Notícias
Show de criatividade no aniversário da Palmares em Alagoas
O Folias D´Arte abriu as comemorações pelos 22 anos da Fundação Palmares. Foto: ASCOM/Palmares
Ontem, no Calçadão do Comércio, em Maceió, o grupo de teatro Folias D´Arte, de São Paulo, estreou o espetáculo Algo de negro, abrindo as comemorações pelo 22º Aniversário da Fundação Cultural Palmares (FCP), sendo surpreendido pela criatividade do público alagoano, que deu um show à parte durante a performance dos artistas.
O espetáculo começou pouco depois das 16h, e atraiu a atenção de comerciantes, passantes e ambulantes da região. Uma média de 400 pessoas parou, durante quase duas horas, para acompanhar a emocionante história de quatro mendigos que, em cena, falavam com humor e poesia sobre as agruras enfrentadas pelos moradores de rua. Foi emocionante ver, além da peça, a interação do público e o desfile de personagens da vida real.
“Meias, quem quer meias são seus pés! Você não compra, depois, eles reclamam!” – gritava uma mulher, durante todo o desenrolar do espetáculo; um senhor, vendedor de bolinhas de sabão, mudo, desfilava pela cena vestido de palhaço; um sósia de Roberto Carlos misturava-se à trupe; mendigos da vida real, com latas de tinta, contribuíam para a percussão do espetáculo… Foram várias e inusitadas as interferências e reações em voz alta:
– É teatro!
– Olha lá, a mulher cheia de folhas… É feitiço!
– Mãe vamos parar aqui!
– Que maluquice é essa?
– É bom teatro… é… Engraçado, né?
– Eu quero fazer teatro!
Enfim! O espetáculo falou ao público de maneiras diversas. Entre os espectadores, o Diretor de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira da FCP, Elísio Lopes Jr; a Procuradora Federal FCP, Dora Lima Bertúlio; o coordenador de editais da FCP, Newton Guimarães; e o representante da FCP em Alagoas, Mestre Claudio.
Todos foram parabenizados e homenageados pela presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) de Maceió, Guiomar Omena, que compareceu com toda a sua equipe ao evento comemorativo da Fundação Cultural Palmares.