Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2022-2026

Órgão: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Setor: Unirio - Pró-Reitoria de Planejamento

Status: Encerrada

Abertura: 21/07/2021

Encerramento: 11/08/2021

Contribuições recebidas: 16

Resumo



A UNIRIO está construindo seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o próximo quinquênio 2022-2026. O PDI é o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior,  no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver.


A elaboração do Plano vem contando com a participação de 24 gestores de macrounidades de diferentes níveis  administrativos, que formam a Comissão designada pela Portaria GR nº 156, de 2 de março de 2021.


Todas as etapas de construção do PDI, como a proposta de trabalho, a legislação pertinente, o cronograma de planejamento, a cadeia de valor, a Avaliação Institucional INEP/MEC, a análise  SWOT (com resultados da pesquisa-diagnóstico sobre o ambiente interno e da análise do  ambiente externo), além da dinâmica adotada nas Oficinas e Workshops de elaboração, estão  registradas no site http://www.unirio.br/copladi/pasta-paginas/plano-de-desenvolvimento-institucional-2022-2026.


O Mapa Estratégico aprovado (figura a seguir) representa graficamente, a partir da missão (base), quais Objetivos Estratégicos serão norteadores para alcançar a visão da Universidade (topo).



Os Objetivos Estratégicos se desdobram em Iniciativas, a partir das quais cada gestor de macrounidade apresentou sua Proposta de ações, levando em conta a análise ambiental, as demandas da comunidade acadêmica e a construção coletiva a partir das sugestões de gestores de outras unidades da comissão de elaboração.


Considerando os Quadros de Ações propostas pelas macrounidades para o período de 2022-2026, abaixo detalhados, convidamos a sociedade, principalmente a comunidade universitária, a enviar sugestões que possam contribuir para o desenvolvimento da Universidade. 

Para participar alterando uma ação já existente (adicionar, excluir ou modificar algum termo), você deve clicar no(s) Objetivo(s) Estratégico(s) para o qual deseja contribuir, indicar o número da Iniciativa e a letra da ação e enviar a sua proposta.

Para participar sugerindo uma nova ação, você deve clicar no(s) Objetivo(s) Estratégico(s) para o qual deseja contribuir, indicar o número da Iniciativa à qual a nova ação proposta se vincula e enviar sua proposta.

As sugestões serão analisadas pela Comissão de Elaboração do PDI e, se aceitas, serão incorporadas ao novo Plano.

Agradecemos sua participação!!

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Contribuições recebidas
1

QUADROS DE AÇÕES DAS MACROUNIDADES


2

Objetivo 1. Garantir a produção, difusão e preservação do saber em todos os campos do conhecimento

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS

 

AÇÕES

MACROUNIDADE RESPONSÁVEL

1.1. Preservar e fomentar a produção acadêmica

a

Manter a publicação dos editais de apoio a programas de pós-graduação, pesquisa e inovação

PROPGPI

b

Monitorar e estimular a produção científica qualificada

PROPGPI

c

Publicar as produções dos discentes apresentadas nas Jornadas de Incentivo Acadêmico por meio digital

PRAE

d

Organizar a Jornada de Incentivo Acadêmico (JIA) no âmbito da Semana de Integração Acadêmica

PRAE

e

Estimular a publicação em periódicos, revistas, livros e demais formas de divulgação científica, de boa classificação ou indexação, bem como apoiar indexação de novas revistas

CCBS

f

 Oferecer oficina de escrita técnica-científica para docentes, técnicos e discentes

CCBS

g

Implantar programa de monitoramento da produção científica

CCBS

h

Ampliar o envolvimento de docentes com pesquisa e produção acadêmica / técnica / científica

CCET

i

Estimular a participação de docentes em eventos científicos nacionais

CCJP

j

Estimular a participação de discentes em eventos científicos nacionais

CCJP

k

Estimular a participação de docentes em eventos científicos internacionais

CCJP

l

Estimular  a participação discente em eventos científicos internacionais

CCJP

m

Ampliar e desenvolver o Repositório Institucional

BC

n

Utilizar o sítio eletrônico da acessibilidade como repositório de material de apoio à acessibilidade e inclusão (cartilhas de orientação docente, recursos de Tecnologia Assistiva digitais gratuitos, etc.)

NAI

1.2 Produzir instrumentos de incentivo e de difusão da produção acadêmica

a

Consolidar os eventos de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação

PROPGPI

b

Confeccionar livros das atividades de pesquisa, pós-graduação e Inovação

PROPGPI

c

Estimular a criação de publicações científicas eletrônicas

CCBS

d

Criar boletins informativos sobre os resultados de ensino, pesquisa, extensão e inovação

CCET

e

Estimular as interfaces e parcerias entre os cursos de graduação e pós-graduação do CCH

CCH

f

Estimular a publicação científica (livros, capítulos de livros, revistas indexadas)

CCJP

g

Disponibilizar  dissertações de mestrado no banco de dados digital da Biblioteca Setorial do CCJP

CCJP

h

Concretizar a utilização dos formulários PADOC e RADOC em todos os Departamentos

CCJP

i

Promover a organização e o acesso à produção científica do CCJP em meio digital

CCJP

j

Lançar publicação digital de apoio a pesquisa e a produção acadêmica

BC

1.3 Realizar eventos de promoção e integração em todos os campos do conhecimento

a

Promover eventos (seminários, workshops, congressos) internos, com outros Centros Acadêmicos e com pesquisadores externos

CCBS

b

Organizar / realizar eventos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação com participação integrada de servidores do CCET e discentes das Escolas de Informática Aplicada, Engenharia de Produção e Matemática

CCET

c

Ampliar e consolidar os eventos de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

CCJP

d

Produzir seminário envolvendo alunos da Graduação e Pós-Graduação das três escolas do CCJP

CCJP

e

Realizar a Jornada de Educação a Distância na Semana de Integração Acadêmica

CEAD

f

Realizar Fóruns de Acessibilidade com participantes internos e externos

NAI

1.4 Promover a organização e acesso à produção científica da UNIRIO em meio digital de forma a elevar a sua visibilidade e impacto

a

 Promover a organização e acesso à produção científica em meio digital de forma a elevar a sua visibilidade e impacto

CCBS

b

Criar museus virtuais nas unidades do Centro Acadêmico

CCBS

c

Usar as redes sociais  para divulgar a produção acadêmica da UNIRIO  e os produtos e serviços da Biblioteca

BC

d

Desenvolver  e manter o portal de periódicos

BC

1.5 Garantir a promoção do saber através da implantação de núcleos e laboratórios de diversas modalidades

a

"sem ações"

 



3

Objetivo 2. Formar cidadãos com consciência humanista, crítica e reflexiva, comprometidos com a sociedade e sua transformação, qualificados para o exercício profissional

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS

 

AÇÕES

MACROUNIDADE RESPONSÁVEL

2.1 Criar novos cursos de graduação

a

 Criar cursos de Graduação:
- Bacharelado em Física com ênfase em ciências aplicadas (turno diurno)
- Bacharelado em Fisioterapia
- Bacharelado em Fonoaudiologia
- Tecnólogo em Gestão Ambiental
- Tecnólogo em Radiologia
- Bacharelado em Ciência dos Alimentos (integral)
- Licenciatura em Biomedicina integral

CCBS

b

Criar o curso de Bacharelado em Ciências Sociais

CCH

c

Realizar o estudo de viabilidade de criação de novos cursos de Bacharelado no Instituto Villa Lobos

CLA

d

Realizar o estudo de viabilidade de criação do curso de Bacharelado em Dança pelo Departamento de Interpretação da Escola de Teatro

CLA

e

Criar o curso de Bacharelado em Produção Musical

CLA

2.2 Fomentar ações voltadas para o incentivo de inserção dos discentes no mercado de trabalho

a

Realizar eventos (fóruns, feiras, etc.) destinados à divulgação da carreira profissional

PROGRAD

b

Apoiar a criação de ligas, coletivos e empresa juniores para inserção de alunos em práticas profissionais conectadas ao mundo do trabalho

CCBS

c

Criar bancos de oportunidade de vagas e estágios aos estudantes dos cursos de graduação do CCBS

CCBS

d

Estimular os professores das disciplinas técnicas para submissão de projetos de pesquisa e extensão voltados ao mercado de trabalho

CCJP

e

Oferecer vaga para estágio no Arquivo Central

AC

f

Manter a política de  oferta de vagas de estágios à Escola de Biblioteconomia

BC

g

Manter a política de ofertas de vaga para bolsas PRADIG

BC

h

Ofertar vagas de estágio na AUDIN

AUDIN

2.3 Fomentar Programas de Nivelamento e Aprimoramento do processo de construção do conhecimento

a

Oferecer cursos de nivelamento por intermédio do Programa de Tutoria Especial (PROTES)

PROGRAD

b

Realizar nivelamentos e aprimoramentos em disciplinas nas 3 escolas do Campus

CCJP

c

Criar um núcleo de produção de materiais de aprendizagem que atenda aos cursos em diferentes níveis

CEAD

2.4 Ampliar o preenchimento de vagas na Graduação de modo a consolidar os cursos existentes, em todas as modalidades

a

Consolidar o GT Licenciaturas, a fim de promover um pensamento institucional sobre os Cursos de Formação de Professores, tornando os cursos atrativos e conectados com as necessidades do mercado de trabalho.

