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Palmares participa do Seminário “Afrodescendentes e o Censo 2010”, em Maceió
Mesa de Abertura – Rosário de Fátima, Núcleo de Estudos e Diversidade Etnico e Racial da SME/AL, Mestre Cláudio, Fundação Palmares, Irani Neves, Gerência do Núcleo de Identidade Negra na Escola da SEE/AL,Valdice Gomes, Comissão de jornalistas pela igualdade racial/Cojira e Ana Carolina Querino, Unifem. Créditos: Palmares/Alagoas
A Fundação Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, participou em Alagoas, na última quarta (9), do Seminário Afrodescendentes e o Censo 2010: a educação contribuindo para auto-identificação. Mestre Cláudio, representante da Palmares no Estado, presente à Mesa de Abertura, falou sobre o histórico, a missão e as ações que a Fundação desenvolve e anunciou para julho a realização de um seminário, em União dos Palmares e Maceió, para elaboração de projetos e estatutos, voltado aos mestres de capoeira, representantes de terreiros, membros de expressões culturais como de coco de roda, guerreiro, reizado, dança reggae e afro do Estado. “A capacitação do público que se encontra na ponta dos processos, que está em contato direto com a população, é fundamental para que as suas organizações sejam regulamentadas e os seus projetos de fato aconteçam”, explicou mestre Cláudio.
O Seminário foi promovido pela Gerência de Educação Etnicorracial da Secretaria Estadual de Educação, Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial-Cojira/AL e Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, com apoio do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher-Unifem. No encontro, dirigido aos educadores, coordenadores e diretores escolares da rede pública, foi lançado o Plano de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana para o Estado de Alagoas. O professor Edu Passos, único alagoano selecionado no Edital 1º Prêmio de Expressões Culturais Afro-Brasileiras da Fundação Palmares, encerrou a cerimônia de abertura com a exposição do projeto “Oficinas de Dança Afro-Brasileira nas escolas”.