O cineasta Zózimo Bulbul, anfitrião do evento, agradeceu o privilégio de abrir as portas do Centro Afro-Carioca para mais um acontecimento cultural e literário. “Este espaço está aberto a todos aqueles que tem o próposito de escrever, produzir, e lançar sua obra”, ressaltou, acrescentando que o Centro Afro-Carioca se transformará realmente em um pólo de disseminação da cultura brasileira.
A atriz Iléa Ferraz, que ilustrou a obra, dirigiu atores e atrizes que dramatizaram trechos do livro de Ciudinha para os presentes no lançamento.
A Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, foi representada por Benedito Sérgio, chefe da representação RJ, Eliane Borges e João Carlos Araújo.
Obra
Os nove pentes d´África fala de uma família negra brasileira. Os pentes herdados pelos nove netos de Francisco Ayrá, personagem condutor, são a pedra de toque para abordar a pulsão de vida presente nas experiências das personagens e rituais cotidianos da narrativa.
A história construída em 56 páginas cativa pela descrição minuciosa do universo das relações familiares, pela reverência à sabedoria dos mais velhos e à ancestralidade africana.
Com informações de João Carlos Araújo, representação da FCP/RJ