Notícias
II Encontro Iberoamericano de Ministros da Cultura para a Agenda Afrodescendente nas Américas
Publicado em
20/04/2010 09h00
Atualizado em
11/03/2024 08h34
Respondendo ao compromisso assumido em Cartagena, durante o I Encontro Afro-Latino realizado em 2008, o Ministério da Cultura e a Fundação Cultural Palmares objetivam com o II Encontro Afro-Latino evoluir na discussão e na elaboração de uma Agenda Afrodescendente nas Américas.
O Encontro pretende colocar na pauta a reflexão sobre as políticas públicas de ações afirmativas para a igualdade racial, e avançar em projetos e propostas de cooperação entre os 20 países envolvidos no empreendimento, por meio da articulação da cooperação, do intercâmbio, da promoção e da divulgação da cultura afro nos países da América Latina e Caribe.
O primeiro evento foi considerado um marco na proposta de cooperação multilateral entre os países ibero-americanos, que elegeram a diversidade cultural como objetivo de um projeto de integração que deve ganhar contornos nessa segunda edição.
Nessa perspectiva, a cultura foi posicionada como eixo central do desenvolvimento, e elemento fundamental da identidade e do bem-estar das nações. O Encontro deixou a reflexão de que é na riqueza das manifestações culturais que a população afrodescendente de todos os países encontra um sentimento comum de unidade e de solidariedade para a afirmação de seus valores e de seu patrimônio.
Este segundo Encontro tem como meta consolidar propostas para embasar um plano de ações estratégicas inédito no mundo. A previsão de participação é de uma média de vinte ministros de Cultura, além de organismos internacionais como a Organização dos Países Ibero-Americanos (OEI), Unesco e Organização Internacional para as Migrações.
A programação mesclará plenárias, conferências, atividades artísticas e workshops, num esforço concentrado de mobilizar a atenção pública, dos gestores e artistas para a concretização de um projeto com diretrizes que norteiem a ação dos países latinos no âmbito das políticas culturais e de reparação social.
No I Encontro, muito se discutiu sobre como os meios de comunicação podem contribuir para o acesso e a divulgação das manifestações culturais afrodescendentes e para a consolidação de uma sociedade justa e igualitária. Foi aprovada a recomendação de que sejam estimulados processos de comunicação nos diferentes meios para superar a exclusão social, por meio da produção de conteúdos próprios pelas comunidades afrodescendentes e incentivando a adoção de formas de representação apropriadas e coerentes com sua cultura e aspirações.
O Observatório Afro-Latino (OAL) é um programa da Fundação Cultural Palmares que visa o compartilhamento de idéias e propostas do pensamento sobre a questão do negro na América Latina. A ferramenta é virtual e pretende estar permanentemente em construção, com a colaboração de todos os que estão engajados na luta pelo reconhecimento da contribuição afro na construção das sociedades.
O objetivo do Observatório é levar a sociedade a conhecer melhor as manifestações culturais na América Latina e proporcionar a reflexão crítica, a preservação e o desenvolvimento dessas manifestações.
O OAL será oficialmente lançado no II Encontro Afro-Latino, momento em que serão divulgados seus objetivos e metas. Haverá um stand com computadores para acesso ao seu conteúdo online.