Notícias
Primeiro bloco afro carioca Agbara Dudu completa 42 anos
Há 42 anos, surgia na cidade do Rio de Janeiro, o primeiro bloco afro, o Agbara Dudu, criado em 04 de abril de 1982. O Termo em yorubá significa Força Negra, surgindo como resguardado às tradições de matrizes africanas.
A idealização do bloco teve início durante uma missão cultural da Fundação Leopold Sédar Senghor, no dia da inauguração do museu do Negro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Tendo o apadrinhamento do bloco baiano Ilê Aiyê, que auxiliou o grupo no nome e na escolha das cores do bloco, relembrando a força e o legado do movimento pan-africanismo que rememora a diáspora africana.
O grupo passou a desenvolver ações comunitárias, como cursos, oficinas, Jogo de capoeira, danças, debates, seminários e temas afros centralizados. Uma das grandes apostas foi o Fest-Afro, um festival de cultura afro-brasileira que contava com a escolha de representantes de desfiles carnavalescos e São João Rastafari, no mês de julho.
O bloco é um dos mais consagrados grupos afros do Brasil, seu legado se estende por décadas. O Agbara Dudu tem como objetivo, valorizar, enaltecer e propagar a cultura Afro-brasileira, num encontro de trocas coletivas do povo negro.