PROGRAD

b

Ampliar o preenchimento das vagas discentes nos cursos de graduação do CCH

CCH

c

Manter o preenchimento  de vagas na Graduação, em todas as modalidades

CCJP

2.5 Gerir a implantação e a permanente atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação

a

Atualizar os PPCs dos cursos de Licenciatura às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNS) em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de forma integrada, a fim de criar-se uma identidade institucional para os Cursos de Formação de Professores da UNIRIO

PROGRAD

b

Atualizar os PPCs dos cursos de Bacharelado tornando-os mais modernos, conectados aos mecanismos de avaliação externa e ao mercado de trabalho

PROGRAD

c

Aumentar o engajamento da comunidade discente da UNIRIO na Extensão (Campanha de Extensão Discente)

PROExC

d

Aumentar o engajamento da comunidade docente da UNIRIO na Extensão (Campanha de Extensão Docente)

PROExC

e

Ampliar os cenários de aprendizagem dos estudantes

CCBS

f

Fomentar a implantação de ações de extensão  nos currículos de Graduação do CCBS

CCBS

g

 Implementar, reformular e dinamizar as Comissões Internas de Autoavaliação de Cursos (CIACs)

CCBS

h

Propor a redução do número de ingressantes no Curso de Medicina

CCBS

i

Promover um acompanhamento sistemático dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos do CCBS

CCBS

j

Adequar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) dos Cursos de Licenciatura ao novo PNE em relação à carga horária mínima para atividades de extensão e à Resolução MEC CNE/CP n° 002, de 20/12/2019

CCH

k

 Adequar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) dos cursos de bacharelado PNE em relação à carga horária mínima para atividades de extensão

CCH

l

Rever os PPCs para incluir a curricularização da Extensão

CCJP

m

Reformar o currículo dos cursos do CLA, com especial atenção à (1) curricularização da extensão, (2) modalidade semi-presencial, e (3) adequação dos cursos de licenciatura às diretrizes curriculares nacionais da BNC-Formação

CLA

2.6 Manter a oferta de bolsas para discentes

a

Manter a oferta de bolsas de Iniciação Científica e Inovação

PROPGPI

b

Manter o número de candidaturas às bolsas ofertadas na graduação

CCJP

c

Manter o número de bolsas concedidas pela CAPES e FAPERJ aos PPGs, de Demanda Social e Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD)

CCJP

d

Estimular o aumento da participação em Editais da CAPES, FAPERJ, FINEP, CNPq

CCJP

e

Manter as bolsas Território e Trabalho

CEAD

f

Ampliar o número de bolsas existentes de apoio a mobilidade acadêmica internacional no contexto da Universidade

CRI

2.7 Fomentar ações visando à formação e à qualificação de professores para a Educação Básica

a

Manter ou aprimorar projetos envolvendo professores da educação básica

CCET

b

Criar parcerias com Escolas de Educação Básica

CCH

2.8 Incentivar a Mobilidade Estudantil

a

Realizar evento técnico-científico com as Instituições já cadastradas e aquelas possíveis para estimular uma maior mobilidade acadêmica

CCBS

b

Divulgar as normas e programas de Mobilidade Acadêmica Estudantil (nacional, internacional e interna), incentivando a participação discente

CCBS

c

Ampliar a participação no Programa de Cooperação Acadêmica Internacional

CCJP

d

Participar em editais do Programa de Mobilidade da Rede de Macrouniversidades da América Latina e Caribe

CCJP

e

Propor normativas que atendam à mobilidade acadêmica discente

CRI

f

Participar na elaboração de normativas para regulamentar a mobilidade acadêmica internacional em nível de Pós-Graduação, junto à PROPGPI

CRI

g

Aumentar o número de estudantes em mobilidade acadêmica em IES conveniadas no cenário internacional

CRI

h

Aumentar o número de estudantes estrangeiros na UNIRIO

CRI

2.9 Fomentar a atuação acadêmica no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG)

a

Apoiar a participação efetiva nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão junto ao HUGG

CCBS

b

Criar a Residência Multiprofissional - Biomedicina para atuação no HUGG

CCBS

2.10 Melhorar os indicadores dos cursos de graduação

a

Trabalhar junto à PROPLAN/DAINF e às Coordenações de Curso de Graduação para adequar o Registro Acadêmico à realidade e às expectativas dos instrumentos de avaliação externa

PROGRAD

b

Realizar reuniões com o corpo docente e discente sobre a importância do ENADE, demais descritores (CPC, CC) e do instrumento de avaliação de cursos do INEP

CCBS

c

Conscientizar discentes da importância de sua participação no ENADE

CCET

d

Ampliar ferramentas para avaliação sistemática dos 3 cursos, com efetivação das CIACS

CCJP

e

Manter a avaliação do curso de Administração Pública

CCJP

f

Manter a avaliação do curso de Direito pelo MEC

CCJP

g

Manter a avaliação do curso de Ciência Política pelo MEC

CCJP

2.11 Combater a evasão de alunos durante os cursos de graduação, com ações que visem a diminuir as suas causas

a

Manter o Programa de Bolsas de Incentivo Acadêmico

PRAE

b

Manter o Programa de Auxílio Moradia

PRAE

c

Manter o Programa de Auxílio Alimentação

PRAE

d

Atender discentes em Grupos de Apoio envolvendo Setor de Apoio Psicológico (SEPSI) e Setor de Apoio Pedagógico (SEPED)

PRAE

e

Atender discentes em Encontros mensais abertos organizados pelo Setor de Apoio Psicológico (SEPSI) e Setor de Apoio Pedagógico (SEPED)

PRAE

f

Atender discentes do 1º período em Encontros Conjuntos do Setor de Apoio Psicológico (SEPSI) e do Setor de Apoio Pedagógico (SEPED)

PRAE

g

Organizar Acolhimento (individual) aos discentes pelo Setor de Apoio Psicológico

PRAE

h

Organizar  Acolhimento aos discentes pelo Setor de Apoio  Pedagógico

PRAE

i

Organizar Rodas Pedagógicas para atender ao público discente

PRAE

j

Organizar Oficinas Temáticas do Setor de Apoio Psicológico para atender ao público discente

PRAE

k

Organizar Oficinas Temáticas do Setor de Apoio Pedagógico para atender ao público discente

PRAE

l

Organizar Encontros (presenciais e/ou remotos) para o diálogo entre gestão universitária e comunidade, acerca de temas relevantes para a assistência e permanência estudantil (Rodas de Conversa ? PRAE)

PRAE

m

Aumentar a aderência do aluno no curso a partir do envolvimento em projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação

CCET

n

Incentivar a criação e manutenção de disciplinas/cursos, na modalidade a distância, de caráter propedêutico para fundamentação teórica e cultural

CEAD

o

Indicar um responsável pela mobilidade acadêmica internacional em cada um dos Centros Acadêmicos

CRI

p

Orientar os cursos de graduação para inclusão dos estudantes com deficiência, visando assegurar as condições adequadas para evitar a evasão

NAI

2.12 Promover e implementar políticas de inclusão, ações afirmativas e diversidade

a

Realizar campanha de conscientização sobre inclusão e acessibilidade atitudinal e informacional visando eliminar as barreiras de acessibilidade e inclusão

NAI

2.13 Consolidar o Programa de Acompanhamento de egressos

a

Uniformizar o Monitoramento do coleta Capes do item relativo a egressos

PROPGPI

b

Estabelecer canais de comunicação com os egressos da graduação e da pós-graduação

CCET



4

Objetivo 3. Estender à sociedade os benefícios da criação cultural, artística, literária, científica e tecnológica, voltados para o desenvolvimento sustentável, inclusão social e inovação, gerados presencial e virtualmente na Instituição

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS

 

AÇÕES

MACROUNIDADE RESPONSÁVEL

3.1 Dar visibilidade às ações da Universidade

a

Consolidar o uso do sítio eletrônico da PROPGPI e do portal de pesquisa e de redes sociais

PROPGPI

b

Monitorar as informações de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação

PROPGPI

c

Ampliar o alcance das atividades de extensão da UNIRIO

PROExC

d

Ampliar a participação de estudantes na produção cultural da UNIRIO

PROExC

e

Ampliar o alcance externo da produção cultural da UNIRIO

PROExC

f

Aumentar a produção de revistas, podcasts, canais e blogs, que exibam a produção cultural da UNIRIO, inclusive com relançamento da revista Chronus

PROExC

g

Criar uma comunidade de seguidores para produção cultural da UNIRIO

PROExC

h

Organizar e produzir eventos presenciais e/ou remotos com temáticas relativas à assistência e à permanência estudantil

PRAE

i

Disponibilizar eventos produzidos no Canal PRAE Youtube

PRAE

j

Realizar seminários para divulgar os trabalhos de pesquisa, inovação e extensão do CCET

CCET

k

Participar dos Fóruns Municipal, Estadual e Federal de Educação, com fins de monitoramento e avaliação dos Planos Municipal, Estadual e Nacional de Educação (PNEs)

CCH

l

Estabelecer Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que viabilize ações de Ensino, Pesquisa e Extensão pautadas em metodologias ativas de coparticipação e trabalho em rede com profissionais externos a UNIRIO e grupos sociais detentores de conhecimentos tradicionais

CCH

m

Aprimorar e divulgar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na página da Decania e das Escolas do CCJP

CCJP

n

Divulgar os cursos e as produções acadêmicas, artísticas e culturais do CLA para a comunidade interna e externa da UNIRIO

CLA

o

Atualizar e manutenir os canais de comunicação a partir de redes sociais

AC

p

Participar de encontros relacionados aos temas de competência do Arquivo Central e suas interfaces

AC

q

Divulgar e publicar estudo técnico-científico da experiência profissional em arquivo

AC

r

Criar o catálogo virtual de divulgação para ações culturais da BC

BC

s

Manter a política de exposições para divulgação de ações culturais de Extensão e Cultura

BC

t

Criar uma política de divulgação dos produtos e serviços da Biblioteca

BC

u

Fortalecer a divulgação, interna e externa, de conteúdos relacionados à cultura, arte, ciência e tecnologia

COMSO

v

Ampliar a divulgação integrada de informações produzidas por diferentes unidades da Universidade

COMSO

w

Ampliar a participação da UNIRIO em redes e grupos de cooperação acadêmica reconhecidas no cenário internacional

