Notícias
MEMÓRIA ANCESTRAL
Quinto episódio debate apagamento da cultura afro na museologia
Marijara Souza, professora de museologia da UnB (C), com a equipe do programa
O 5º episódio do podcast “Memória Ancestral” recebeu Marijara Souza, coordenadora e professora de museologia na Universidade de Brasília (UnB), para uma conversa sobre a preservação e valorização da cultura afro-brasileira e africana na história.
O episódio aborda como, ao longo dos anos, artefatos, esculturas e obras de origem africana foram descontextualizados, expostos sem narrativas condizentes com a importância cultural dos fragmentos que carregam histórias.
A professora reflete sobre os desafios que a museologia enfrenta ao lidar com o legado do apagamento histórico, debatendo o papel de profissionais negros no trabalho de ressignificação desses objetos para trazer à tona as memórias que foram silenciadas.
A conversa destaca, ainda, a necessidade de se criar espaços de memória que honrem a ancestralidade e reconstituam a conexão das comunidades com suas origens, compondo um conjunto riquíssimo de debates que o podcast proporciona.
Apresentado por Dandara Pantoja, Michael Ironham e Naiara Avelino, Memória Ancestral celebra as histórias, vozes e saberes que atravessam gerações, conectando o passado ao presente e projetando um futuro de orgulho e resistência.
O podcast é uma produção do Centro de Informação e Acervo da Memória (CIAM/FCP), com apoio da Assessoria de Comunicação (ASCOM/FCP).
Não perca!