Notícias
Mãe Baiana lança biografia durante Conapir
Com direito a muita emoção e apresentações culturais, a líder religiosa Mãe Baiana lançou sua autobiografia, Chão e Paz, nesta quarta-feira (30), na Quarta Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), no Centro Internacional de Convenções Brasil (CICB), em Brasília. Artistas, políticos, produtores culturais, empreendedores, religiosos e representantes do movimento negro e de comunidades quilombolas compareceram ao evento.
A obra reconstitui a trajetória de Adna Santos, a Mãe Baiana, desde sua origem, no município de Serra de Mundo Novo, à sua consolidação como uma das principais vozes de combate ao preconceito e defesa das crenças de matriz afro no Brasil. Adna também trabalha como chefe da Divisão de Patrimônio Afro-Brasileiro da Fundação Cultural Palmares (FCP).
Entre os episódios abordados no livro está o incêndio criminoso que destruiu o terreiro Ilê Oyá Bagan, de Mãe Baiana, em 2015. A partir deste ataque, o Governo do Distrito Federal (GDF) criou uma delegacia para tratar de crimes de intolerância racial, de gênero e de outras naturezas.
Mãe Baiana conta que o lançamento de Chão e Paz foi um momento importante pois teve presença povo negro. “Meu objetivo era alcançar esse público. Fico emocionada por compartilhar minha história de vida com outras pessoas”, revela Mãe Baiana. O livro não será comercializado e vai ser doado com fins didáticos.
Texto: Marcelo Araújo e Walisson Braga