Notícias
Januário Garcia mostra como fotografar com qualidade usando celular
Utilizar o potencial da câmera do telefone celular como instrumento para captar a realidade. Este é o objeto da Oficina de Fotografia com Celular, que Januário Garcia ministra desta quinta-feira (28) até sábado (30), na Casa do Idoso, em Santana, no Amapá. O curso faz parte da programação da Virada Afro Cultural.
“O objetivo da oficina é ensinar os participantes a utilizar os diversos programas da câmera fotográfica do celular para registrar imagens de qualidade, em diversos ambientes”, explica o fotógrafo Januário Garcia.
Januário Garcia possui rica trajetória em sua área de atuação, com exposições de em diversas cidades brasileiras, bem como em países como Canadá, Bélgica, Togo, Nigéria, Senegal, Estados Unidos e Japão. Nos últimos 40 anos, tem se dedicado a documentar o negro no Brasil, em países africanos e em outras nações da Diáspora, nos mais diversos aspectos das suas vidas.
As lentes de Januário capturam a história contemporânea do negro, a sua cultura, as suas conquistas, a luta pelo resgate da autoestima, da dignidade e a construção da cidadania de uma população historicamente excluída e estigmatizada. Januário Garcia é fotógrafo e comunicador visual de formação e, ao longo de sua carreira, desenvolveu diversas atividades voltadas para a promoção da cultura afro-brasileira, por meio de exposições fotográficas ao redor do mundo, publicação de livros de arte e de literatura.