dos processos acadêmicos e administrativos, a partir da criação de um guia de indicadores anuais de satisfação de servidores e discentes |
CPA |
|
9.6 Consolidar a implantação de Comitês e comissões similares de âmbito institucional, previstos na legislação vigente para órgãos da Administração Pública Federal |
a |
Estabelecer nova composição da COPESI em consonância com o seu Regimento Interno (a ser revisto) |
COPESI |
b |
Criar Equipes Setoriais de Trabalho (ESTs) nos Centros Acadêmicos, Reitoria e Órgãos Suplementares, para fortalecer as ações da Comissão Própria de Avaliação - CPA |
CPA |
|
c |
Acompanhar as Equipes Setoriais de Trabalho (ESTs) na realização de reuniões periódicas |
CPA |
Objetivo 10. Promover a integração da comunidade universitária, com melhoria das condições de estudo, convivência e ações de assistência estudantil, vinculadas às atividades-fim da Universidade
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS |
|
AÇÕES |
MACROUNIDADE RESPONSÁVEL |
10.1 Ampliar o acervo bibliográfico e o programa de manutenção permanente |
a |
Ampliar a oferta da bibliografia básica (BB) das disciplinas dos cursos de Graduação, com intuito de alcançar a nota 4 na avaliação INEP/MEC |
BC |
b |
Manter as assinaturas de bases de dados (Jstor, Gedweb,Ulrich''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''s, WebDewey, ABNT, Dynamed, EBSCO E-books, Academic Collectioon) |
BC |
|
c |
Adquirir e-books nacionais |
BC |
|
d |
Adquirir e-books estrangeiros |
BC |
|
e |
Renovar a política para cobertura das bibliografias básicas |
BC |
|
f |
Manter programas de higienização e pequenos reparos da coleção de obras especiais |
BC |
|
g |
Ampliar os recursos de informação em OA (open acess) e Domínio público ofertados via Biblioteca Digital |
BC |
|
h |
Implantar Programa de higienização e recuperação das obras Gerais |
BC |
|
i |
Estabelecer política de identificação de obras especiais para cada uma das 8 escolas formadoras da UNIRIO |
BC |
|
j |
Disponibilizar, em parceria com a Biblioteca Central, acervo sobre acessibilidade e inclusão, bem como dos recursos educacionais acessíveis produzidos pela comunidade acadêmica |
NAI |
|
10.2 Implantar, implementar, consolidar e ampliar programa para atendimento aos estudantes com necessidades especiais |
a |
Ampliar o Programa de Tutoria Especial (PROTES) de modo a melhorar o atendimento a estudantes com deficiência |
PROGRAD |
b |
Aderir a Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados (REBECA) de material acessível |
BC |
|
c |
Ampliar, em parceria com a PROGRAD, o atendimento a estudantes com deficiência pelo Programa de Tutoria Especial |
NAI |
|
10.3 Criar áreas de convivência |
a |
Realizar o estudo de viabilidade de criação de espaços de alimentação para comunidade acadêmica do CLA |
CLA |
b |
Criar área de café na Biblioteca Central |
BC |
|
c |
Desenvolver Espaço criativo na BC (Design Thinking) |
BC |
|
10.4 Ampliar programa de assistência estudantil |
a |
Implantar o Apoio Nutricional |
PRAE |
10.5 Criar programa de incentivo às atividades de cultura, esporte, lazer e saúde |
a |
Ampliar os eventos culturais, sociais e esportivos no CCBS |
CCBS |
b |
Criar e implementar um Programa de saúde, bem estar, cultura e lazer, para a comunidade acadêmica |
CCBS |
|
c |
Promover atividades com as Atléticas e ações de cultura e lazer em conjunto com a PROEXC e a PRAE |
CCBS |
|
d |
Solicitar a criação de uma sala para as atléticas dos 3 cursos |
CCJP |
Objetivo 11. Melhorar condições de trabalho de servidores docentes e técnico administrativos
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS |
|
AÇÕES |
MACROUNIDADE RESPONSÁVEL |
11.1 Equipar adequadamente os ambientes de trabalho |
a |
Adequar e equipar secretarias, espaços administrativos e acadêmicos e a decania do CCBS |
CCBS |
b |
