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Ipeafro e Fundação Cultural Palmares reúnem educadores para debater a Lei 10.639
Publicado em
25/01/2007 09h00
Atualizado em
05/06/2024 09h39
Brasília, 25/1/07 – Em parceria com a Fundação Cultural Palmares e o Arquivo nacional do Rio de Janeiro, o Ipeafro, Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-brasileiros, realiza o fórum Memória Viva e Ação Cultural na Escola. O fórum será realizado entre os dias 25 e 26 de janeiro, no auditório do Arquivo Nacional/Rio de Janeiro. O objetivo é reunir educadores e atores da sociedade civil e organizações sociais para o debate sobre a lei 10. 639.
Durante o ano de 2006 o Ipeafro passou pelas cidades do Rio de Janeiro, Brasília e Salvador, colocando à disposição do público a exposição Abdias do Nascimento 90 anos de Memória Viva, que contou com documentos, fotografias, e obras de arte que registram a herança cultural e histórica do povo afro-brasileiro. O acervo da exposição faz referência à Lei nº 10.639 de janeiro de 2003, que torna obrigatória a inclusão do estudo da cultura afro-brasileira no currículo escolar do ensino básico e médio em todo o País.
O fórum pretende refletir sobre o potencial dos produtos da exposição para a implementação da Lei 10.639; as experiência e estratégias de ação para a implementação da lei; e ações afirmativas e outras políticas públicas na educação. E todas as escolas, entidades comunitárias e instituições de ensino participantes receberão material para a difusão do ensino da história e cultura afro-brasileira em suas respectivas instituições.
Durante o ano de 2006 o Ipeafro passou pelas cidades do Rio de Janeiro, Brasília e Salvador, colocando à disposição do público a exposição Abdias do Nascimento 90 anos de Memória Viva, que contou com documentos, fotografias, e obras de arte que registram a herança cultural e histórica do povo afro-brasileiro. O acervo da exposição faz referência à Lei nº 10.639 de janeiro de 2003, que torna obrigatória a inclusão do estudo da cultura afro-brasileira no currículo escolar do ensino básico e médio em todo o País.
O fórum pretende refletir sobre o potencial dos produtos da exposição para a implementação da Lei 10.639; as experiência e estratégias de ação para a implementação da lei; e ações afirmativas e outras políticas públicas na educação. E todas as escolas, entidades comunitárias e instituições de ensino participantes receberão material para a difusão do ensino da história e cultura afro-brasileira em suas respectivas instituições.
PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM
MEMÓRIA VIVA E AÇÃO CULTURAL NA ESCOLA
Exposição Abdias Nascimento e a Lei 10.639
Dia 25 de janeiro
9 -13h
Abertura
Jaime Antunes, Diretor do Arquivo Nacional
Eliane Borges, Fundação Cultural Palmares
Ângela Paiva, Coordenadora do NIREMA, PUC-Rio
Mariléia Santiago, Assessoria de Diversidade e Inclusão Social, Secretaria de Educação do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Marize Peixoto da Silva Figueiredo, Vice-Diretora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/ UERJ
Elisa Larkin Nascimento, Diretora do IPEAFRO
Homenagem à Professora Dulce Vasconcellos
Mostra do Vídeo Abdias Nascimento 90 Anos – Memória Viva (26 min.)
Atividades educativas com a exposição
Perspectivas iniciais sobre a Lei 10.639
Depoimentos, comentários e diálogo entre os participantes
Dia 25 de janeiro
14-18h
Linha do Tempo dos Povos Africanos – Concepção e conteúdo
Mostra do Programa Salto para o Futuro da TV Escola/ MEC (21 min.)
Potencial da Linha do Tempo para a implementação da Lei 10.639
Comentários e diálogo entre os participantes
Dia 26 de janeiro
9-13h
Mostra dos vídeos Abdias Nascimento, um Afro-Brasileiro no Mundo (26 min) e Abdias Nascimento, Momentos Políticos (31 min.)
Ação Cultural e Educação
Experiências e estratégias de implementação da Lei 10.639
Depoimentos, comentários e diálogo entre os participantes
Dia 26 de janeiro
14-18h
Mostra do vídeo Programa Testemunhos, direção de Lúcia Murat (36”)
Mesa Redonda sobre Ação Afirmativa na Educação
Rosana Heringer – Balanço das políticas de ação afirmativa no primeiro governo Lula
Elielma Machado – Ação afirmativa na universidade: Pesquisa em andamento
Vânia Penha Lopes – Pioneiros: os primeiros cotistas da UERJ
Comentários – Professor Henrique Garcia Sobreiro, Coordenador do Mestrado Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas, FEBF/ UERJ