Notícias
Fundação Cultural Palmares participa de cerimônia de requalificação do Cais do Valongo
A Fundação Cultural Participou nesta quinta-feira (23) da cerimônia de entrega da obra de requalificação do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo, localizado na Zona Portuária do Rio de Janeiro.
O espaço proporciona um novo guarda-corpo, iluminação e sinalização informativa no padrão da Unesco. O local também recebe a exposição: "Valongo, Cais de Ancestralidades", que conta a história do local e a relação com a região conhecida como Pequena África.
Localizado na área conhecida como Pequena África, o Cais do Valongo é sítio arqueológico reconhecido pela Unesco desde 2017 como Patrimônio Mundial. Durante os séculos XVIII e XIX, o local foi o principal porto de desembarque de africanos escravizados nas Américas.
Os vestígios do cais foram descobertos durante as obras do Porto Maravilha, em 2011. Com investimento de R$ 2 milhões, feitos pela empresa State Grid Brazil Holding, o projeto inclui a instalação de sinalização educativa, painéis expositivos e substituição do guarda-corpo, conforme afirma o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Participaram da cerimônia autoridades do Governo Federal, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante. Também estiveram presentes representantes de 31 instituições, oriundos da sociedade civil e dos governos municipal, estadual e federal, que compõem o Comitê Gestor do Cais do Valongo.