Adquirir mobiliário e computadores necessários às atividades que são desenvolvidas pela CRI |
CRI |
|
11.2 Adequar os espaços físicos dos ambientes de trabalho de acordo com as necessidades funcionais |
a |
Readequar e concretizar a proposta de redistribuição de salas de aula e espaços administrativos no prédio do CCH |
CCH |
b |
Realizar o estudo de viabilidade de criação de gabinetes docentes |
CLA |
|
c |
Trocar o mobiliário, modernizando a sala multimídia |
BC |
|
d |
Trocar as janelas do prédio antigo da BC |
BC |
|
e |
Mudar a biblioteca do HUGG para a Unidade da EMC |
BC |
|
f |
Adquirir conjuntos de mobiliário (mesas e cadeiras), destinadas aos tutores de Biblioteconomia |
CEAD |
|
11.3 Desenvolver ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos servidores, inclusive aposentados, pensionistas e familiares, intensificando as ações de política de desenvolvimento de pessoas |
a |
Realizar o Programa Banco de Ideias, para impulsionar a integração, interação, participação e valorização da comunidade universitária |
PROGEPE |
b |
Realizar ações de Promoção a Saúde que favoreçam a saúde dos servidores e a qualidade de vida no trabalho |
PROGEPE |
|
c |
Implementar o programa de Exames Periódicos |
PROGEPE |
|
d |
Realizar exames periódicos nos servidores |
PROGEPE |
|
e |
Realizar e atualizar as avaliações ambientais das unidades organizacionais |
PROGEPE |
|
f |
Promover ações para melhoria da segurança e condições de trabalho nos setores (insalubridade, periculosidade e riscos ambientais) |
PROGEPE |
|
g |
Criar Equipes de Referência com base na Nucleação por categorias profissionais |
PROGEPE |
|
h |
Implementar a política de enfrentamento a violência e assédio moral |
PROGEPE |
|
i |
Criar Comissão para Enfrentamento do Assédio Moral |
PROGEPE |
|
j |
Realizar eventos em homenagem ao dia do servidor |
PROGEPE |
|
k |
Realizar eventos em homenagem aos aposentados |
PROGEPE |
|
l |
Elaborar o Programa para a Aposentadoria de servidores |
PROGEPE |
|
m |
Implementar o Programa para a Aposentadoria de servidores |
PROGEPE |
|
11.4 Promover uma relação integrada e não discriminatória entre as unidades organizacionais e as entidades representativas dos diferentes segmentos da comunidade universitária |
a |
Estimular a integração de Centros Acadêmicos da Unirio |
CCBS |
b |
Promover parcerias do CLA com o curso de Engenharia de Produção da UNIRIO |
CLA |
|
c |
Buscar maior proximidade com as unidades acadêmicas e administrativas a partir da participação em seus eventos |
AC |
|
11.5 Implantar programa para atendimento aos servidores com necessidades especiais |
a |
"sem ações" |
|
Objetivo 12. Fortalecer e aprimorar a política de qualificação e capacitação de servidores docentes e técnico-administrativos
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS |
|
AÇÕES |
MACROUNIDADE RESPONSÁVEL |
12.1 Consolidar programas de capacitação permanente para servidores |
a |
Estimular a participação de servidores em programas de capacitação |
PROPGPI |
b |
Estimular a capacitação de servidores para gestão orçamentária |
PROPGPI |
|
c |
Elaborar curso de capacitação para servidores sobre o PDI UNIRIO |
PROPLAN |
|
d |
Capacitar tecnicamente servidores da DTIC, visando à atualização tecnológica em sua área de atuação |
PROPLAN/DTIC |
|
e |
Capacitar tecnicamente a área de TIC para Diploma Digital |
PROPLAN/DTIC |
|
f |
Fomentar a participação dos servidores da PROAD em cursos de capacitação e de formação continuada |
PROAD |
|
g |
Fomentar ações de capacitação em idiomas estrangeiros para os servidores (PRIC-IE) |
PROGEPE |
|
h |
Ampliar a participação de servidores em programas de capacitação |
CCBS |
|
i |
Promover a formação de preceptores (Cursos) |
CCBS |
|
j |
Garantir o gerenciamento de afastamentos / licenciamentos de docentes e técnico-administrativos para realização de cursos de capacitação, aperfeiçoamento e qualificação |
