Notícias
Marcha Zumbi em Rondônia valoriza as religiões de matriz africana
Brasília, 16/11/06 – Terreiraço é o nome que foi escolhido para a Marcha Zumbi do Estado de Rondônia neste ano. O nome pretende colocar como centro das atividades as religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda. A marcha, que está na segunda edição em Rondônia, começou dia 13 e vai até dia 20 de novembro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra.
O evento é promovido por várias instituições públicas, pelo movimento negro de Rondônia e pelo Cine Amazônia, que vai levar a mostra aos terreiros. São três dias de debates e mesas redondas, culminando com a marcha, shows e manifestações culturais. “O objetivo é colocar em pauta as discussões do movimento negro e das comunidades de santo, programar pautas para 2007 e avaliar o ano de 2006”, diz Marcos Teixeira, diretor do GEPIAA/UNIR, uma das entidades do movimento negro do estado.
A Diretoria de Proteção do Patrimônio Afro-Brasileiro da Fundação Cultural Palmares estrá presente no evento para participar das discussões sobre os confrontos que as comunidades quilombolas da região têm enfrentado. “Está uma situação grave”, diz Marcos. O Terreiraço pretende ainda ampliar a discussão sobre o tombamento de sítios históricos e terrenos ligados à cultura religiosa afro e a regularização dos imóveis que abrigam terreiros urbanos.