Notícias
Quilombolas que inspiram: Helena Rosa
Hoje (27), os representantes da Fundação Cultural Palmares (FCP) visitaram a proprietária do Crioula Café, Helena Rosa, quilombola da comunidade Kalunga.
Ela saiu de Cavalcante (GO) para tentar melhores oportunidades em Brasília com apenas 13 anos. Quarta filha de onze irmãos trabalhou como doméstica, cursou Ciências Contábeis e com estudo, força e dedicação conseguiu realizar o sonho de abrir o Crioula Café, estabelecimento que está conquistando o coração dos guaraenses.
A proprietária é um exemplo de resistência; enfrentou dificuldades, porém não desistiu, traçou estratégias, se planejou durante dois anos até inaugurar o Crioula Café acerca de dois meses. Helena afirma ainda a importância do estudo para atingir os objetivos e vencer qualquer obstáculo. “jovens, quilombolas e mulheres negras que querem empreender o conhecimento é a fonte de poder, faça das dificuldades um degrau para alcançar seus objetivos.” Diz Helena.
Helena traz consigo um pedacinho do quilombo onde cresceu, com elementos da cultura afro-brasileira. A decoração remete a sua infância, tornando o ambiente singelo e rústico retratado através dos quadros de locais conhecidos no quilombo tais como, lamparinas, moedor de café antigo e chão de cimento queimado.
O cardápio é um resgate da sua vivência adaptado para agradar todos os paladares com receitas simples e típicas da cultura quilombola; a pamonha com lombo é uma ótima pedida e o bolo de chocolate com castanha de baru é campeão de vendas, entre outras delicias do local. Estas são características marcantes do Crioula Café para quem quiser vivenciar um pouquinho do quilombo em Brasília.
Criola Café (QI 31, Bl. A, Edifício Flórida Center, Guará 2; 99164-3920), aberto de segunda a sexta, das 8h às 19h; e sábado, das 9h às 19h.