CLA |
|
k |
Garantir as condições necessárias para a capacitação de seus funcionários |
AC |
|
l |
Incentivar a capacitação contínua dos integrantes da AUDIN por meio da realização de cursos relacionados às atividades desenvolvidas pela auditoria interna governamental |
AUDIN |
|
m |
Promover capacitação para os técnicos e para o docente coordenador lotados na CRI, como por exemplo: cursos de idiomas |
CRI |
|
12.2 Consolidar programas de qualificação permanente para servidores |
a |
Estimular a participação de servidores em programas de qualificação |
PROPGPI |
b |
Incentivar a qualificação técnica dos servidores da DTIC, visando à atualização tecnológica em sua área de atuação |
PROPLAN/DTIC |
|
c |
Ampliar a participação de servidores em programas de qualificação |
CCBS |
|
d |
Manter a participação em programas de qualificação dos servidores |
CCJP |
|
e |
Incentivar e apoiar a qualificação dos servidores técnico-administrativos da CEAD em nível de pós-graduação |
CEAD |
|
f |
Promover qualificação dos técnicos lotados na CRI |
CRI |
|
12.3 Promover planos de capacitação de servidores |
a |
Elaborar e implementar novo Plano de Capacitação de servidores da PROPLAN |
PROPLAN |
b |
Realizar o Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento (LND) junto aos gestores e servidores para a construção do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) |
PROGEPE |
|
c |
Construir o Plano de Desenvolvimento de Pessoas
(PDP) adequado às necessidades de qualificação e capacitação do corpo
técnico-administrativo |
PROGEPE |
|
d |
Ampliar, atualizar e aprimorar periodicamente o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) |
PROGEPE |
|
e |
Promover ações de desenvolvimento com base nas necessidades institucionais apontadas no PDP |
PROGEPE |
|
f |
Oferecer Cursos Internos de capacitação com base nas necessidades institucionais apontadas no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) |
PROGEPE |
|
g |
Realizar ações de desenvolvimento direcionadas aos gestores da Universidade |
PROGEPE |
|
h |
Implementar ação para a capacitação de servidores técnico-administrativos que não atingiram o nível IV na carreira |
PROGEPE |
|
i |
Criar o Repositório de Teses e Dissertações realizadas por servidores da Unirio |
PROGEPE |
|
j |
Promover ações de desenvolvimento relacionadas à acessibilidade, sustentabilidade e diversidade |
PROGEPE |
|
k |
Elaborar plano de capacitação para os servidores da CPA |
CPA |
|
12.4 Promover planos de qualificação de servidores |
a |
Elaborar e implementar novo Plano de Qualificação de servidores da PROPLAN |
PROPLAN |
b |
Fomentar ações de qualificação para os servidores técnico-administrativos (PRIQ) |
PROGEPE |
|
c |
Consolidar Programa de Incentivo à Qualificação de servidores em Programas de Pós-graduação da Unirio |
PROGEPE |
|
d |
Garantir as condições necessárias para a qualificação de seus funcionários |
AC |
Objetivo 13. Ampliar, modernizar e preservar a infraestrutura física institucional
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS |
|
AÇÕES |
MACROUNIDADE RESPONSÁVEL |
13.1 Implantar laboratórios temáticos de ensino, pesquisa, extensão e inovação |
a |
Apoiar iniciativas de infraestrutura, uso e manutenção dos laboratórios. |
PROPGPI |
b |
Consolidar o registro e credenciamento de laboratórios e núcleos de ensino, pesquisa, extensão e multidimensionais |
PROPLAN |
|
c |
Criar Laboratórios e Núcleos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Multidimensionais e Multiusuários |
CCBS |
|
13.2 Adequar o espaço físico existente à nova realidade institucional |
a |
Ampliar a Rede UNIRIO |
PROPLAN/DTIC |
b |
Contratar empresa para elaboração de projeto executivo de instalação elétrica nos campi da Universidade |
PROAD |
|
c |