CRI

x

Fortalecer os canais de comunicação com a comunidade universitária, na reflexão e discussão do processo de internacionalização da UNIRIO

CRI

3.2 Fomentar programas, projetos e cursos de extensão

a

Mobilizar a comunidade docente para oferta de seminários e cursos de Extensão, isolados ou em parcerias com instituições, empresas e movimentos sociais

PROExC

b

Ampliar a realização, participação e coordenação de projetos de extensão e integração entre as Unidades Acadêmicas

CCBS

c

Incentivar a atuação das Ligas nas Unidades e dar ampla divulgação no âmbito do CCBS

CCBS

d

Estimular a criação e a manutenção de eventos de Extensão

CCET

e

Estimular a criação e a manutenção de cursos de Extensão para a sociedade

CCET

f

Apoiar  projetos de Extensão dos docentes, dos Centros Acadêmicos e das Empresas Juniores

CCJP

g

Desenvolver projetos em parceria com cursos de extensão a distância

CEAD

3.3 Criar fóruns de discussão entre a Universidade, a comunidade universitária e a sociedade

a

Realizar debate interdisciplinar sobre temas da área de concentração dos Mestrados

CCJP

b

Ampliar as formas de divulgação para participação no Programa de Cooperação Acadêmica Nacional

CCJP

c

Realizar seminário anual sobre as relações do Arquivo Central e a sociedade

AC

d

Criar espaços de discussão e atuação entre a comunidade universitária e a sociedade em EaD

CEAD

e

Estabelecer espaços de troca de informações, orientações e discussão das atividades de internacionalização na UNIRIO

CRI

3.4 Ampliar os serviços oferecidos à sociedade

a

Desenvolver o Projeto URCA - Qualificação de Educadores e Apoio à Prática Educacional

PROExC

b

Desenvolver o Projeto Maracanã - Qualificação e Apoio aos Profissionais de Saúde

PROExC

c

Desenvolver o Projeto Botafogo - Qualificação de gestores e servidores públicos e apoio à governança do Estado

PROExC

d

Desenvolver o Projeto Rio Criativo -  Qualificação profissional para as Indústrias Criativas, Turismo e Sustentabilidade

PROExC

e

Credenciar a atividade assistencial docente desenvolvida no HUGG como atividade de extensão

CCBS

f

Ampliar a inserção dos docentes e discentes nos cenários de práticas, principalmente nos serviços do SUS

CCBS

g

Realizar estudos de usuários, por segmento (estudantes de Graduação e Pós-Graduação, docentes, servidores técnico-administrativos) em cada Biblioteca Setorial

BC

h

Manter ações  do projeto de Extensão de Incentivo ao Hábito de Leitura

BC

i

Promover a difusão de informações acadêmicas, científicas e culturais de forma acessível para usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

COMSO

j

Desenvolver programa de formação em Libras, voltado à comunidade interna e externa

COMSO



5

Objetivo 4. Garantir o fortalecimento da transparência organizacional

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS

 

AÇÕES

MACROUNIDADE RESPONSÁVEL

4.1 Fortalecer a imagem da Instituição

a

Viabilizar a participação da Pró-Reitoria e suas Diretorias nos respectivos Fóruns Nacionais de sua área de competência

PROPGPI

b

Promover a reformulação do Portal da UNIRIO

COMSO

c

Consolidar as redes sociais gerenciadas pela Comso como meios de difusão de informações sobre a Universidade

COMSO

d

Promover campanhas sobre temas de caráter institucional, de interesse da comunidade interna e/ou da sociedade

COMSO

e

Criar projeto de design de sinalização padronizada para a Universidade

COMSO

f

Participar ativamente em eventos sobre a política de internacionalização das IES no cenário nacional

CRI

4.2 Desenvolver ações de Transparência Organizacional e de estímulo ao Controle Social

a

Diminuir o tempo de atualização dos indicadores de graduação, de forma a tentar alcançar uma imagem o mais próxima possível da realidade em tempo real

PROGRAD

b

Socializar matérias que estão diretamente relacionadas à internacionalização da instituição

CRI

c

Acompanhar o sítio eletrônico com fins de verificar a disponibilidade escorreita das informações públicas

OUVIDORIA

d

Elaborar Plano de Transparência Institucional da UNIRIO

CPTO

e

Fomentar boas práticas de transparência na divulgação das informações institucionais

CPTO

4.3 Promover a transparência das informações institucionais para a sociedade

a

Mapear e elaborar o fluxo dos Programas de Ensino para divulgação

PROGRAD

b

Aumentar o número de indicadores disponíveis divulgados

PROGRAD

c

Mapear e publicizar dos fluxos de ingresso de estudantes de graduação

PROGRAD

d

Publicar informações de pós-graduação, pesquisa e inovação

PROPGPI

e

Criar Grupo de Trabalho (GT) para construção e monitoramento dos indicadores e de estudo de acompanhamento dos discentes assistidos pela PRAE via Pnaes

PRAE

f

Construir indicadores e acompanhamento de discentes assistidos pela PRAE via Pnaes

PRAE

g

Gerenciar os informes atualizados da PRAE na página institucional

PRAE

h

Publicar boletins e outros tipos de informativos elaborados pelas Unidades da PRAE

PRAE

i

Elaborar relatório de monitoramento de indicadores, para acompanhar os discentes assistidos pela PRAE via Pnaes

PRAE

j

Atualizar dados orçamentários sobre auxílios, bolsas e serviços na página PRAE

PRAE

k

Publicar e divulgar o Novo Regimento Geral

PROPLAN

l

Publicar e divulgar o Plano de Governança do período 2023 a 2027

PROPLAN

m

Publicar e divulgar o PDI 2027-2031

PROPLAN

n

Publicar e divulgar o Plano de Riscos (PGERCI) 2027-2031

PROPLAN

o

Publicar e divulgar o PDGTIC 2027-2031

PROPLAN

p

Publicar e divulgar o Plano de Dados Abertos (PDA)

PROPLAN

q

Abrir e divulgar os Dados Abertos na plataforma dados.gov.br

PROPLAN

r

Divulgar relação de núcleos e laboratórios credenciados

PROPLAN

s

Criar um Informativo da PROPLAN

PROPLAN

t

Promover encontros, com a respectiva  publicação das atividades  na página institucional

PROPLAN

u

Promover e disponibilizar os Relatórios Anuais  de Atividades (RAAs) das UORGs da UNIRIO até o nível de unidade acadêmica

PROPLAN

v

Sistematizar o processo de produção dos Relatórios de Atividades (RAs) das unidades acadêmicas com foco no público jovem

PROPLAN

w

Produzir o Anuário da UNIRIO

PROPLAN

x

Publicar o Quadro de Detalhamento de Despesas em site específico

PROPLAN

y

 Publicar normativa sobre Bolsas de desenvolvimento acadêmico e assistência estudantil ofertadas

PROPLAN

z

Criar página de atos normativos do Governo Federal relacionados ao Orçamento

PROPLAN

aa

Atualizar e simplificar o site da PROGEPE

PROGEPE

ab

Ampliar e divulgar o PROGEPE INFORMA

PROGEPE

ac

Manter atualizado no site da PROGEPE o Quadro de Referência dos Servidores Técnico-Administrativos¿ (QRSTA) e o Banco de Professor Equivalente (BPeq)

PROGEPE

ad

Disponibilizar eletronicamente os documentos oficiais gerados no âmbito das unidades do  CCBS

CCBS

ae

Propor à Chefia de Gabinete a reativação da sessão da Decania do CCBS no Boletim Interno da UNIRIO

CCBS

af

Criar, atualizar e modernizar os diferentes canais eletrônicos (revista do CCBS, sites, redes sociais, mídia em geral) do CCBS e subunidades

CCBS

ag

Divulgar o resultado da avaliação quadrienal da CAPES nos Portais dos PPGs

CCJP

ah

Desenvolver a transparência organizacional por meio da divulgação das atas de reuniões

CLA

ai

Disponibilizar pela internet atos normativos e atas das atividades

AC

aj

Atualizar o sítio eletrônico do Arquivo Central

AC

ak

Publicar na página da biblioteca os relatórios de gestão do Sistema de Bibliotecas

BC

al

Registrar e tornar transparente a política de backup dos ativos de informação da biblioteca (DTIC)

BC

am

Divulgação dos Relatório de Atividades da Auditoria Interna (RAINT)

AUDIN

a n

Atualizar e consolidar o sítio eletrônico da CEAD como veículo de informação

CEAD

ao

Promover a transparência do uso responsável de todos os recursos direcionados à CRI

CRI

ap

Disponibilizar respostas a partir de demandas recebidas via SIC

OUVIDORIA

aq

Disponibilizar respostas a partir de manifestações recebidas via Ouvidoria

OUVIDORIA

ar

Publicar Relatórios semestrais da Comissão Permanente de Sustentabilidade Institucional (COPESI)

COPESI

as

Garantir a conformidade dos itens obrigatórios disponibilizados na página de Acesso à Informação

CPTO

at

Elaborar e publicar versões atualizadas da Carta de Serviços ao Usuário

CPTO

4.4 Construir políticas e práticas para comunicação organizacional

a

Criar as páginas e links da PROAD, no site da UNIRIO, incluindo instruções para acesso a sistemas, consultas a documentos, formas de solicitações, entre outros

PROAD

b

Atualizar as páginas e links da PROAD, no site da UNIRIO, incluindo instruções para acesso a sistemas, consultas a documentos, formas de solicitações, entre outros

PROAD

c

Conduzir pesquisa e mapeamento nos espaços físicos dos campi, visando a adoção de campanhas educativas para o consumo inteligente e o combate ao desperdício de recursos (água, energia e gás)

PROAD

d

Elaborar a Política de Comunicação Institucional da UNIRIO

COMSO

e

Desenvolver ações de orientação e capacitação, para a comunidade interna, em temas relacionados à Comunicação

