Notícias
Movimento Negro realiza II Debate Estadual sobre a Serra da Barriga
Lideranças de diversos segmentos do movimento negro alagoano participarão do II Debate Estadual sobre a Serra da Barriga e o Parque Memorial Quilombo dos Palmares. A atividade será realizada no dia 29 de março, das 10 às 14hs nas dependências do Parque.
O encontro tem como objetivo o intercâmbio sócio-étnico-cultural entre os participantes. Os participantes vão discutir o papel do movimento negro nas ações político-culturais favoráveis à Serra da Barriga. Outro tema de discussão será a necessidade de uma interação entre o poder público responsável pelo Patrimônio Nacional e a sociedade civil organizada.
O primeiro debate ocorreu em maio do ano passado e foi liderado pela organização não-governamental Anajô. Esse debate serviu para esclarecer as dúvidas sobre a implantação e funcionalidade do Parque Memorial Quilombo dos Palmares. O Parque é o primeiro projeto paisagístico arquitetônico dentro da contextualidade afro-ameríndia no Brasil e o único no continente americano.
O II Debate Estadual é uma parceria entre várias instituições. Entre elas, estão o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-AL), o Ponto de Cultura Quilombo dos Orixás, a Associação de Grupos e Entidades Negras de União dos Palmares (Agrucenup), o Centro de Cultura e Cidadania Malungos do Ilê, o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado de Alagoas (SINTEP), a Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro e o Conselho de Mestres de Capoeira de Alagoas.
Para participar, é necessário pagar uma taxa de R$10,00 e preencher a ficha de inscrição. As inscrições vão até dia 26 de março, das 9h às 12h e das 15h às 18h no SINTEP.
Serra da Barriga
A Serra da Barriga situada na cidade de União dos Palmares, zona da mata do Estado de Alagoas, encontra-se a 500 metros acima do nível do mar, no então Planalto da Borborema e próximo ao Rio Mundaú. Também conhecida como Cerca Real dos Macacos, foi a sede administrativa do Quilombo dos Palmares, berço de liberdade para guerreiros e guerreiras quilombolas.
Considerada um palco sagrado e de resistência do povo afro-brasileiro, teve seu reconhecimento quando foi tombada em 1985 como Patrimônio Histórico, Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. Trata-se de um local de grande importância política-cultural – é o centro de homenagens, oferendas, pesquisas, encontros, romarias e grandes concentrações no Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro).
Serviço:
Inscrições
Custo: R$ 10,00
Endereço: Rua Lourival Vieira Costa, 32, Prado – próximo a Praça da Faculdade.
Telefones: 3336-7464 (Sintep) / 8831-3231 (Helciane)