Notícias
FCP divulga resultado preliminar do Prêmio Conceição Evaristo de literatura Afrofuturista
A Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, divulgou nesta sexta-feira, 08 de dezembro de 2023, o resultado preliminar do Prêmio Conceição Evaristo de literatura Afrofuturista. (confira aqui)
Informamos ainda a todos os candidatos inscritos no Prêmio, os elementos de avaliação considerados pelos membros das Comissões Julgadoras do Prêmio. Na avaliação, as obras foram avaliadas às cegas e se pautaram no Edital n.º 04/2023 conforme os itens abaixo descritos:
Critério 1 - "Abordagem da cultura negra brasileira e do afrofuturismo": As obras que obtiveram nota 0, conforme expresso no edital, indicam a ausência de elementos afrofuturistas, embora possam ter abordado a cultura negra. Conforme especifica o item 13.3 do Edital: "São motivos de inabilitação: c) Incompatibilidade da OBRA LITERÁRIA com os objetivos descritos no item 2.5 deste Edital." No item 2.5, os AUTORES têm liberdade para decidir sobre o que escrever, podendo trabalhar em qualquer gênero, técnica ou estilo literário, desde que contenham características fundamentais das narrativas Afrofuturistas como tema principal ou elementos que remetam a essa estética. Isso não quer dizer que as obras que receberam essa nota não tenham valor literário, muito pelo contrário em alguns casos. No entanto, o objetivo do Edital é premiar obras que se destacam pela abordagem narrativa nesse contexto afrofuturista e, para efeitos de avaliação objetiva, considera não apenas os aspectos temáticos convencionais, mas também a incorporação efetiva de elementos específicos desse movimento cultural, como a representação positiva de personagens negros e a exploração criativa da cultura africana em conjunção com a ficção científica, fantasia e tecnologia.
Critério 2 - "Domínio técnico no uso dos recursos linguísticos": A atribuição de nota 0 nesse critério reflete a presença de erros gramaticais e ortográficos significativos ou problemas estruturais, comprometendo a qualidade da escrita e a compreensão do texto. Neste Prêmio, uma nota baixa reflete problemas na estruturação das ideias e dos recursos linguísticos que dão coesão e coerência à narrativa.
Critério 3 - "Criatividade, originalidade": As obras que receberam nota 0 nesse critério falharam em apresentar uma abordagem inovadora e distintiva em relação aos elementos característicos do afrofuturismo, se comparadas às concorrentes e a outras obras consagradas pela crítica. Se a narrativa segue um caminho convencional, carece de especulação significativa sobre futuros alternativos centrados em pessoas negras, ou não incorpora de maneira profunda e imaginativa a fusão entre elementos culturais africanos e a ficção científica, a obra pode ser considerada carente de originalidade. A ausência de uma perspectiva única, novas ideias ou elementos que destaquem a obra como singular no contexto afrofuturista pode resultar na atribuição de notas baixas nesse critério.
Identificação de Autorias: De acordo com o item 13.3: "São motivos de inabilitação: d) A identificação, de alguma maneira, do AUTOR, nem qualquer outro nome que insinue a autoria da OBRA LITERÁRIA inscrita, em qualquer trecho do texto." Foram identificadas autorias feitas por alguns autores no texto. Assim, o candidato que se identificou de alguma forma foi desclassificado do concurso. A observação desse item é crucial para que a avaliação às cegas seja possível.
Obras não narrativas: O Afrofuturismo é um movimento cultural, artístico e filosófico que combina elementos da cultura e da diáspora africana com a ficção. Em vista disso, obras acadêmicas que não tenham esse cunho narrativo foram desclassificadas, uma vez que é esperávamos o atendimento aos parâmetros determinados no Edital, como a narratividade característica da ficção ou da poesia.
Obras com atividades ilegais ou de cunho sexual e/ou com uso de palavrões ou xingamentos: Segundo o item 18.2: "As OBRAS LITERÁRIAS deverão ter classificação etária LIVRE, estando vedada a INSCRIÇÃO de OBRAS LITERÁRIAS que contenham expressões que remetam a racismo, preconceito ou discriminação em geral contra qualquer grupo, pessoa ou população, ou ainda que contenham atividades ilegais ou de cunho sexual e/ou com uso de palavrões ou xingamentos."
Importante ressaltar que os avaliadores tiveram total liberdade, autonomia e soberania na tomada de decisão e julgamento das obras.
Os candidatos que desejarem interpor recurso às avaliações devem considerar as informações acima, caso queiram argumentar a respeito da nota atribuída. Para se manterem informados sobre todas as atualizações, os candidatos devem acessar o site oficial da Fundação Cultural Palmares no Edital da Conceição Evaristo de Literatura Afrofuturista (https://www.gov.br/palmares/ptbr/assuntos/noticias/fundacao-palmares-vai-premiar-tres-obras-literarias-ineditas-como-valor-de-30-mil-reais-cada).
Desejamos a todos os candidatos muito sucesso.