COMSO

f

Criar procedimentos para fortalecer as ações de comunicação interna

COMSO



6

Objetivo 5. Garantir o desenvolvimento de pesquisas de base e aplicada, especialmente as vinculadas aos Programas de Pós- Graduação Stricto Sensu

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS

 

AÇÕES

MACROUNIDADE RESPONSÁVEL

5.1 Fortalecer as áreas de pesquisa existentes e incentivar a formação de redes de pesquisa

a

Monitorar os grupos de pesquisa do Diretório de Grupos de Pesquisa

PROPGPI

b

 Estimular a publicação de editais para professores visitantes, com estímulo aos estrangeiros

PROPGPI

c

Estimular a participação de pesquisadores estrangeiros em disciplinas remotas

PROPGPI

d

Criar seminários de pesquisa para as Escolas do CCET

CCET

e

Consolidar as três  linhas de pesquisa no Mestrado em Ciência Política

CCJP

f

Divulgar entre professores e alunos as áreas de concentração e linhas de pesquisa dos Mestrados

CCJP

5.2 Fomentar a criação de cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu e a consolidação dos cursos existentes

a

Implantar os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu no SIE

PROPGPI

b

 Ampliar o número de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do CCBS

CCBS

c

Fortalecer a Residência em área profissional nas áreas de conhecimento do CCBS

CCBS

d

Criar cursos de Pós-Graduação Lato Sensu

CCET

e

Incentivar a criação de novos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu
* Mestrado Acadêmico e/ou Profissional (20 vagas)

CCH

f

Incentivar a criação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu

CCH

g

Criar Cursos de Pós-Graduação
* Mestrado em Administração Pública
* Doutorado em Direito 
* Ciência Política
* Curso Lato Sensu em Administração Pública

CCJP

h

Realizar estudo de viabilidade de criação do curso de Doutorado Profissional em Ensino de Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas (PPGEAC)

CLA

i

Criar o curso de Pós-Graduação stricto sensu - Mestrado em Letras

CLA

5.3 Internacionalizar os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu

a

Monitorar e analisar a Estrutura Curricular dos Programas de Pós-Graduação

PROPGPI

b

Estimular a cooperação por cotutela entre a UNIRIO e outras IES estrangeiras

PROPGPI

c

Fomentar a concorrência a editais de fomento para tradução

CCBS

d

 Ampliar as publicações em periódicos internacionais

CCBS

e

Divulgar a produção acadêmica da UNIRIO no Banco de dados internacional da Online Computer Library Center (OCLC)

BC

f

Propiciar, no limite de atuação da CRI, acordos com Instituições Estrangeiras no sentido de dar subsídios para a realização do pretendido

CRI

5.4 Melhorar os indicadores de avaliação dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu

a

Fomentar a tradução e publicação em periódicos internacionais

PROPGPI

b

Monitorar as demandas para financiamentos externos a projetos de pesquisa

PROPGPI

c

Estimular a produção qualificada

PROPGPI

d

Estimular o desenvolvimento de produtos passíveis de proteção intelectual

PROPGPI

e

Monitorar a gestão acadêmica dos cursos

PROPGPI

f

Executar iniciativas que propiciem a melhorias dos conceitos dos Cursos de Pós-Graduação junto à CAPES

CCBS

g

Estimular o aumento da publicação intelectual em coautoria docente/discente nos PPGs

CCJP

h

Buscar assegurar função gratificada para os coordenadores dos Programas de Mestrado

CCJP

i

Elevar o conceito de cursos de Programas de Pós-Graduação

CCJP

j

Manter o número de defesas de dissertações dos alunos matriculados anualmente no mestrado

CCJP

k

Recredenciar docentes permanentes

CCJP

l

Credenciar  docentes

CCJP

m

Estimular publicações em periódicos Qualis A

CCJP

n

Promover a Integração entre a Pós-Graduação Stricto Sensu e a Graduação

CCJP

o

Garantir a oferta do Arquivo Central e seu acervo como campo de pesquisa para os Programas de Pós-Graduação

AC



7

Objetivo 6. Fomentar intercâmbio com entidades públicas, privadas, organizações e movimentos sociais

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS

 

AÇÕES

MACROUNIDADE RESPONSÁVEL

6.1 Fomentar parcerias, acordos e convênios a fim de subsidiar as atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação

a

Estabelecer Convênios com Instituições Nacionais e Internacionais

PROPGPI

b

Estabelecer parceria com Fundação de Apoio que atenda com expertise às necessidades da UNIRIO

PROPLAN

c

Solicitar a ampliação de parcerias, espaços e convênios, com instituições nacionais e internacionais, para formação do conhecimento

CCBS

d

Aderir  à rede RUTE (Rede Universitária de Tele-Medicina)

CCBS

e

Estabelecer convênios com Instituições Federais, Estaduais e/ou Municipais

CCH

f

Ampliar a rede de parceiros públicos e privados que contribuam com o desenvolvimento de atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação

CCH

g

Acompanhar a articulação da formação de professores e da pesquisa na área de educação com a educação básica, inclusive, em parceria com Organização Não-Governamentais (ONGs)

CCH

h

Articular parcerias entre as Licenciaturas e a educação básica para iniciação à docência

CCH

i

Estimular os  docentes para parcerias nacionais e internacionais

CCJP

j

Manter o empréstimo de obras de instituições estrangeiras

BC

k

Buscar a concretização de Acordos a partir de demandas existentes

CRI

l

Fortalecer a parceria com o programa de apoio à mobilidade Santander Universidades

CRI

m

Estabelecer Acordos de Cooperação Técnica para a oferta de formação continuada em acessibilidade e inclusão

NAI

6.2 Firmar acordos, convênios e ajustes de diversas espécies com instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras

a

Formar parcerias com escolas do ensino básico, para o fortalecimento da política de formação de professores da UNIRIO

PROGRAD

b

Divulgar as oportunidades de parcerias e convênios com instituições nacionais e internacionais

PROPGPI

c

Estabelecer acordos com arquivos, bibliotecas, museus, institutos de pesquisa e outras instituições científicas e culturais, a fim de promover ações em conjunto, tais como eventos, publicações, cursos de treinamento, estágios entre outras atividades

CCH

d

Ampliar o número de  parcerias com unidades organizacionais da Unirio e com instituições públicas e privadas nacionais

CCH

e

Manter os convênios com instituições internacionais

CCJP

f

Ampliar  acordos e convênios com instituições nacionais

CCJP

g

Ampliar e aprofundar as relações de parceria dos Programas de Pós-graduação do CLA com outros Programas e instituições educacionais, culturais e organizacionais no Brasil e exterior

CLA

h

Manter as afiliações nacionais e internacionais (CBBU, OCLC, OMT, ABEC, ORCID, Handle, Rede Tulipa, REDART)

BC

i

Realizar convênio com outras instituições a fim de promover o ensino de línguas estrangeiras para a comunidade da UNIRIO

CRI

j

Estabelecer e manter diálogo com as instâncias diplomáticas que ofertam maior abertura para a cooperação acadêmica internacional

CRI

6.3 Fomentar a política de internacionalização, fortalecendo as parcerias existentes com excelência acadêmica

a

Fortalecer parcerias já existentes com instituições públicas e privadas estrangeiras

CCH

b

Ampliar o número de  parcerias com instituições públicas e privadas estrangeiras

CCH

c

Aplicar recursos que advém do MEC para internacionalização a partir das prioridades do setor

CRI

d

Manter e estabelecer novos acordos de cooperação internacional, visando estimular o diálogo acadêmico no ensino, pesquisa e extensão

CRI

e

Propor fomento para ações associadas ao processo de internacionalização, com o aumento que se faz necessário para o quantitativo de bolsas

CRI

f

Manter a coordenação da UNIRIO no Grupo Tordesillas no Brasil e participação no Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras ? GCUB e no Grupo Santander Universidades

CRI

g

Manter a participação nas REDES: Rede de Assessorias Internacionais das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (REARI), Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), Rede de Macrouniversidades de América Latina e Caribe

CRI

h

Propor, dentro da UNIRIO, a qualificação de professores para o ensino de português para estrangeiros, assim como cursos de língua estrangeira para toda comunidade universitária

CRI

i

Apoiar a estruturação de cursos com dupla diplomação em parceria com instituições do cenário internacional, no âmbito de atuação da CRI

CRI

j

Apoiar as iniciativas advindas da comunidade universitária para a realização de eventos que propiciem a troca acadêmica e cultural com instituições ou países estrangeiros, no âmbito de atuação da CRI

CRI



8

Objetivo 7. Desenvolver a cultura e a prática da inovação e fomentar a proteção da produção intelectual da universidade

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS

 

AÇÕES

MACROUNIDADE RESPONSÁVEL

7.1 Estimular e apoiar a Inovação

a

Realizar eventos de divulgação das ações e da produção da inovação na Universidade

PROPGPI

b

Desenvolvimento do espaço de coworking para atividades relativas a projetos de inovação

PROPGPI

c

Estabelecer parceria, convênios e termos de cooperação internos e externos em projetos de inovação

PROPGPI

d

Atender, encaminhar e monitorar o processo de depósito de patentes

PROPGPI

e

Atender, encaminhar e monitorar a proteção de ativos intangíveis e de propriedade intelectual

PROPGPI


9

Objetivo 8. Promover melhorias na estrutura organizacional

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS

 

AÇÕES

MACROUNIDADE RESPONSÁVEL

8.1 Revisar o marco regulatório e os atos normativos da Universidade

a

Revisar o marco regulatório da PROPGPI

PROPGPI

b

Reestruturar a Câmara de Extensão e Cultura, através da revisão de seu regimento

PROExC

c

Revisar as regras para pagamento e gestão de bolsas de extensão

PROExC

d

Elaborar e implementar a Política de Cultura da UNIRIO

PROExC

e

Elaborar a Política de Assistência Estudantil

PRAE

f

Avaliar/Revisar a Política de Assistência Estudantil

PRAE

g

Atualizar o Estatuto da UNIRIO

PROPLAN

h

Atualizar o Regimento Geral da UNIRIO

PROPLAN

i

Elaborar o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2027-2031

PROPLAN

j

Elaborar o Plano de Gestão de Risco (PGERCI) 2027-2031

PROPLAN

k

Elaborar o Plano Diretor de Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação (PDGTIC) 2027-2031

