Notícias
Interatividade marcará Seminário sobre a Diversidade Cultural
O Seminário Internacional sobre Diversidade Cultural: Práticas e Perspectivas, a ser realizado no período de 27 a 29 de junho, em Brasília, será transmitido online, tal como ocorreu no I Fórum Nacional de TVs Públicas. Só que desta vez, haverá uma novidade: a interatividade.
No painel Comunicação e Convergência Digital, a transmissão será interativa seguindo, em parte, o conceito de `desconferência` (metodologia de encontro em que os assuntos a serem debatidos não são definidos previamente em uma estrutura hierárquica). O debate acontecerá no dia 28 de junho, das 9h às 12h30, com a participação de quatro países: Estados Unidos da América, Canadá, Suriname e Brasil, representado pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil. O presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, também participa do evento.
Após as apresentações, uma equipe do MinC irá intermediar questões formuladas pelos internautas no chat xemele.cultura.gov.br/projetos/chat. A sala de conversação online funcionará durante todo o Seminário, mas as perguntas só serão repassadas aos palestrantes do segundo painel. A importância de fomentar a participação do cidadão nos fóruns virtuais e nos debates em tempo real é ressaltada pelo gerente de Informações Estratégicas do MinC, José Murilo Junior.
Autoridades Culturais
O Seminário Internacional sobre Diversidade Cultural contará com a presença de autoridades e personalidades do meio cultural mundial. Brasil, Equador, Guatemala, Paraguai, Peru, Canadá, Estados Unidos, Suriname, Venezuela, México, Argentina, Jamaica, Haiti e Honduras integram o grupo de nações cujos representantes estarão presentes no evento. A maioria dos participantes é formada por titulares das pastas da Cultura, que apresentarão uma síntese das políticas públicas praticadas em seus países de origem.
Temas como Globalização e Diversidade Cultural no Mundo Contemporâneo, O Diálogo entre Culturas e Civilizações no Mundo Contemporâneo e Democracia e Multiculturalismo no Mundo Contemporâneo serão abordados nas palestras do encontro.
O Seminário – que foi uma proposta do Governo brasileiro apresentada à Comissão Interamericana de Cultura da Organização dos Estados Americanos (OEA) – será realizado no Centro de Eventos e Convenções Brasil XXI, do Hotel Meliá (Setor Hoteleiro Sul, Quadra 6, Conj. A).