CNDH realiza cerimônia de posse de três novos conselheiros

76ª Reunião Ordinária
CNDH realiza cerimônia de posse de três novos conselheiros

Em solenidade realizada nesta quinta-feira (1º), durante a 76ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), novos representantes foram integrados ao colegiado, sendo uma conselheira e um conselheiro do poder público e um novo membro da sociedade civil.

Primeiro a assinar o termo de posse, o conselheiro titular Adelmar Fernandes Barbosa Junior, representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), expressou sua vontade de contribuir com as ações do CNDH. “Sou indígena do povo Pankararu, em Pernambuco, e advogado, e é um orgulho estar aqui indicado pela APIB e sei que temos muito a fazer e estou aqui para colaborar nas questões indígenas e demais pautas”, afirmou.

Na sequência, a conselheira Anna Karla da Silva Pereira, assumiu como 2º suplente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania - MDHC e declarou estar com bastante disposição para atuar no CNDH. “É necessário que a gente atue para aprofunda a participação social, eu venho também desse lugar, do movimento social, em especial com atuação em favela e periferia. Então venho com disposição para que a gente possa trabalhar juntos”, explicitou.

Por fim, o conselheiro Bruno Renato Nascimento Teixeira, secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, foi empossado como 1° suplente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania – MDHC. O representante expressou alegria em voltar a integrar o CNDH. “É com satisfação que retorno à composição deste conselho. Minha trajetória sempre foi pautada nos direitos humanos e já estive em 2009-2010 no então CDDPH e é uma honra retornar agora como representante do Governo”, endossou.

Os novos conselheiros do CNDH vão atuar no biênio 2022-2024, conforme previsto no artigo 3º da Lei nº 12.986, de 2 de junho de 2014 e no artigo 6º da Resolução nº 02, de 09 de março de 2022 - Novo Regimento Interno