Realizar mapeamento sobre a situação de cada imóvel, objetivando levantar as pendências e dificuldades para a respectiva regularização, através de um plano de ação |
PROAD |
|
d |
Realizar adequação das instalações elétricas e aumento de disponibilidade energética incluindo a instalação de nova Subestação transformadora e instalação de geradores no Campus 436 |
PROAD |
|
e |
Implementar medidas de segurança contra incêndio e pânico com base em projeto aprovado pelo CBMERJ |
PROAD |
|
f |
Formalizar cooperação entre Coordenação de Engenharia, decanias, direções e demais unidades (PROAD, SAST, financeiro, manutenção, transporte, etc.) para definição de soluções para problemas de infraestrutura, condições dos laboratórios, otimização do uso e ocupação dos espaços, expansões futuras, avaliação de condições de biossegurança no pós-pandemia, violência urbana, entre outros |
PROAD |
|
g |
Realizar inventário físico anual de bens imóveis sob a responsabilidade da UNIRIO, apresentando, inclusive, o seu estado de conservação |
PROAD |
|
h |
Realizar pesquisa tendo como público alvo todos os segmentos da comunidade universitária, visando mapear e identificar as diversas formas de uso, ocupação e representações individuais e coletivas dos espaços livres e edificados da universidade, a fim de alinhar as propostas arquitetônicas e urbanísticas da Coordenadoria de Engenharia aos anseios da comunidade |
PROAD |
|
i |
Otimizar a redistribuição espacial do Prédio do CCH após a construção do Prédio Anexo |
CCH |
|
j |
Administrar adequadamente os resíduos, com descarte correto do lixo eletrônico e disponibilização de coleta seletiva de lixo |
CLA |
|
k |
Implantar ações de sustentabilidade na BC (em acordo com a agenda ODS 2030 da ONU), em parceria com a COPESI |
COPESI |
|
13.3 Adequar as instalações físicas das unidades à acessibilidade de pessoas com necessidades especiais |
a |
Realizar obras de adequação urbanística e paisagística dos campi, contemplando obras de infraestrutura (pavimentação, drenagem, iluminação, mobiliário, sinalização etc.). |
PROAD |
b |
Instalar novos aparelhos de transporte vertical mecânico (elevadores, plataformas de elevação, etc.) |
PROAD |
|
c |
Estabelecer procedimento de autovistoria preventiva por parte dos centros/unidades com objetivo de identificar as condições de acessibilidade dos prédios, acompanhar as modificações e coletar sugestões de melhorias necessárias através de formulários objetivos. |
NAI |
|
d |
Estimular e apoiar a realização de adequações arquitetônicas, urbanísticas e paisagísticas nas edificações, acessos e áreas livres dos campi |
NAI |
|
e |
Estimular e apoiar a realização de melhorias na sinalização visual, sonora e tátil e dispositivos de orientação nos espaços físicos da universidade |
NAI |
|
13.4 Ampliar o espaço físico para atender às demandas do crescimento acadêmico |
a |
Implantar espaços previstos no Prédio Anexo do CCH (auditório, sala de exposição, salas de aula, laboratórios e núcleos) |
CCH |
b |
Criar grupo de trabalho interunidades e de caráter multidisciplinar para realizar estudo de viabilidade de implantação de um museu universitário da UNIRIO |
CCH |
|
13.5 Dotar os espaços físicos de mobiliário e outros materiais permanentes adequados à sua destinação |
a |
Equipar salas de apoio ao professor para uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) integradas ao ensino |
PROGRAD |
b |
Manter e adquirir suprimentos para o Laboratório Eterna |
BC |
|
c |
Adquirir mobiliário adequado, no aspecto ergonômico, para a unidade |
COMSO |
|
d |
Adquirir equipamentos de Tecnologia Assistiva, possibilitando melhores condições de trabalho e estudo para a comunidade acadêmica |
NAI |
|
13.6 Adequar a frota de veículos oficiais para atender à nova realidade institucional |
a |
"sem ações" |
|
