Notícias
II CIAD – Wangari Mathaai
Prêmio Nobel da Paz conclama jovens e mulheres para promover a democracia
Salvador, 14/7/06 – A Prêmio Nobel da Paz de 2004, a queniana Wangari Mathaai, aproveitou sua presença na II CIAD para fazer um único pedido aos jovens e as mulheres brasileiras. A ambientalista de 66 anos, muito bem vividos conforme declarou, pediu para que os jovens e as mulheres brasileiras promovam a democracia.
Para Wangari Mathaai, os países ricos devem garantir ações que promovam a melhoria das condições de vida dos países do Terceiro Mundo. Também destacou a educação como principal caminho para tirar os jovens do tráfico de drogas e, acima de tudo lembrou o papel das mulheres e dos jovens na promoção do debate pela democracia.
Cotas já
O debate ao qual participava a Prêmio Nobel e demais intelectuais africanos e da diáspora foi interrompido por uma manifestação pacífica. Estudantes afrodescendentes e integrantes do Movimento Negro Unificado (MNU) protestaram no auditório do Centro de Convenções exigindo a manutenção e a ampliação do sistema de cotas nas universidades brasileiras. Hoje, mais de 30 instituições aderiram à iniciativa, como política de ação afirmativa.