PROPLAN

l

Elaborar o Plano de Dados Abertos - PDA

PROPLAN

m

Atualizar Regimentos Internos das unidades organizacionais

PROPLAN

n

Atualizar Regimento Interno da Câmara Técnica de Planejamento

PROPLAN

o

Revisar o Regimento Interno da DTIC, a fim de adequar às novas necessidades de estrutura organizacional e marco regulatório das áreas de TIC

PROPLAN/DTIC

p

Participar da Construção do Plano Diretor de Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação (PDGTIC) 2027-2031

PROPLAN/DTIC

q

Criar o Regimento Interno da PROGEPE

PROGEPE

r

Atualizar as normativas que promovam de forma eficaz a movimentação de pessoal (remoção, redistribuição, cessão, mobilidade e colaboração técnica)

PROGEPE

s

Criar normativas internas para a institucionalização do controle de frequência eletrônico

PROGEPE

t

Criar normativas internas para a institucionalização do Teletrabalho

PROGEPE

u

Elaborar e revisar os regimentos internos das unidades do CCBS

CCBS

v

Elaborar o Regimento Interno do CCET e de suas unidades

CCET

w

Elaborar / atualizar os regimentos internos do CCH (decania, escolas, faculdades, institutos, programas de pós-graduação, núcleos e laboratórios)

CCH

x

Estimular a Participação em encontros e reuniões de revisão de marcos regulatórios da Universidade (Estatuto, Regimento Geral e Regimentos Internos)

CCJP

y

Reformular o Regimento Interno do Arquivo Central

AC

z

Revisar os normativos internos da AUDIN, visando adequação às normas vigentes

AUDIN

aa

Elaborar o Regimento Interno da Comso

COMSO

ab

Revisar o Regimento Interno da COPESI e discussão sobre a composição/estrutura da Comissão

COPESI

ac

Revisar o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da UNIRIO

COPESI

ad

Atualizar o Regimento Interno da CPA junto ao CONSUNI visando garantir a autonomia e sua atualização quanto à legislação vigente

CPA

ae

Propor a atualização do Regimento Interno das Comissões Internas de Avaliação de Curso (CIACs) junto ao CONSEPE visando garantir sua autonomia e propiciar uma integração entre as CIACs e a CPA para o apoio necessário aos seus funcionamentos

CPA

8.2 Definir as áreas necessárias à execução dos processos organizacionais

a

Criar o Escritório de Captação de Recursos para a Extensão Universitária da UNIRIO (apoio à inscrição dos projetos de cultura nas leis de incentivo federais, estaduais e municipais e à captação junto a órgãos de governo, emendas parlamentares e empresas)

PROExC

b

Criar o Centro de Co-Working e Empreendedorismo da UNIRIO, com Nível de Coordenação

PROExC

c

Estruturar o Núcleo de Imagem e Som como unidade da PROExC, com nível de Coordenação

PROExC

d

Transformar a Diretoria de Extensão em Centro de Ensino e Prática de Extensão

PROExC

e

Transformar a Coordenação de Cultura em Centro Cultural da UNIRIO, com vinculação de uma Diretoria

PROExC

f

Implementar a Câmara de Assuntos Estudantis

PRAE

g

Criar unidade formal para Recenseamento Institucional (RI)

PROPLAN

h

Criar uma Editora Virtual na UNIRIO

PROPLAN

i

Criar subunidades na estrutura organizacional da PROPLAN/DAINF

PROPLAN

j

Criar Colegiados dos Institutos do CCBS

CCBS

k

Constituir Comissões de Biossegurança nas Unidades Organizacionais do CCBS

CCBS

l

Revisar a estrutura organizacional do CCET, com parecer da PROPLAN e junto ao CONSUNI

CCET

m

Criar Instituto de Filosofia e Ciências Sociais

CCH

n

Criar Secretarias Acadêmicas específicas para os cursos do CCJP

CCJP

o

Estudar o redimensionamento do Arquivo Central

AC

p

Estudar a reestruturação das UAPS do Arquivo Central

AC

q

Ampliar a estrutura do Sistema de Bibliotecas

BC

r

Definir uma estrutura organizacional interna da CRI

CRI

8.3 Implementar ações voltadas para melhorias organizacionais

a

Atualizar estrutura organizacional formal da Universidade no SIE

PROPLAN

b

Atualizar a estrutura organizacional no SIORG

PROPLAN

c

 Atualizar a estrutura organizacional no e-ORG

PROPLAN

d

Criar campi virtuais da Universidade

PROPLAN

e

Acompanhar e monitorar a execução e publicação do alcance de metas do PDI

PROPLAN

f

Acompanhar e monitorar a execução e publicação do alcance de metas do PGERCI

PROPLAN

g

Acompanhar e monitorar a execução e alcance de metas do PDGTIC

PROPLAN

h

Acompanhar e monitorar a execução do PDA

PROPLAN

i

Desenvolver projetos de trabalho voltados para a criação de estudos organizacionais

PROPLAN

j

Elaborar manuais e desenvolver processos internos para os trabalhos executados na PROPLAN/DAINF

PROPLAN

k

Aperfeiçoar o processo de coleta das informações para o Relatório de Gestão

PROPLAN

l

Revisar a Política de Segurança da Informação e Comunicação - POSIC em conformidade à legislação atual

PROPLAN/DTIC

m

Realizar levantamento e adaptação dos núcleos e laboratórios para atendimento à normatização vigente

CLA

n

Centralizar as informações sobre reformas e necessidades prediais do CLA na Decania

CLA

o

Ampliar a conclusão (atendimento/finalização) das recomendações expedidas pela AUDIN, a fim de reduzir o quantitativo de recomendações pendentes de atendimento

AUDIN

8.4 Adequar cargos e funções à nova estrutura organizacional

a

Reorganizar o quadro funcional da PROPGPI

PROPGPI

b

Aperfeiçoar a estrutura organizacional da PROExC

PROExC

c

Ampliar o número de funcionários da PROExC

PROExC

d

Propor reestruturação da CRI, adicionando uma Gerência de Relações Internacionais e uma Gerência de Relações Interinstitucionais

CRI

8.5 Promover, junto aos órgãos do governo federal, a fundamentação e argumentações técnicas para ampliação física e de cargos comissionados

a

Elaborar relatório com informações sobre cargos comissionados: distribuição, cargos vagos e unidades sem vinculação de cargos

PROPLAN

b

Encaminhar relatório sobre cargos comissionados para redirecionamento ao MEC

PROPLAN

c

Elaborar estudo para ampliação do espaço físico da Universidade e expansão para outros municípios, incluindo os de fora do estado do Rio de Janeiro

PROPLAN



10

Objetivo 9. Promover melhorias no processo organizacional

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS

 

AÇÕES

MACROUNIDADE RESPONSÁVEL

9.1 Automatizar processos através do uso de sistemas de informação

a

Informatizar os Programas de Ensino

PROGRAD

b

Implantar o Portal via web de criação e recredenciamento de Laboratórios e Núcleos

PROPLAN

c

Adquirir software para automatizar o controle do planejamento e desenvolvimento das etapas dos processos das unidades organizacionais da Universidade

PROPLAN

d

Implantar o Assentamento Funcional Digital (AFD) incluindo a digitalização do legado em todos os setores da PROGEPE

PROGEPE

e

Implantar o sistema de inscrição do processo seletivo discente do PPGD, via web

CCJP

9.2 Aperfeiçoar os processos arquivísticos

a

Supervisionar as atividades de gestão de documentos

AC

b

Promover visita técnica ou organização da massa documental acumulada da universidade

AC

9.3 Aperfeiçoar a gestão dos processos acadêmicos

c

Informatizar e padronizar os processos de convênio e estágio

PROGRAD

d

Reorganizar os processos de cadastramento de programas e projetos

PROExC

e

Estruturar e divulgar os processos acadêmicos como passo-a-passo nos sítios web do CCET

CCET

f

 Promover estudo sobre os critérios arquivísticos de implantação e de manutenção do diploma digital

AC

9.4 Aperfeiçoar a gestão dos processos administrativos

a

Informatizar os processos de acesso à graduação

PROGRAD

b

Mapear os processos acadêmicos dos cursos de pós-graduação stricto e lato sensu no SIE

PROPGPI

c

Rever os fluxos e processos operacionais e administrativos internos das Diretorias e da PROPGPI

PROPGPI

d

Realizar mapeamento dos processos visando a padronização dos fluxos de trabalho

PROPLAN

e

Simplificar as rotinas de trabalho por meio da análise e melhoria dos processos para a dinamização da gestão universitária

PROPLAN

f

Promover ações que tenham como objetivo a divulgação dos procedimentos pertinentes à captação dos dados institucionais.

PROPLAN

g

Metodizar o processo de  produção dos Relatórios de Atividades (RAs) das UORGs da UNIRIO até o nível de unidade acadêmica.

