Notícias
I Encontro de Cinema Brasil-África começa hoje em Salvador
Salvador, 29/11/07 – Disponibilizar ao público e também a cineastas africanos convidados à cinematografia afro brasileira, para fechar assim uma lacuna histórica é o objetivo do I Encontro de Cinema Brasil-África. Promovido pelo Núcleo Omi-Dudu e pelo Centro Afro Carioca de Cinema, de hoje (29) a 4 de dezembro, integra um conjunto de programações oficiais realizadas em favor do Mês da Consciência Negra. A entrada para participar da programação é franca e a programação que inclui debates, oficinas e mostras de filmes será realizada na Sala Walter da Silveira, localizada no quadrilátero da Biblioteca Pública dos Barris, na Escadaria do Paço Municipal, no Centro Histórico, na Praça Nelson Mandela, na Liberdade e também no Pelourinho.
O I Encontro de Cinema Brasil-África realizou-se no Rio de Janeiro de 22 a 27 de novembro último pelo Centro Afro Carioca de Cinema e tem a curadoria do cineasta Zózimo Bulbul. O cineasta acredita que o evento trará para comunidade negra e seguimento cinematográfico mais informações com trocas de saberes e fazeres que possibilita aproximações e desdobramentos. Na sua 1ª edição o Encontro faz homenagem ao FESPACO – Festival Pan Americano de Cinema de Ouagodogou – capital de Burkina Faso – palco do maior festival de cinema africano em sua 20ª edição.
O Núcleo Omi-Dudu promove o evento em Salvador com o apoio da Secretaria de Cultura através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Fundação Gregório de Matos, Fundação Pedro Calmon, Secretaria Municipal de Reparação (SEMUR), Prefeitura Municipal do Salvador e Fundação Cultural Palmares/MinC. A programação inlcui seminário com palestras, debates e oficinas, alem de muitas exibições de curtas, médias e longas metragens, ao todo são mais de 30 (trinta) filmes. No acervo cinematográfico exibiremos nomes de cineastas da velha guarda e contemporâneos com obras premiadas e de grande destaque para os objetivos do projeto.
Cineastas africanos e brasileiros:
Com presença confirmada no I Encontro de Cinema Brasil-África, estão os nomes de Abderrahmane Sissako (Mauritânia), Mansour Sora Wade (Senegal), Olá Balogun (Nigéria), Flora Gomes (Guiné-Bissau), Zezé Gamboa (Angola), Newton Aduaka (Nigéria), Souleymane Cisse (Mali), Gaston J-M Kabore (Burkina Faso), Mweze Dieudonné Ngangura (República Democrática do Congo) e Zola Maseko (África do Sul).
No grupo dos diretores brasileiros confirmados para a mostra estão Zózimo Bulbul (Rio de Janeiro), Haroldo Costa (Rio de Janeiro), Waldir Onofre (Rio de Janeiro), Antônio Pitanga (Rio de Janeiro/Bahia), Joel Zito de Araújo (Rio de Janeiro), Jeferson Dê (São Paulo), Jorge Coutinho (Rio de Janeiro), Iléia Ferraz (Rio de Janeiro), Lilian Solá Santiago (São Paulo), Carmen Luz (Rio de Janeiro), Lázaro Ramos (Bahia), Janaína de Oliveira (Rio de Janeiro) e Ari Cândido (São Paulo).
SERVIÇO:
O que: I Encontro de Cinema Negro Brasil-África
Quando: de 29 de novembro a 4 de dezembro
Onde: na Sala Walter da Silveira, Quadrilátero da Biblioteca Publica dos Barris, Praça Nelson Mandela – Liberdade e Centro Histórico – Pelourinho – Salvador/Ba.
Abertura: 29/11 às 18h na Sala Walter da Silveira / Biblioteca Central dos Barris. Exibição do Filme “O Preço do Perdão”. Direção Mansour Sora Wader do Senegal
Realização: Núcleo Omi-Dudu e Centro Afro Carioca de Cinema