Notícias
Nota de pesar pela morte do escritor José Saramago
José Saramago sempre esteve muito próximo do Brasil, tinha relação estreita com nosso país e nossas causas. Sempre ligado as questões libertárias e presente no processo de luta contra a discriminação e o preconceito.
É com grande pesar que recebo a notícia de seu falecimento, principalmente estando em sua terra natal, debatendo questões relativas ao fortalecimento das manifestações culturais associadas a língua portuguesa e o fomento de intercâmbio entre os países que usam esse idioma.
Eu, a Fundação Cultural Palmares e todos aqueles que compartilham o sonho e os ideais que pautaram a vida do escritor e poeta português, recebemos a notícia com muita tristeza e nos empenharemos em continuar na luta por um mundo que trate com dignidade todos os povos e suas diferenças.
Zulu Araújo,
Presidente da Fundação Cultural Palmares
José Saramago
O escritor português e prêmio Nobel de literatura José Saramago, 87 anos, morreu hoje (18) em Tías, Lanzarote, Espanha. Saramago era um dos maiores nomes da literatura contemporânea e vencedor de um prêmio Nobel de Literatura no ano de 1998 e de um prêmio Camões – a mais importante condecoração da língua portuguesa. Um grande crítico da sociedade, sempre denunciou as injustiças e se pronunciou sobre os conflitos políticos de sua época.
Entre seus livros mais conhecidos estão “O evangelho segundo Jesus Cristo”, “A balsa de pedra” e “A viagem do elefante” e “Ensaio sobre a cegueira”, esse último foi levado às telas em um produção filmada pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles (de “Cidade de Deus”) em 2008.