PROPLAN

h

Implementar ações de treinamento relativo a critérios e metodologias destinadas ao planejamento e controle da PROPLAN/DAINF

PROPLAN

i

Criar Manual de Gestão de Custo

PROAD

j

Elaborar normativos que formalizem as atividades e procedimentos relacionados à gestão dos bens imóveis próprios sob responsabilidade da Universidade

PROAD

k

 Propor e assegurar atos de descentralização de aquisições para as unidades organizacionais da Universidade

PROAD

l

Reformular Fluxo Processual de Aquisições e Contratações

PROAD

m

Automatizar a gestão de documentos e processos por meio de um sistema eletrônico

PROGEPE

n

Normatizar e atualizar rotinas, procedimentos e processos relacionados à gestão de pessoas em consonância com a legislação vigente

PROGEPE

o

Realizar o Programa UNIRIO de Braços Abertos para promover a ambientação de novos servidores

PROGEPE

p

Ampliar o programa de estágio probatório para as carreiras da UNIRIO

PROGEPE

q

Implantar o programa de prevenção de situações que caracterizem o desvio de função

PROGEPE

r

Monitorar o programa de prevenção de situações que caracterizem o desvio de função

PROGEPE

s

Construir um Núcleo de Consultoria Jurídica e de legislação de pessoal na PROGEPE 

PROGEPE

t

Elaborar um plano de implementação do ponto eletrônico (Sistema de Registro Eletrônico de Frequência - SISREF)

PROGEPE

u

Implantar o controle de frequência eletrônico

PROGEPE

v

Implantar Programa de Gestão de Teletrabalho

PROGEPE

w

Modelar os processos administrativos da Decania, das Escolas, dos Programas de Pós-Graduação e dos Departamentos

CCET

x

Mapear os tipos e os fluxos do documento administrativo em meio eletrônico

AC

y

Promover estudo de adequação dos documentos administrativos à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

AC

z

Monitorar a frequência de usuários em todas as bibliotecas por tipo de acesso

BC

aa

Monitorar o número de Usuários per capita inscritos nas bibliotecas

BC

ab

Monitorar o número de consultas anuais

BC

ac

Monitorar o número de empréstimos em todas as bibliotecas

BC

ad

Revisar e atualizar os desenhos de processos do Sistema de Bibliotecas

BC

ae

Estabelecer cooperação entre o Núcleo de Acessibilidade Institucional e a Coordenadoria de Engenharia para apoio e assessoramento técnico

NAI

af

Atualizar o mapeamento dos principais processos de trabalho da Auditoria Interna

AUDIN

ag

Ampliar a execução das ações planejadas no Plano Anual de Auditoria Interna - PAINT

AUDIN

9.5 Aperfeiçoar o processo de avaliação institucional

a

Monitorar os dados fornecidos para a avaliação institucional

PROPGPI

b

Expandir a integração da PROPLAN/DAINF com a CPA com vistas ao aprimoramento dos processos de avaliação de curso e autoavaliação institucional

PROPLAN

c

Apoiar as interlocuções com as Comissões Institucionais de Autoavaliação de Curso (CIACs)

CCH

d

Implementar o Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ) da AUDIN

AUDIN

e

Acompanhar, em conjunto com a DAINF, as comissões de avaliações externas de cursos e institucional

CPA

f

Propiciar as informações entre a Comissão Própria de Avaliação e a Instituição com atendimento a todas as suas solicitações, dentro das possibilidades da CPA, quanto a autoavaliação institucional

CPA

g

Expandir a integração entre a CPA e a DAINF/PROPLAN com vistas ao aprimoramento dos processos de avaliação de curso e institucional

CPA

h

Apresentar metodologias visando que as informações sobre autoavaliações de cursos cheguem a Comissão Própria de Avaliação com a finalidade de atender as Comissões Externas de Avaliação de Cursos e institucional em suas solicitações

CPA

i

Promover a autoavaliação institucional pela CPA, de caráter participativo e emancipatório

CPA

j

Aperfeiçoar a gestão dos processos acadêmicos e administrativos, a partir da criação de um guia de indicadores anuais de satisfação de servidores e discentes

CPA

9.6 Consolidar a implantação de Comitês e comissões similares de âmbito institucional, previstos na legislação vigente para órgãos da Administração Pública Federal

a

Estabelecer nova composição da COPESI em consonância com o seu Regimento Interno (a ser revisto)

COPESI

b

Criar Equipes Setoriais de Trabalho (ESTs) nos Centros Acadêmicos, Reitoria e Órgãos Suplementares, para fortalecer as ações da Comissão Própria de Avaliação - CPA

CPA

c

Acompanhar as Equipes Setoriais de Trabalho (ESTs) na realização de reuniões periódicas

CPA


11

Objetivo 10. Promover a integração da comunidade universitária, com melhoria das condições de estudo, convivência e ações de assistência estudantil, vinculadas às atividades-fim da Universidade

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS

 

AÇÕES

MACROUNIDADE RESPONSÁVEL

10.1 Ampliar o acervo bibliográfico e o programa de manutenção permanente

a

Ampliar a oferta da bibliografia básica (BB) das disciplinas dos cursos de Graduação, com intuito de alcançar a nota 4 na avaliação INEP/MEC

BC

b

Manter as assinaturas de bases de dados (Jstor, Gedweb,Ulrich''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''s, WebDewey, ABNT, Dynamed, EBSCO E-books, Academic  Collectioon)

BC

c

Adquirir e-books nacionais

BC

d

Adquirir e-books estrangeiros

BC

e

Renovar a política para cobertura das bibliografias básicas

BC

f

Manter programas de higienização e pequenos reparos da coleção de obras especiais

BC

g

Ampliar os recursos de informação em OA (open acess) e Domínio público ofertados via Biblioteca Digital

BC

h

Implantar Programa de higienização e recuperação das obras Gerais

BC

i

Estabelecer política de identificação de obras especiais para cada uma das 8 escolas formadoras da UNIRIO

BC

j

Disponibilizar, em parceria com a Biblioteca Central, acervo sobre acessibilidade e inclusão, bem como dos recursos educacionais acessíveis produzidos pela comunidade acadêmica

NAI

10.2 Implantar, implementar, consolidar e ampliar programa para atendimento aos estudantes com necessidades especiais

a

Ampliar o Programa de Tutoria Especial (PROTES) de modo a melhorar o atendimento a estudantes com deficiência

PROGRAD

b

Aderir a Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados (REBECA) de material acessível

BC

c

Ampliar, em parceria com a PROGRAD, o atendimento a estudantes com deficiência pelo Programa de Tutoria Especial

NAI

10.3 Criar áreas de convivência

a

Realizar o estudo de viabilidade de criação de espaços de alimentação para comunidade acadêmica do CLA

CLA

b

Criar área de café na Biblioteca Central

BC

c

Desenvolver Espaço criativo na BC (Design Thinking)

BC

10.4 Ampliar programa de assistência estudantil

a

Implantar o Apoio Nutricional

PRAE

10.5 Criar programa de incentivo às atividades de cultura, esporte, lazer e saúde

a

Ampliar os eventos culturais, sociais e esportivos no CCBS

CCBS

b

Criar e implementar um Programa de saúde, bem estar, cultura e lazer, para a comunidade acadêmica

CCBS

c

Promover atividades com as Atléticas e ações de cultura e lazer em conjunto com a PROEXC e a PRAE

CCBS

d

Solicitar a criação de uma sala para as atléticas dos 3 cursos

CCJP


12

Objetivo 11. Melhorar condições de trabalho de servidores docentes e técnico administrativos

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS

 

AÇÕES

MACROUNIDADE RESPONSÁVEL

11.1 Equipar adequadamente os ambientes de trabalho

a

Adequar e equipar secretarias, espaços administrativos e acadêmicos e a decania do CCBS

CCBS

b

Adquirir mobiliário e computadores necessários às atividades que são desenvolvidas pela CRI

CRI

11.2 Adequar os espaços físicos dos ambientes de trabalho de acordo com as necessidades funcionais

a

Readequar e concretizar a proposta de redistribuição de salas de aula e espaços administrativos no prédio do CCH

CCH

b

Realizar o estudo de viabilidade de criação de gabinetes docentes

CLA

c

Trocar o mobiliário, modernizando a sala multimídia

BC

d

Trocar as janelas do prédio antigo da BC

BC

e

Mudar a biblioteca do HUGG para a Unidade da EMC

BC

f

Adquirir conjuntos de mobiliário (mesas e cadeiras), destinadas aos tutores de Biblioteconomia

CEAD

11.3 Desenvolver ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos servidores, inclusive aposentados, pensionistas e familiares, intensificando as ações de política de desenvolvimento de pessoas

a

Realizar o Programa Banco de Ideias, para impulsionar a integração, interação, participação e valorização da comunidade universitária

PROGEPE

b

Realizar ações de Promoção a Saúde que favoreçam a saúde dos servidores e a qualidade de vida no trabalho

PROGEPE

c

Implementar o programa de Exames Periódicos

PROGEPE

d

Realizar exames periódicos nos servidores

PROGEPE

e

Realizar e atualizar as avaliações ambientais das unidades organizacionais

PROGEPE

f

Promover ações para melhoria da segurança e condições de trabalho nos setores (insalubridade, periculosidade e riscos ambientais)

PROGEPE

g

Criar Equipes de Referência com base na Nucleação por categorias profissionais

PROGEPE

h

Implementar a política de enfrentamento a violência e assédio moral

PROGEPE

i

Criar Comissão para Enfrentamento do Assédio Moral

PROGEPE

j

Realizar eventos em homenagem ao dia do servidor

PROGEPE

k

Realizar eventos em homenagem aos aposentados

PROGEPE

l

Elaborar o Programa para a Aposentadoria de servidores

PROGEPE

m

Implementar o Programa para a Aposentadoria de servidores

PROGEPE

11.4 Promover uma relação integrada e não discriminatória entre as unidades organizacionais e as entidades representativas dos diferentes segmentos da comunidade universitária

a

Estimular a integração de Centros Acadêmicos da Unirio

CCBS

b

Promover parcerias do CLA com o curso de Engenharia de Produção da UNIRIO

CLA

c

Buscar maior proximidade com as unidades acadêmicas e administrativas a partir da participação em seus eventos

AC

11.5 Implantar programa para atendimento aos servidores com necessidades especiais

a

"sem ações"

 


13

Objetivo 12. Fortalecer e aprimorar a política de qualificação e capacitação de servidores docentes e técnico-administrativos

