Notícias
Lei dos Sexagenários
Em 1884 a Lei dos Sexagenários foi manifesta por intermédio do Senador e Ministro Manuel Pinto de Sousa Dantas (1831-1894). Nesse período ocorreu um grande conflito de interesses entre os abolicionistas que entreviam o findar a escravidão sem indenizar os senhores de escravos, e os proprietários das terras e dos escravos que exigiam uma indenização financeira por conta dos danos na baixa de suas propriedades.
A Lei dos Sexagenários ou Lei Sararaiva-Cotegipe, foi promulgada em 28 de setembro de 1885. Essa lei concedia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade e beneficiou apenas alguns escravos, pois eram raros os que atingiam esta idade devido o sofrimento que a escravidão oferecia por conta do trabalho árduo, agressões e péssimas condições de vida.
Apesar de a lei não ter quase utilidade na prática, além de também ter favorecido o lado dos senhores de terra, essa lei teve grande importância no processo da abolição, pois serviu de base na campanha abolicionista que anos depois conseguiu a sanção da lei Áurea, responsável pelo fim da escravidão.