Notícias
Visita de bibliotecária para futuras parcerias
Nesta terça-feira (31), a Fundação Cultural Palmares (FCP), por intermédio do Centro Nacional de Informação da cultura Negra (CNIRC) coordenado pelo Guilherme Bruno dos Santos, recebeu a Coordenadora da Biblioteca Benedito Gomes Ferreira da Defensoria Pública da União (DPU), Dandara Baçã de Jesus Lima.
Na ocasião, a bibliotecária Dandara Baça, conheceu a Biblioteca Oliveira Silveira, entre acervo de livros, artes cênicas, visuais e dialogou com o coordenador substituto do CNIRC acerca dos futuros editais para FCP e parcerias com o coletivo nacional de bibliotecários negros que constrói novos paradigmas para o acesso à informação.
Discutiram, também, sobre a liminar judicial que impossibilita a Fundação de prestar alguns tipos de serviços, tais como doações, empréstimos e qualquer tipo de movimentação do acervo bibliográfico.
“Visitei o acervo da Palmares, um potente acervo! Mas que necessita ser organizado por uma cosmovisão negra. Também vi um tesouro (Livros) enclausurado que poderia estar nas bibliotecas escolares, públicas, comunitárias, especializadas, prisionais. Poderiam estar sendo utilizados para construir grupos de leitura, para fazer a diferença na autoestima e no reconhecimento da negritude.” Ressalta Dandara Baça.
Com a incumbência de preservação e disseminação da rica herança cultural afro-brasileira. Uma fonte de conhecimento e inspiração, reunindo um acervo que conta com cerca de 12 (doze) mil itens entre livros, fotografias, pinturas, esculturas e filmes sobre a cultura negra, desde suas raízes ancestrais até suas manifestações contemporâneas. O Centro também visa ser um espaço inclusivo, onde pesquisadores, estudantes, artistas, educadores e o público poderão explorar e celebrar a diversidade cultural e a riqueza intelectual das comunidades quilombolas e afrodescendentes.