Notícias
Lançada a campanha Filhos do Brasil
O Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação Cultural Palmares (FCP), ao longo dos últimos anos, têm trabalhado arduamente contra todas as formas de intolerância, males sociais que se chocam com o que descreve e prescreve nossa Constituição, a qual nos reconhece como uma nação pluralista, constituída por uma população culturalmente diversa, resultante da ampla gama de valores, comportamentos e identidades que na grande parte das vezes se acomodam harmoniosamente e convivem prezando pelo respeito mútuo.
Entre as diferenças que nos formam encontram-se aquelas atreladas à religiosidade. O Brasil abriga inúmeras religiões e práticas religiosas, e garante aos seus filhos e filhas a liberdade de crença e de culto. Por isso, não pode admitir manifestações de intolerância religiosa como as que infelizmente vemos se repetir e se espalhar por algumas partes do país.
Sabemos que o tema é muito delicado, mas estamos certos quanto à real necessidade de se falar sobre ele. A melhor maneira que encontramos para isso foi reunindo algumas lideranças religiosas e artistas brasileiros para abordar e saudar nossa diversidade sociocultural.
Assim, o MinC e a Fundação Palmares vêm comunicar o lançamento da campanha Filhos do Brasil, realizado nesta terça-feira (10/05), no jardim do Palácio do Planalto.
Filhos do Brasil, cujo embaixador é o cantor e compositor Arlindo Cruz, é uma campanha que tem o intuito de valorizar a diversidade religiosa, o respeito ao próximo e o convívio com a alteridade.
O evento de lançamento contou com a presença de membros do Conselho Curador da Fundação Cultural Palmares, do Colegiado Setorial de Cultura Afro-Brasileira, do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) e do Grupo de Trabalho do Ponto de Cultura de Matriz Africana e de Cultura Afro-Brasileira, e de autoridades de diferentes matrizes religiosas.
Na cerimônia, compuseram a mesa o Pai Adailton Moreira, Babá-Egbé da Casa de Mãe Beata, o Sheikh Mohammad Al Bukai, da União Nacional das Entidades Islâmicas do Brasil, Franklin Félix de Lima, do Movimento Espírita e Direitos Humanos, Daniel Sottomaior Pereira, da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, a Pastora Romi Bencke, do Conselho Nacional de Igrejas, e Edoarda Sopelsa Scherer, da Rede Ecumênica da Juventude, além do ministro da Cultura, Juca Ferreira, da presidenta da Fundação Cultural Palmares, Cida Abreu, do titular do setorial de Cultura Afro-brasileira do CNPC, Adegmar José da Silva (Candieiro), e do músico Arlindo Cruz.
A campanha é composta por várias peças publicitárias, entre as quais um manifesto, que contará com inserções de 30” na TV e na Internet, que também terá uma inserção de 2’, e um conjunto de depoimentos que serão postados no hotsite da campanha, hospedado no sítio eletrônico do MinC.
Por meio desse hotsite, você poderá enviar seus próprios vídeos em defesa da liberdade de crença e pela garantia dos direitos previstos na Constituição.
As redes sociais do MinC e da FCP também serão acionadas como disseminadoras da campanha. Use as hashtags #FilhosdoBrasil e #SouFilhodoBrasil e altere a foto de seus perfis das redes sociais se você também apóia esta causa.
Registre-se que, por se tratar de um projeto de mobilização e sensibilização e por se identificarem com a proposta, as/os líderes religiosas/os e as/os artistas participantes cederam gratuitamente a autorização de uso de imagem.