MEMÓRIAS PALMARES
Seminário Rota do Escravo Internacional – O evento foi uma parceria entre a Unesco e a Fundação Cultural Palmares, ocorrida dos dias 18 a 22 de agosto de 1998, das 8h às 18h, no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, em Brasília – Brasil.
Termo de cooperação técnica entre a FCP e a UNESCO - ( Clique aqui )
Grupo Quilombola se apresentando na abertura do seminário internacional Rota do escravo:
À direita, Sr. Dulce Maria Pereira, ex-presidente da FCP juntamente com Dona Ivone Lara, cantora e compositora brasileira:
Jorge Werthein, representante da UNESCO no Brasil à época:
Na esquerda da fotografia, o Sr. Senador Paulo Paim e na direita Doudou Diène, redator da ONU:
Januário Garcia: um legado que ultrapassa o seu tempo
Nesta quinta-feira 22 de junho de 2023, a Fundação Cultural Palmares homenageia uma coletânea de Januário Garcia, fotógrafo brasileiro com extenso trabalho nas áreas de publicidade, música e documentação de afrodescendentes em âmbitos social, político, cultural e econômico. Em seu livro: 25 ANOS DO MOVIMENTO NEGRO DO BRASIL, o artista conta por meio da arte fotográfica, a história do Movimento Negro Unificado (MNU), que em agosto desse ano, juntamente com o grupo Palmares, completará 35 anos.
BELO HORIZONTE (MG), 1943 – RIO DE JANEIRO (RJ), 2021
“A imagem sempre despertou em mim uma curiosidade que eu não sabia explicar a razão”.
Januário Garcia foi um fotógrafo brasileiro, nascido em Belo Horizonte e radicado no Rio de Janeiro. Através de uma paixão pela imagem que carregava desde criança, quando teve seu primeiro contato com o cinema, o artista produzia, a partir de suas lentes, uma verdadeira memória documental do povo negro brasileiro. São 50 anos dedicados à profissão, com uma vasta produção que abrange mais de 100 mil fotos. O interesse pelo carnaval, pelas religiosidades ou, simplesmente, pelo cotidiano revelavam um olhar que buscava exprimir em registros a história de lutas e conquistas do movimento negro no Brasil. Garcia, aliás, era uma figura importante que atuava no movimento, tendo participado da publicação de livros sobre a luta antirracista. No fotojornalismo, trabalhou na redação de importantes jornais, como O Globo, Jornal do Brasil e O Dia. Produziu também capas de discos de artistas, entre Leci Brandão, Chico Buarque, Raul Seixas e Belchior.
https://projetoafro.com/artista/januario-garcia/
LIVROS PUBLICADOS