MEMÓRIAS PALMARES
JOÃO JORGE COMPLETA DOIS MESES À FRENTE DA FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES
Com pouco mais de 60 dias à frente da gestão na Fundação Cultural Palmares, João Jorge Santos Rodrigues empreendeu ações para o fortalecimento para reafirmar a cultura Afro-Brasileira no cenário nacional. Nomeado oficialmente no dia 21 de março de 2023, o presidente da Fundação Cultural Palmares, entre as várias ações, assinou a revogação da portaria 189, que tratava das diretrizes para a seleção das personalidades notáveis negras, nacionais e estrangeiras a divulgadas no site instituição.
Também revogou a portaria da instituição editada em março de 2022, no antigo governo, que travava a emissão de certidões de autodeclaração para Comunidades Quilombolas. Tal inciativa de Joao Jorge Santos Rodrigues atendeu os anseios de entidades representativas da População Quilombola no Brasil.
A nova portaria também criou um grupo de trabalho para elaborar proposta de ato normativo que instituirá o Cadastro Geral de Remanescente dos Quilombos e estabelecerá os procedimentos para expedição da Certidão de Autodefinição.
Internacionalização da cultura afro-brasileira
Ao longo desses 60 dias, João Jorge Santos Rodrigues atendeu a diversas agendas na sede ada instituição, incluindo uma Delegação Internacional, comandada pelo o professor Kojo Yankah, Fundador e Secretário Executivo Herança Pan-africana no Mundo que convidou a Palmares para representar o Brasil dentro do Museu da Herança Pan-africana, designando também a Palmares a ser a entidade responsável para os futuros eventos culturais, os quais acontecerão em Gana entre setembro de 2023 e julho de 2024.
Vale lembrar que no dia 11 de abril de 2023, o presidente e demais diretores e coordenadores do setor de patrimônio e preservação da FCP se reuniram no Cais do Valongo e Complexo da Pequena África, com o comitê gestor do Cais do Valongo encarregado de deliberar ações pertinentes ao espaço. Os representantes dos Quilombos Urbanos do Rio de Janeiro também participaram.
Ao participar de evento no dia 23 de maio de 2023 no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o presidente Joao Jorge Santos Rodrigues destacou que: “cuidar do Cais do Valongo não é uma missão só das autoridades federais e locais, mas também de todo o povo brasileiro, pois o Cais do Valongo é o maior repositório da Ancestralidade Africana no Brasil. ”
Construindo o hoje e o amanhã da Palmares
No dia 19 de maio de 2023, houve uma visita preliminar ao local que será a nova sede da Fundação no Setor de Autarquias Sul, um espaço amplo que permitirá receber de forma integral toda a equipe de trabalho da Fundação Cultural Palmares.
Advogado e Mestre em Direito Público, João Jorge Santos Rodrigues é Presidente de uma das maiores instituições anti-racistas do Brasil.
Acervo Cultural Palmares.