13.7 Garantir a manutenção preventiva e a sustentabilidade ambiental da Universidade |
a |
Implementar sistemas e dispositivos para otimização da eficiência energética tais como usinas fotovoltaicas, medidores inteligentes, elevadores com sistemas regenerativos, etc. |
PROAD |
b |
Implementar sistemas e dispositivos para captação e reaproveitamento de águas pluviais |
PROAD |
|
c |
Realizar intervenções visando o aperfeiçoamento tecnológico dos sistemas de climatização |
PROAD |
|
d |
Realizar intervenções visando o aperfeiçoamento tecnológico dos elevadores |
PROAD |
|
e |
Instituir grupo de pesquisa e inovação em soluções de eficiência energética e sustentabilidade na Coordenadoria de Engenharia em diálogo com a Comissão Permanente de Sustentabilidade Institucional (COPESI) |
PROAD |
|
13.8 Promover ações voltadas para a preservação dos edifícios de valor histórico, artístico e cultural |
a |
Realizar obras de preservação, reparação e restauro das edificações de valor histórico, artístico e cultural da Universidade |
PROAD |
b |
Elaborar Plano de Gestão da Conservação do Patrimônio Cultural da UNIRIO, através da instituição de Comissão ou Grupo de Trabalho, para planejar as ações de preservação e restauro das edificações de valor histórico, artístico e cultural |
PROAD |
|
c |
Instituir campanha de educação patrimonial voltada para o reconhecimento do patrimônio cultural material e imaterial da UNIRIO |
PROAD |
|
d |
Garantir recursos para Digitalização e Catalogação do acervo técnico da Coordenadoria de Engenharia e registros de depoimentos de funcionários |
PROAD |
Objetivo 14. Garantir a infraestrutura e equipamentos de tecnologia de informação e aprimorar a governança digital, promovendo oferta de serviços digitais e participação social por meio digital
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS |
|
AÇÕES |
MACROUNIDADE RESPONSÁVEL |
14.1 Implantar serviços informatizados compatíveis com as demandas administrativas e acadêmicas |
a |
Adequar os processos de registro e documentação de modo a registrar as atividades de extensão empreendidas pelos discentes |
PROExC |
b |
Consolidar a emissão do Diploma Digital para Graduação |
PROPLAN/DTIC |
|
c |
Consolidar a implantação de ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, que tem como objetivo a eficiência administrativa |
PROPLAN/DTIC |
|
d |
Adquirir ou contratar assinatura de softwares especializados: CAD (Computer Aided Design) e BIM (Building Modeling Information), dentre outros, necessários ao desenvolvimento dos projetos da Coordenação de Engenharia |
PROAD |
|
e |
Adquirir Programas, Sistemas e Softwares que otimizem a atuação da PROGEPE junto aos servidores e as unidades dos órgãos centrais |
PROGEPE |
|
f |
Realizar estudos de viabilização para sistemas eletrônicos de arquivo e protocolo |
AC |
|
g |
Implantar o serviço de monitoramento de câmeras em 5 unidades |
BC |
|
h |
Assinar uma ferramenta de análise de dados (software), para ampliar o monitoramento de uso da Biblioteca digital |
BC |
|
i |
Implantar serviço de devolução informatizado de obras na Biblioteca Setorial da Enfermagem (BSEN) |
BC |
|
j |
Manter e desenvolver a Biblioteca digital da UNIRIO |
BC |
|
k |
Atualizar o parque tecnológico das bibliotecas (autoempréstimo, devolução, e reserva) |
BC |
|
14.2 Adequar a infraestrutura de tecnologia de informação e comunicação à nova realidade institucional |
a |
Substituir os computadores da PROGRAD |
PROGRAD |
b |
Adquirir computadores portáteis para eventos |
PROGRAD |
|
c |
Adquirir softwares, computadores, monitores, notebooks, impressoras, nobreak, web-cam, scanner, elementos periféricos, TV 65 polegadas |
PROPLAN |
|
d |
Atualizar e aperfeiçoar a segurança de recursos computacionais, de informação e de dados |
PROPLAN/DTIC |
|
e |
Promover a atualização tecnológica de equipamentos defasados tecnologicamente |
