Notícias
SABEDORIA DIGITAL
Acervo Bibliográfico da Fundação Cultural Palmares com espaço para leitura
A Fundação Cultural Palmares renovou no dia 21 de janeiro de 2022 a licença de uso do Sophia Biblioteca , um software de gerenciamento do acervo bibliográfico do futuro Centro de Estudos Machado de Assis (CEMA), ligado ao Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC).
Com Sophia os usuários e a equipe técnica da instituição poderão pesquisar livros físicos e documentos digitais. Também poderão renovar e fazer reservas de materiais, além pesquisas in loco ou remotamente.
No software, os colaboradores do CEMA também conseguirão gerenciar o acervo; produzir inventários; controlar as aquisições; controlar as assinaturas de periódicos; realizar permutas e orçamentos, entre outras funções.
De acordo com o bibliotecário da instituição, Henrique Araújo, uma biblioteca tem a importante função de disseminar a informação e ampliar o acesso à cultura. Além disso, segundo Araújo, existe hoje uma real necessidade de oferecer produtos e serviços com a máxima qualidade em qualquer segmento, por meio da automatização dos serviços.
“Para isso, é imprescindível que a biblioteconomia acompanhe a evolução das tecnologias da informação. O sistema em questão é um gerenciador do acervo bibliográfico que será utilizado no CEMA, para automatização do processamento técnico e recuperação da informação”, resumiu Henrique Araújo.
O bibliotecário ainda reforçou que o Sophia manterá uma organização que permita fácil acesso às informações de uma biblioteca, sendo uma garantia para que ela cumpra seus objetivos.
Acervo Bibliográfico da Fundação Cultural Palmares com espaço para leitura
“Das empresas que oferecem sistemas de automação de acervos bibliográficos presentes no mercado, a que apresentou melhor custo benefício para os requisitos definidos para otimizar os serviços, automatizar as atividades, permitir a padronização e atender às demandas da biblioteca com recursos tecnológicos eficazes e aderentes às normas internacionais de gerenciamento da informação foi o Sophia”, descreveu o bibliotecário.
A renovação da licença de uso do Sophia Biblioteca significa dar continuidade ao projeto de implantação do sistema de informação do Centro de Estudos Machado de Assis, servindo de instrumento de trabalho e de pesquisa para auxiliar o público interno e externo da Fundação Cultural Palmares, no andamento das suas atividades.
Por Fundação Cultural Palmares