Notícias
Margareth Menezes conversa com jovens sobre sexualidade sem preconceito
Hoje, dia 22, o assunto será Sexualidade sem preconceito. O tema será debatido no Giro Cultural promovido pelo Movimento AfroPop Brasileiro de Margareth Menezes com o patrocínio da Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura. O encontro acontecerá às 10h na sede do Projeto Adolescente Aprendiz (IBCM), na escola municipal Marques de Maricá, em Pau Miúdo, Salvador, e reunirá cerca de 200 jovens e adolescentes.
Para conversar sobre o tema com a garotada, além de Margareth Menezes e o presidente da Palmares, Zulu Araújo, foram convidadas Andréa Elia, atriz e diretora de teatro e Maria Paquelê, pedagoga e especialista em educação sexual. Andrea Elia fechará a atividade com uma dinâmica teatral.
O “Giro” é a parte social do Movimento AfroPop, que mistura sonoridades variadas e fotografia. É uma ação de inclusão social e visa à troca de experiências entre os jovens e os convidados de Margareth sobre temas variados.
No último encontro a atriz Zezé Motta, Vovô do Ilê e a vereadora de Salvador, Olívia Santana (PCdoB), além de Margareth e Zulu Araújo conversaram com jovens de 16 a 24 anos do bairro da Liberdade e da ONG Fábrica Cultural, mantida por Margareth Menezes. A conversa tratou de temas voltados para a autoestima, negritude e estudos, entre outros.
“Sempre enfrentei os desafios, não me deixei intimidar, mas nunca tive ninguém para me dar incentivo, por isso criamos este espaço, o Giro Cultural, para que seja um momento de reflexão”, explicou Margareth.
Nesta quinta-feira, 21, o show do AFroPop Brasileiro contou com a participação de Gilberto Gil, o grupo afro Filhos de Gandhi, Gerônimo e Roberto Mendes, e ainda uma manifestação cultural com `As Ganhadeiras`.
A temporada estreou na primeira quinta-feira de janeiro, dia 7, com casa cheia e presença de artistas e autoridades no camarote “Espaço Palmares”. Margareth ainda subirá ao palco com convidados nos dia 28 de janeiro e 4 de fevereiro.
Na Palmares, a iniciativa é coordenada pelo Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira, comandado por Elísio Lopes.
Assessoria de Comunicação da FCP