Notícias
Frente Negra Brasileira: Uma historia de luta e resistência
O movimento Frente Negra Brasileira, que comemorou 87 anos nesse último domingo (16), foi um forte grupo de homens e mulheres negras que se uniram para reivindicar melhores condições de vida para a população negra, combater o racismo e a segregação racial.
Foi um movimento à frente do seu tempo, onde as discussões eram feitas em praças públicas e os protestos pediam por igualdade e reconhecimento do povo negro. Aproximadamente cem mil pessoas de todo país integravam o movimento.
A organização possuía um modelo exemplar e desenvolvia diversas atividades de caráter politico, educacional e cultural. O departamento feminino era destaque, pois incluiu a mulher negra nos debates político-sociais, além disso, a Frente Negra oferecia diversos cursos para a formação e construção do conhecimento.
A entidade era respeitada e o objetivo principal era que o negro progredisse e conquistasse um lugar na sociedade. Essa resistência e luta foram importantes para a transformação social brasileira por incentivar a população negra a valorizar sua cultura, em um contexto de pós-abolição da escravatura.
A Frente Negra Brasileira esteve em atividade até 1937, mas ainda hoje é possível ver nos movimentos sociais existentes, traços semelhantes ao primeiro movimento, o aprendizado deixado pelos que antecederam e o discurso sempre pautado na luta pelos direitos da população negra, bem como o constante combate ao racismo.