Notícias
HOMENAGEM
A missão da Fundação Cultural Palmares é promover e preservar os valores culturais, históricos, sociais e econômicos da influência negra na sociedade brasileira. Diante disso, a entidade incluiu nesta quinta-feira, 12 de janeiro de 2023, o nome de Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como o rei Pelé na sua galeria de Personalidades Notáveis Negras.
O astro nasceu na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940 e faleceu no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos de idade, em São Paulo, em decorrência de um câncer de cólon. Pelé foi diagnosticado com a doença em setembro de 2021.
Infelizmente os problemas de saúde não paravam de aparecer, no início de 2022, o ex-jogador teve diagnosticadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado. Ele estava internado no hospital Albert Einstein desde 29 de novembro, ficando exatamente um mês na unidade até o dia em que o esporte mundial ficou de luto.
Pelé é um símbolo do futebol mundial, e tornou-se um ícone para muitas pessoas. Desde a mais tenra idade, demonstrou esforço, superação e talento mesmo diante das dificuldades. Todos esses atributos definem a vida do atleta brasileiro. Ele também foi e continua sendo esperança para milhares de jovens que sonharam e sonham em ser como ele, ou seja, um impulsor de autoestima, um exemplo que o mundo inteiro quer seguir.
O legado de Pelé respingou até mesmo na arte, inspirando inúmeras músicas, livros e filmes. O sambista Miguel Gustavo escreveu a canção "Obrigado Pelé"; o compositor Jorge Ben Jor nunca escondeu seu amor pelo futebol, escrevendo o samba-rock "o Nome do Rei É Pelé"; Gonzaguinha compôs o samba "E Por Falar no Rei Pelé".
Conforme mostra o site canaltech, uma das produções mais recentes sobre a história do Rei do Futebol: "A Origem" também é focado na construção do mito. O longa dirigido por Luiz Felipe Moura mostra como o pequeno Edson decide tornar-se jogador de futebol em um Brasil ainda muito racista. Superando todos esses obstáculos, ele torna-se profissional ainda aos 15 anos e usa todas essas barreiras para escrever a História.
TRAJETÓRIA
A trajetória do atacante brasileiro começou em 1944, por meio de uma paixão herdada de seu pai João Ramos do Nascimento (Dondinho), também jogador de futebol e de Celeste Arantes, mãe do atleta, quando mudou-se com a família para Bauru, São Paulo. Ainda jovem, aos 10 (dez) anos de idade, tornou-se jogador no infanto-juvenil do Bauru Atlético Clube, onde conquistou o bicampeonato em 1954 e 1955.
Em 1956, Pelé foi levado para ingressar nos Santos Futebol Clube pelo jogador Waldemar de Brito. Pelé acertou quatro gols contribuindo para uma vitória de 6 a 1. Foi somente em 7 de setembro do mesmo ano, em um jogo amistoso entre Santos e Corinthians, que o atleta levou o Santos a golear por 7 a 1. Conduzindo os Santos a receber inúmeros títulos, no ano seguinte, em 1974, o rei fez o seu último jogo com a camisa.
Sua estreia na seleção brasileira ocorreu no dia 7 de julho de 1957, com 16 anos, na Copa Rocca, no jogo contra a Argentina, no Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, onde marcou seu primeiro gol pela seleção. Em 1958, na Copa do Mundo na Suécia, Pelé começou a usar a camisa n.º 10, que tornou-se sua marca. O craque deu assistência à Garrincha permitindo ao colega marcar o primeiro gol na copa.
No jogo final contra a Suécia, no dia 29 de junho, Pelé marcou dois gols quando o Brasil foi campeão mundial vencendo a Suécia por 5 a 2. O menino da cidade de Três corações tornou-se o jogador mais jovem a conquistar uma Copa do Mundo. Em 1962, o atleta já era considerado o melhor jogador de futebol do mundo, já na primeira partida contra o México, o atacante foi fundamental na vitória por 2 a 0.
O ano era 1971, quando o jogador decidiu aposentar-se da Seleção Brasileira e sua despedida fez-se em dois jogos. O atleta totalizou 1282 gols em sua carreira, conquistados em 1366 partidas oficiais. O milésimo gol de Pelé, entrou para a história, foi marcado no Maracanã, no dia 19 de novembro de 1969, na cobrança de um pênalti, no jogo entre Santos e Vasco.
Pelé é um símbolo do futebol, um ícone do sucesso conquistado por meio do esforço, superação, ambição, talento, dificuldades e humildade, atributos que definem a vida de um atleta brasileiro.
Conforme já mencionado, em setembro de 2021, Pelé foi diagnosticado com um câncer de cólon, dando entrada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde permaneceu até a data de sua morte no dia 29 de dezembro de 2022, com 82 anos.
Por Fundação Cultural Palmares