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS

 

AÇÕES

MACROUNIDADE RESPONSÁVEL

12.1 Consolidar programas de capacitação permanente para servidores

a

Estimular a participação de servidores em programas de capacitação

PROPGPI

b

Estimular a capacitação de servidores para gestão orçamentária

PROPGPI

c

Elaborar curso de capacitação para servidores sobre o PDI UNIRIO

PROPLAN

d

Capacitar tecnicamente servidores da DTIC, visando à atualização tecnológica em sua área de atuação

PROPLAN/DTIC

e

Capacitar tecnicamente a área de TIC para Diploma Digital

PROPLAN/DTIC

f

Fomentar a participação dos servidores da PROAD em cursos de capacitação e de formação continuada

PROAD

g

Fomentar ações de capacitação em idiomas estrangeiros para os servidores (PRIC-IE)

PROGEPE

h

Ampliar a participação de servidores  em programas de capacitação

CCBS

i

Promover a formação de preceptores (Cursos)

CCBS

j

Garantir o  gerenciamento de afastamentos / licenciamentos de docentes e técnico-administrativos para realização de cursos de capacitação, aperfeiçoamento e qualificação

CLA

k

Garantir as condições necessárias para a capacitação de seus funcionários

AC

l

Incentivar a capacitação contínua dos integrantes da AUDIN por meio da realização de cursos relacionados às atividades desenvolvidas pela auditoria interna governamental

AUDIN

m

Promover capacitação para os técnicos e para o docente coordenador lotados na CRI, como por exemplo: cursos de idiomas

CRI

12.2 Consolidar programas de qualificação permanente para servidores

a

Estimular a participação de servidores em programas de qualificação

PROPGPI

b

Incentivar a qualificação técnica dos servidores da DTIC, visando à atualização tecnológica em sua área de atuação

PROPLAN/DTIC

c

Ampliar a participação de servidores em programas de qualificação

CCBS

d

Manter a participação em programas de qualificação dos servidores

CCJP

e

Incentivar e apoiar a qualificação dos servidores técnico-administrativos da CEAD em nível de pós-graduação

CEAD

f

Promover qualificação dos técnicos lotados na CRI

CRI

12.3 Promover planos de capacitação de servidores

a

Elaborar e implementar novo Plano de Capacitação de servidores da PROPLAN

PROPLAN

b

Realizar o Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento (LND)  junto aos gestores e servidores para a construção do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)

PROGEPE

c

Construir o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) adequado às necessidades de qualificação e capacitação do corpo técnico-administrativo
e docente

PROGEPE

d

Ampliar, atualizar e aprimorar periodicamente o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)

PROGEPE

e

Promover ações de desenvolvimento com base nas necessidades institucionais apontadas no PDP

PROGEPE

f

Oferecer Cursos Internos de capacitação com base nas necessidades institucionais apontadas no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)

PROGEPE

g

Realizar ações de desenvolvimento direcionadas aos gestores da Universidade

PROGEPE

h

Implementar ação para a capacitação de servidores técnico-administrativos que não atingiram o nível IV na carreira

PROGEPE

i

Criar o Repositório de Teses e Dissertações realizadas por servidores da Unirio

PROGEPE

j

Promover ações de desenvolvimento relacionadas à acessibilidade, sustentabilidade e diversidade

PROGEPE

k

Elaborar plano de capacitação para os servidores da CPA

CPA

12.4 Promover planos de qualificação de servidores

a

Elaborar e implementar novo Plano de Qualificação de servidores da PROPLAN

PROPLAN

b

Fomentar ações de qualificação para os  servidores técnico-administrativos (PRIQ)

PROGEPE

c

Consolidar Programa de Incentivo à Qualificação de servidores em Programas de Pós-graduação da Unirio

PROGEPE

d

Garantir as condições necessárias para a qualificação de seus funcionários

AC


14

Objetivo 13. Ampliar, modernizar e preservar a infraestrutura física institucional

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS

 

AÇÕES

MACROUNIDADE RESPONSÁVEL

13.1 Implantar laboratórios temáticos de ensino, pesquisa, extensão e inovação

a

Apoiar iniciativas de infraestrutura, uso e manutenção dos laboratórios.

PROPGPI

b

Consolidar o registro e credenciamento de laboratórios e núcleos de ensino, pesquisa, extensão e multidimensionais

PROPLAN

c

Criar Laboratórios e Núcleos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Multidimensionais e Multiusuários

CCBS

13.2 Adequar o espaço físico existente à nova realidade institucional

a

Ampliar a Rede UNIRIO
(cabeada e Wi-Fi)

PROPLAN/DTIC

b

Contratar empresa para elaboração de projeto executivo de instalação elétrica nos campi da Universidade

PROAD

c

Realizar mapeamento sobre a situação de cada imóvel, objetivando levantar as pendências e dificuldades para a respectiva regularização, através de um plano de ação

PROAD

d

Realizar adequação das instalações elétricas e aumento de disponibilidade energética incluindo a instalação de nova Subestação transformadora e instalação de geradores no Campus 436

PROAD

e

Implementar medidas de segurança contra incêndio e pânico com base em projeto aprovado pelo CBMERJ

PROAD

f

Formalizar cooperação entre Coordenação de Engenharia, decanias, direções e demais unidades (PROAD, SAST, financeiro, manutenção, transporte, etc.) para definição de soluções para problemas de infraestrutura, condições dos laboratórios, otimização do uso e ocupação dos espaços, expansões futuras, avaliação de condições de biossegurança no pós-pandemia, violência urbana, entre outros

PROAD

g

Realizar inventário físico anual de bens imóveis sob a responsabilidade da UNIRIO, apresentando, inclusive, o seu estado de conservação

PROAD

h

Realizar pesquisa tendo como público alvo todos os segmentos da comunidade universitária, visando mapear e identificar as diversas formas de uso, ocupação e representações individuais e coletivas dos espaços livres e edificados da universidade, a fim de alinhar as propostas arquitetônicas e urbanísticas da Coordenadoria de Engenharia aos anseios da comunidade

PROAD

i

Otimizar a redistribuição espacial do Prédio do CCH após a construção do Prédio Anexo

CCH

j

Administrar adequadamente os resíduos, com descarte correto do lixo eletrônico e disponibilização de coleta seletiva de lixo

CLA

k

Implantar ações de sustentabilidade na BC (em acordo com a agenda ODS 2030 da ONU), em parceria com a COPESI

COPESI

13.3 Adequar as instalações físicas das unidades à acessibilidade de pessoas com necessidades especiais

a

Realizar obras de adequação urbanística e paisagística dos campi, contemplando obras de infraestrutura (pavimentação, drenagem, iluminação, mobiliário, sinalização etc.).

PROAD

b

Instalar novos aparelhos de transporte vertical mecânico (elevadores, plataformas de elevação, etc.)

PROAD

c

Estabelecer procedimento de autovistoria preventiva por parte dos centros/unidades com objetivo de identificar as condições de acessibilidade dos prédios, acompanhar as modificações e coletar sugestões de melhorias necessárias através de formulários objetivos.

NAI

d

Estimular e apoiar a realização de adequações arquitetônicas, urbanísticas e paisagísticas nas edificações, acessos e áreas livres dos campi

NAI

e

Estimular e apoiar a realização de melhorias na sinalização visual, sonora e tátil e dispositivos de orientação nos espaços físicos da universidade

NAI

13.4 Ampliar o espaço físico para atender às demandas do crescimento acadêmico

a

Implantar espaços previstos no Prédio Anexo do CCH (auditório, sala de exposição, salas de aula, laboratórios e núcleos)

CCH

b

Criar grupo de trabalho interunidades e de caráter multidisciplinar para realizar estudo de viabilidade de implantação de um museu universitário da UNIRIO

CCH

13.5 Dotar os espaços físicos de mobiliário e outros materiais permanentes adequados à sua destinação

a

Equipar salas de apoio ao professor para uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) integradas ao ensino

PROGRAD

b

Manter e adquirir suprimentos para o Laboratório Eterna

BC

c

Adquirir mobiliário adequado, no aspecto ergonômico, para a unidade

COMSO

d

Adquirir equipamentos de Tecnologia Assistiva, possibilitando melhores condições de trabalho e estudo para a comunidade acadêmica

NAI

13.6 Adequar a frota de veículos oficiais para atender à nova realidade institucional

a

"sem ações"

 

13.7 Garantir a manutenção preventiva e a sustentabilidade ambiental da Universidade

a

Implementar sistemas e dispositivos para otimização da eficiência energética tais como usinas fotovoltaicas, medidores inteligentes, elevadores com sistemas regenerativos, etc.

