Notícias
NOTA DE APOIO E SOLIDARIEDADE AO ATLETA VINÍCIUS JUNIOR
O Presidente da Fundação Cultural Palmares, vem a público manifestar apoio e solidariedade ao atleta brasileiro Vinícius Júnior, em virtude dos atos abomináveis de racismo explícito de que foi vítima o jogador brasileiro na Espanha, na tarde deste domingo (21), no Estádio Mestalla na partida do Real Madrid contra o Valencia. A imprensa internacional registrou que as agressões de cunho racial, tiveram início já na chegada de Vinicius Júnior ao estádio, durante o acesso de torcedores do Valencia. Vini Júnior foi agredido racialmente por mais de 10 minutos com gritos coreografados com a frase “macaco”, denunciou seu desconforto ao árbitro Ricardo De Burgos Bengoetxea, que nada fez contra a torcida, em contra os jogadores do Valencia, apenas contra Vini Júnior, declarando sua expulsão.
As agressões a brasileiros em partidas de futebol são registradas desde as Copas do Mundo de 1950 e 1954, os jogadores brasileiros, reconhecidos como representantes do “futebol arte” são uma constante, mas nada se compara ao que temos visto acontecer com Vinicius Júnior que depois do Rei Pelé, é apontado como o jogador que melhor traduz a arte brasileira de jogar futebol fazendo “arte” com a bola.
Em nota oficial, La Liga se pronunciou sobre o caso e afirmou que pediu as imagens disponíveis para investigar o ocorrido, e que concluída a investigação, em caso de detectar algum crime de ódio, tomará as medidas cabíveis.
Como está claro, existe em curso, um processo de racismo institucional no mundo do futebol internacional, tendo Vinicius Júnior como sua exemplar vítima. A FIFA e outras federações internacionais de futebol tem assistido a toda está vergonhosa situação de forma complacente.
Nós, da Fundação Cultural Palmares, abominamos todo este triste quadro, e manifestamos nosso desejo por ações que façam cessar tais atos explícitos de racismo contra Vinicius Junior e qualquer jogador em qualquer estádio de futebol do mundo.
Também manifestamos nosso mais profundo acolhimento ao nosso jovem atleta, a quem empenhamos nossa mais profunda solidariedade.
Por Fundação Cultural Palmares.