Notícias
UM GÊNIO URBANO
A missão da Fundação Cultural Palmares é promover e preservar os valores culturais, históricos, sociais e econômicos da influência negra na sociedade brasileira. E por essa finalidade, incluiu nesta terça-feira, 01 de fevereiro de 2022, o nome de Theodoro Sampaio na galeria de Personalidades Notáveis Negras da entidade.
O importante engenheiro civil do século 19, foi também geólogo, geógrafo, historiador, político, dicionarista, cartógrafo e urbanista. Theodoro chegou a ser nomeado diretor e Engenheiro-Chefe do saneamento do Estado de São Paulo.
Sampaio nasceu em 7 de janeiro de 1855, em Santo Amaro, na Bahia, e morreu no dia 11 de outubro de 1937, aos 82 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro.
O gênio brasileiro foi o primeiro engenheiro da Comissão de Melhoramentos do Rio São Francisco, em 1883. Alavancando ainda mais a carreira, no ano de 1886, a convite de Orville Derby, Theodoro participou da Comissão Geográfica e Geológica, a qual realizou primeira medição de base geodésica do Brasil, sendo executada no Estado de São Paulo.
Suas ideias sobre o desenvolvimento urbano das grandes cidades foram contribuições importantes para a época. Sampaio também fez parte de várias outras comissões do Império; e na República fez parte da Comissão Cruls, na qual se definiu a localização para o novo Distrito Federal (atual Brasília).
Por Fundação Cultural Palmares