Notícias
Seminário discute segurança alimentar das populações negras
Brasília, 1º/11/06 – O II Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional das Populações Negras reunirá, de 23 a 25 de novembro, 250 pessoas em Salvador (BA) para discutir a relação de temas como religião, desenvolvimento, saúde e educação com o direito à alimentação adequada. Trabalho, cultura e direitos humanos também serão temas do debate.
Promovido pela Comissão Permanente de Segurança Alimentar das Populações Negras do Consea, o objetivo é que o evento contribua para a incorporação da questão étnico-racial nas políticas públicas de segurança alimentar e nutricional. O seminário terá a participação de representantes de comunidades negras, como quilombolas e de religiões de matriz africana, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), do governo federal, de especialistas em questão racial e de convidados.
A coordenadora da comissão, Ana Lúcia Pereira, destaca que o seminário é importante para a sociedade brasileira porque proporcionará uma reflexão sobre as ações das comunidades tradicionais negras e a contribuição delas para o desenvolvimento humano e soberania alimentar em nosso país. “O seminário pretende fortalecer as organizações das comunidades tradicionais negras no que tange à construção de uma política nacional de segurança alimentar e nutricional”, explica.
No Brasil, os negros são quase três vezes mais atingidos pela insegurança alimentar grave do que os brancos, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2004. “São inúmeros os indicadores sociais que constatam a desigualdade racial como fator preponderante de geração de insegurança alimentar e nutricional e contribui para a fragilidade da situação sócio-econômica da população negra”, afirma Jorge Carneiro, diretor de Programas de Ações Afirmativas da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).
As propostas elaboradas no seminário deverão ser incorporadas ao documento base da III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorrerá em maio de 2007. Para a assessora do Fome Zero Roseane Viana, o evento poderá contribuir para que os gestores públicos tenham maior conhecimento da realidade destas populações. “O esperado do seminário é um aprendizado ímpar do patrimônio afrodescendente sobre as estratégias de sobrevivência, superação das desigualdades e exclusões sociais, além de ter um apanhado significativo de proposições da população negra”, diz.
Paralelamente ao seminário, será realizado o Encontro Intermunicipal de Agentes de Controle Social do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Clique aqui para saber mais sobre este evento.
A Comissão Permanente de Segurança Alimentar das Populações Negras do Consea é composta pelas seguintes instituições governamentais: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e Fundação Cultural Palmares. E pelas seguintes instituições da sociedade civil: Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs), Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu), Talher Nacional e Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos (ABRANDH).
Serviço:
Evento: II Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional das Populações Negras
Data: 23 a 25 de novembro
Local: Teatro Gregório de Mattos, Praça Castro Alves, s/nº (Centro) – Salvador/BA