PROPLAN/DTIC |
|
f |
Adequar contratos de empresas parceiras à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) |
PROPLAN/DTIC |
|
g |
Automatizar a gestão dos Data Center |
PROPLAN/DTIC |
|
h |
Implantar serviço de VOIP |
PROPLAN/DTIC |
|
i |
Aumentar a oferta de ramais VOIP |
PROPLAN/DTIC |
|
j |
Contratar serviço de manutenção de equipamento do tipo No-Break |
PROPLAN/DTIC |
|
k |
Adquirir computadores visando a substituição progressiva por equipamentos mais adequados às demandas dos diversos setores da PROAD, inclusive compatíveis com a utilização eventual em trabalho remoto. |
PROAD |
|
l |
Adquirir equipamentos novos para infraestrutura tecnológica da PROGEPE |
PROGEPE |
|
m |
Aquisição e manutenção de equipamentos multimídia de projeção (data show) |
CCBS |
|
n |
Substituir os computadores dos laboratórios |
CCET |
|
o |
Adquirir notebooks e mesas digitalizadoras compatíveis com ensino remoto para os docentes |
CCET |
|
p |
Substituir os desktops de uso dos técnicos-administrativos e docentes do CCET |
CCET |
|
q |
Solicitar o aumento dos pontos de rede nas dependências do CCJP |
CCJP |
|
r |
Solicitar melhoria da rede de wifi nas dependências do CCJP |
CCJP |
|
s |
Solicitar a Criação de ambiente digital para videoconferências |
CCJP |
|
t |
Solicitar material e serviços ao DTIC (compra de computadores, notebooks, impressoras, instalação de pontos de conexão, atualização dos equipamentos de informática e de software, webcam, periféricos em geral, renovação dos equipamentos da sala do audiovisual, projetores e telas) |
CLA |
|
u |
Adquirir equipamentos de informática (notebook, computador de mesa, scanner) e seus periféricos, softwares e serviço de nuvem. |
AC |
|
v |
Ampliar o número de pontos de rede lógica na BC e das unidades setoriais |
BC |
|
w |
Adquirir e manter equipamentos de informática |
BC |
|
x |
Aderir a rede de preservação digital da Rede Cariniana |
BC |
|
y |
Promover a modernização dos equipamentos de informática da unidade, mediante a substituição dos aparelhos |
AUDIN |
|
z |
Adquirir e providenciar manutenção dos computadores e periféricos, a fim de garantir o funcionamento a Coordenação e das secretarias dos cursos EaD |
CEAD |
|
aa |
Adquirir/substituir computadores, monitores, impressoras, nobreaks, softwares e outros equipamentos e recursos de TI necessários à execução das ações previstas pela Comso |
COMSO |
|
ab |
Adquirir softwares de Tecnologia Assistiva, possibilitando melhores condições de trabalho e estudo para a comunidade acadêmica |
NAI |
|
ac |
Adquirir computadores para estruturação e funcionamento do Núcleo de Acessibilidade |
NAI |
|
ad |
Adquirir computadores, monitores, notebooks, impressoras, nobreaks, elementos periféricos, TV 65 polegadas. |
CPA |
Objetivo 15. Prover, manter e acompanhar o quadro de servidores às necessidades institucionais
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS |
|
AÇÕES |
MACROUNIDADE RESPONSÁVEL |
15.1 Promover estudos quanto às reais necessidades de redimensionamento e redistribuição dos recursos humanos da classe dos servidores técnico-administrativos, diante do crescimento da Universidade |
a |
Levantar a necessidade de pessoal junto às unidades organizacionais da Unirio |
PROGEPE |
b |
Dimensionar e otimizar a força de trabalho das unidades organizacionais |
PROGEPE |
|
c |
Mapear as competências da força de trabalho para a composição de equipes de atuação frente às necessidades institucionais (técnico-administrativo) |
PROGEPE |
|
d |
Propor movimentação dos servidores técnico-administrativos frente às necessidades institucionais |
PROGEPE |
|
e |
Atualizar o dimensionamento do quadro pessoal |
BC |
|
f |
Redimensionar a equipe de servidores da Comso |
COMSO |
|
g |
Redimensionar a equipe de servidores que atuam na CRI, principalmente técnico administrativos e tradutores de língua estrangeira que se fazem necessários |