PROAD

b

Implementar sistemas e dispositivos para captação e reaproveitamento de águas pluviais

PROAD

c

Realizar intervenções visando o aperfeiçoamento tecnológico dos sistemas de climatização

PROAD

d

Realizar intervenções visando o aperfeiçoamento tecnológico dos elevadores

PROAD

e

Instituir grupo de pesquisa e inovação em soluções de eficiência energética e sustentabilidade na Coordenadoria de Engenharia em diálogo com a Comissão Permanente de Sustentabilidade Institucional (COPESI)

PROAD

13.8 Promover ações voltadas para a preservação dos edifícios de valor histórico, artístico e cultural

a

Realizar obras de preservação, reparação e restauro das edificações de valor histórico, artístico e cultural da Universidade

PROAD

b

Elaborar Plano de Gestão da Conservação do Patrimônio Cultural da UNIRIO, através da instituição de Comissão ou Grupo de Trabalho, para planejar as ações de preservação e restauro das edificações de valor histórico, artístico e cultural

PROAD

c

Instituir campanha de educação patrimonial voltada para o reconhecimento do patrimônio cultural material e imaterial da UNIRIO

PROAD

d

Garantir recursos para Digitalização e Catalogação do acervo técnico da Coordenadoria de Engenharia e registros de depoimentos de funcionários

PROAD


15

Objetivo 14. Garantir a infraestrutura e equipamentos de tecnologia de informação e aprimorar a governança digital, promovendo oferta de serviços digitais e participação social por meio digital

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS

 

AÇÕES

MACROUNIDADE RESPONSÁVEL

14.1 Implantar serviços informatizados compatíveis com as demandas administrativas e acadêmicas

a

Adequar os processos de registro e documentação de modo a registrar as atividades de extensão empreendidas pelos discentes

PROExC

b

Consolidar a emissão do Diploma Digital para Graduação

PROPLAN/DTIC

c

Consolidar a implantação de ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, que tem como objetivo a eficiência administrativa

PROPLAN/DTIC

d

Adquirir ou contratar assinatura de softwares especializados: CAD (Computer Aided Design) e BIM (Building Modeling Information), dentre outros, necessários ao desenvolvimento dos projetos da Coordenação de Engenharia

PROAD

e

Adquirir Programas, Sistemas e Softwares que otimizem a atuação da PROGEPE junto aos servidores e as unidades dos órgãos centrais

PROGEPE

f

Realizar estudos de viabilização para sistemas eletrônicos de arquivo e protocolo

AC

g

Implantar o serviço de monitoramento de câmeras em 5 unidades

BC

h

Assinar uma ferramenta de análise de dados (software), para ampliar o monitoramento de uso da Biblioteca digital

BC

i

Implantar serviço de devolução informatizado de obras na Biblioteca Setorial da Enfermagem (BSEN)

BC

j

Manter e desenvolver a Biblioteca digital da UNIRIO

BC

k

Atualizar o parque  tecnológico  das bibliotecas (autoempréstimo, devolução, e reserva)

BC

14.2 Adequar a infraestrutura de tecnologia de informação e comunicação à nova realidade institucional

a

Substituir os computadores da PROGRAD

PROGRAD

b

Adquirir computadores portáteis para eventos

PROGRAD

c

Adquirir softwares, computadores, monitores, notebooks, impressoras, nobreak, web-cam, scanner, elementos periféricos, TV 65 polegadas

PROPLAN

d

Atualizar e aperfeiçoar  a segurança de recursos computacionais, de informação e de dados

PROPLAN/DTIC

e

Promover a atualização tecnológica  de equipamentos defasados tecnologicamente

PROPLAN/DTIC

f

Adequar contratos  de empresas parceiras à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

PROPLAN/DTIC

g

Automatizar a gestão dos Data Center

PROPLAN/DTIC

h

Implantar serviço de VOIP

PROPLAN/DTIC

i

Aumentar a oferta de ramais VOIP

PROPLAN/DTIC

j

Contratar serviço de manutenção de equipamento do tipo No-Break

PROPLAN/DTIC

k

Adquirir computadores visando a substituição progressiva por equipamentos mais adequados às demandas dos diversos setores da PROAD, inclusive compatíveis com a utilização eventual em trabalho remoto.

PROAD

l

Adquirir equipamentos novos para infraestrutura tecnológica da PROGEPE

PROGEPE

m

Aquisição e manutenção de equipamentos multimídia de projeção (data show)

CCBS

n

Substituir os computadores dos laboratórios

CCET

o

Adquirir notebooks e mesas digitalizadoras compatíveis com ensino remoto para os docentes

CCET

p

Substituir os desktops de uso dos técnicos-administrativos e docentes do CCET

CCET

q

Solicitar o aumento dos pontos de rede nas dependências do CCJP

CCJP

r

Solicitar melhoria da rede de wifi nas dependências do CCJP

CCJP

s

Solicitar a Criação de ambiente digital para videoconferências

CCJP

t

Solicitar material e serviços ao DTIC (compra de computadores, notebooks, impressoras, instalação de pontos de conexão, atualização dos equipamentos de informática e de software, webcam, periféricos em geral, renovação dos equipamentos da sala do audiovisual, projetores e telas)

CLA

u

Adquirir equipamentos de informática (notebook, computador de mesa, scanner) e seus periféricos, softwares e serviço de nuvem.

AC

v

Ampliar o número de pontos de rede lógica na BC e das unidades setoriais

BC

w

Adquirir e manter  equipamentos de informática

BC

x

Aderir a rede de preservação digital da Rede Cariniana

BC

y

Promover a modernização dos equipamentos de informática da unidade, mediante a substituição dos aparelhos

AUDIN

z

Adquirir e providenciar manutenção dos computadores e periféricos, a fim de garantir o funcionamento a Coordenação e das secretarias dos cursos EaD

CEAD

aa

Adquirir/substituir computadores, monitores, impressoras, nobreaks, softwares e outros equipamentos e recursos de TI necessários à execução das ações previstas pela Comso

COMSO

ab

Adquirir softwares de Tecnologia Assistiva, possibilitando melhores condições de trabalho e estudo para a comunidade acadêmica

NAI

ac

Adquirir computadores para estruturação e funcionamento do Núcleo de Acessibilidade

NAI

ad

Adquirir computadores, monitores, notebooks, impressoras, nobreaks, elementos periféricos, TV 65 polegadas.

CPA


16

Objetivo 15. Prover, manter e acompanhar o quadro de servidores às necessidades institucionais

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS

 

AÇÕES

MACROUNIDADE RESPONSÁVEL

15.1 Promover estudos quanto às reais necessidades de redimensionamento e redistribuição dos recursos humanos da classe dos servidores técnico-administrativos, diante do crescimento da Universidade

a

Levantar a necessidade de pessoal junto às unidades organizacionais da Unirio

PROGEPE

b

Dimensionar e otimizar a força de trabalho das unidades organizacionais

PROGEPE

c

Mapear as competências da força de trabalho para a composição de equipes de atuação frente às necessidades institucionais (técnico-administrativo)

PROGEPE

d

Propor movimentação dos servidores técnico-administrativos frente às necessidades institucionais

PROGEPE

e

Atualizar o dimensionamento do quadro pessoal

BC

f

Redimensionar a equipe de servidores da Comso

COMSO

g

Redimensionar a equipe de servidores que atuam na CRI, principalmente técnico administrativos e tradutores de língua estrangeira que se fazem necessários

CRI

15.2 Promover estudos de alocação do quadro docente visando uma distribuição compatível com as necessidades das unidades acadêmicas

a

Levantar a necessidade de Professor do Magistério Superior junto às Unidades Acadêmicas da Unirio

PROGEPE

b

Criar Comissão para avaliação da Distribuição de Vagas Docentes entre os Departamentos de Ensino

PROGEPE

c

Propor a redistribuição de vagas de Professores do Magistério Superior frente às necessidades institucionais

PROGEPE

d

Realizar um estudo sobre a necessidade de readequção das atividades e realocação de carga horária no CCBS

CCBS

15.3. Promover, junto aos órgãos competentes do governo federal a fundamentação e argumentações técnicas para a reposição das vagas necessárias para adequar o quadro de servidores técnico-administrativos às demandas atuais e futuras para o bom desempenho da Universidade, obtendo os códigos de vagas e autorizações para os concursos públicos necessários

a

Realizar estudo para previsão de Aposentadorias nas Unidades Organizacionais (Docente e TAE)

PROGEPE

b

Solicitar ao MEC novas vagas de Técnicos Administrativos em Educação visando a ampliação do quadro autorizado no Quadro de referência de Servidores Técnico-Administrativos (QRSTA)

PROGEPE

c

Realizar concursos de servidores técnico-administrativos para garantir o provimento de vagas desocupadas

PROGEPE

d

Propor à PROGEPE a contratação / lotação de quadro técnico específico em Museologia para apoio aos Núcleos / Laboratórios / Escolas que possuem acervos Históricos / Artísticos / Científicos / Arqueológicos / Paleontológicos e etc.

PROGEPE

15.4 Promover, junto aos órgãos competentes do governo federal as gestões necessárias visando adequar a quantidade de docentes às demandas atuais e futuras da universidade, para concessão de vagas e abertura dos concursos públicos

a

Solicitar ao MEC ampliação de vagas para o cargo de Professores do Magistério Superior
 respeitando a pontuação autorizada no BPEq

PROGEPE

b

Viabilizar concursos para Professor do Magistério Superior efetivo para garantir o provimento de vagas desocupadas

PROGEPE

c

Viabilizar Processos Seletivos Simplificados para contratação de professores substitutos
nos termos da legislação vigente

PROGEPE

d

Viabilizar a contratação de professores visitantes nos termos da legislação vigente

PROGEPE

15.5 Promover estudos quanto às reais necessidades de redimensionamento de cargos extintos e terceirização de serviços na universidade

a

Criar Grupo de Trabalho para levantamento da alocação de pessoal terceirizado

PROGEPE

b

Identificar as ações necessárias para atuação de colaboradores terceirizados nas unidades organizacionais

PROGEPE


17

Objetivo 16. Promover e aperfeiçoar a sustentabilidade da gestão orçamentária e financeira

INICIATIVAS ESTRATÉGICAS

 

AÇÕES

MACROUNIDADE RESPONSÁVEL

16.1 Aperfeiçoar a gestão do processo orçamentário

a

Implementar o módulo de Orçamento no Sistema de Informações para o Ensino

PROPLAN

b

Propor à Reitoria o estabelecimento do CCBS como unidade gestora

CCBS

16.2 Promover política de captação e alocação de recursos

a

Propor a construção de uma política de aplicação de recursos

PROAD

16.3 Ampliar as fontes de receita provenientes de setores governamentais e não governamentais

a

Mobilizar parcerias para oferta de cursos de aperfeiçoamento e outras atividades de Extensão

PROExC

b

Incentivar a bancada parlamentar a reconhecer a possibilidade de a Universidade desenvolver projetos de alta relevância social, por meio de emendas parlamentares e afins

PROPLAN

c

Elaborar política de locação dos espaços para captação de recursos

PROAD



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