Notícias
Presidente da Fundação Palmares expõe propostas na TV Senado
Em entrevista ao programa Cidadania, da TV Senado, o presidente da Fundação Cultural Palmares/MinC, Zulu Araújo, teve a oportunidade de esclarecer alguns dos projetos e das futuras ações que pretende implementar à frente da instituição. Quem assistir ao programa – a entrevista com Zulu Araújo deve ser veiculada já no próximo final de semana ( dias 24 e 25), segundo informa a emissora – poderá entender um pouco mais da importância das ações da Fundação Palmares e da luta que tem em incentivar e difundir a cultura afro-brasileira, ao mesmo tempo em que se combate a discriminação racial dentro da nossa sociedade.
Juventude:
Na entrevista, Zulu reafirmou seu compromisso com a sociedade brasileira apresentando propostas para tentar modificar a cultura do jovem negro brasileiro, em sua maioria pobre. “É preciso tirar da juventude os vícios do racismo”, disse. Para isso, promete construir um permanente diálogo entre a Fundação, os órgãos federais, incluídos nestes os poderes Legislativo e Judiciário; e a sociedade.
Tendo como meta o jovem, impôs como obrigação produzir ações em conjunto com o Ministério da Educação para que possa através do ensino antidiscriminatório, atingir dentro das escolas os jovens brasileiros. Já que, segundo Zulu, a juventude negra sofre as conseqüências do problema de políticas excludentes, elitistas e concentradoras de renda. E sendo a manifestação cultural a identidade do negro como parte da sociedade, são indispensáveis programas que incentivem essa afirmação da negritude. Até mesmo deu exemplos de políticas de juventude a serem seguidas, como o Nós do Morro, o AfroReggae, o movimento Hip-Hop, o Ileyaê e outros projetos que estão no caminho certo.
Intolerância religiosa:
Outro ponto discutido no programa foi uma das formas de agressão à comunidade negra: a intolerância contra as religiões de matrizes africanas.
Zulu colocou como a mídia influencia a sociedade difamando, caluniando e deformando as tradições e cultos religiosos ao invés de esclarecerem e informarem corretamente sobre seus rituais. Ele também mostrou iniciativas para a área, “vamos encontrar mecanismos para dar incentivo e liberdade ao culto das religiões de matrizes africanas, além de pedir sempre a punição dos agressores”.
Comunicação:
O presidente da Fundação também anunciou uma das grandes novidades para esse ano que é a implementação de um programa de tv para tratar especificamente da cultura negra, dando dignidade e identidade aos negros com a difusão da produção afro-brasileira. Inicialmente, a Palmares está viabilizando com a TV Senado para que seja ela a difusora e apoiadora desse projeto.
Luta coletiva:
Pra finalizar, o presidente lembrou que a luta por uma sociedade mais justa e igualitária não é só de movimentos ou de segmentos da comunidade negra. Para ele, a discriminação faz com que “milhares de pessoas sejam impedidas de se desenvolver, se expressar e criarem um identidade, por isso, todos temos uma obrigação de resolver esse problema de 400 anos de escravidão”.
SAIBA MAIS:
Programa Cidadania é veiculado pela TV Senado ( transmitida via cabo e sinal aberto) diariamente, nos seguintes horários: de segunda à sexta feira em quatro edições: 1h, 6h, 13h e 19h30min. Aos sábados e domingos, o programa é apresentado também em quatro horários: 1h, 6h, 13h30min e 19h.