CRI |
|
15.2 Promover estudos de alocação do quadro docente visando uma distribuição compatível com as necessidades das unidades acadêmicas |
a |
Levantar a necessidade de Professor do Magistério Superior junto às Unidades Acadêmicas da Unirio |
PROGEPE |
b |
Criar Comissão para avaliação da Distribuição de Vagas Docentes entre os Departamentos de Ensino |
PROGEPE |
|
c |
Propor a redistribuição de vagas de Professores do Magistério Superior frente às necessidades institucionais |
PROGEPE |
|
d |
Realizar um estudo sobre a necessidade de readequção das atividades e realocação de carga horária no CCBS |
CCBS |
|
15.3. Promover, junto aos órgãos competentes do governo federal a fundamentação e argumentações técnicas para a reposição das vagas necessárias para adequar o quadro de servidores técnico-administrativos às demandas atuais e futuras para o bom desempenho da Universidade, obtendo os códigos de vagas e autorizações para os concursos públicos necessários |
a |
Realizar estudo para previsão de Aposentadorias nas Unidades Organizacionais (Docente e TAE) |
PROGEPE |
b |
Solicitar ao MEC novas vagas de Técnicos Administrativos em Educação visando a ampliação do quadro autorizado no Quadro de referência de Servidores Técnico-Administrativos (QRSTA) |
PROGEPE |
|
c |
Realizar concursos de servidores técnico-administrativos para garantir o provimento de vagas desocupadas |
PROGEPE |
|
d |
Propor à PROGEPE a contratação / lotação de quadro técnico específico em Museologia para apoio aos Núcleos / Laboratórios / Escolas que possuem acervos Históricos / Artísticos / Científicos / Arqueológicos / Paleontológicos e etc. |
PROGEPE |
|
15.4 Promover, junto aos órgãos competentes do governo federal as gestões necessárias visando adequar a quantidade de docentes às demandas atuais e futuras da universidade, para concessão de vagas e abertura dos concursos públicos |
a |
Solicitar ao MEC ampliação de vagas para o cargo
de Professores do Magistério Superior |
PROGEPE |
b |
Viabilizar concursos para Professor do Magistério Superior efetivo para garantir o provimento de vagas desocupadas |
PROGEPE |
|
c |
Viabilizar Processos Seletivos Simplificados para
contratação de professores substitutos |
PROGEPE |
|
d |
Viabilizar a contratação de professores visitantes nos termos da legislação vigente |
PROGEPE |
|
15.5 Promover estudos quanto às reais necessidades de redimensionamento de cargos extintos e terceirização de serviços na universidade |
a |
Criar Grupo de Trabalho para levantamento da alocação de pessoal terceirizado |
PROGEPE |
b |
Identificar as ações necessárias para atuação de colaboradores terceirizados nas unidades organizacionais |
PROGEPE |
Objetivo 16. Promover e aperfeiçoar a sustentabilidade da gestão orçamentária e financeira
INICIATIVAS ESTRATÉGICAS |
|
AÇÕES |
MACROUNIDADE RESPONSÁVEL |
16.1 Aperfeiçoar a gestão do processo orçamentário |
a |
Implementar o módulo de Orçamento no Sistema de Informações para o Ensino |
PROPLAN |
b |
Propor à Reitoria o estabelecimento do CCBS como unidade gestora |
CCBS |
|
16.2 Promover política de captação e alocação de recursos |
a |
Propor a construção de uma política de aplicação de recursos |
PROAD |
16.3 Ampliar as fontes de receita provenientes de setores governamentais e não governamentais |
a |
Mobilizar parcerias para oferta de cursos de aperfeiçoamento e outras atividades de Extensão |
PROExC |
b |
Incentivar a bancada parlamentar a reconhecer a possibilidade de a Universidade desenvolver projetos de alta relevância social, por meio de emendas parlamentares e afins |
PROPLAN |
|
c |
Elaborar política de locação dos espaços para captação de recursos |
PROAD |
Contribuições Recebidas
16 contribuições recebidas
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