Notícias
Exposição leva Quilombolas ao Congresso Nacional
Brasília, 21/09/2007 – Desde o dia 17 de setembro, os visitantes do Congresso Nacional podem conferir a mostra fotográfica: Quilombolas – Tradições e cultura da resistência.
A exposição tem por objetivo difundir a cultura quilombola, ampliando seu público e a formação de massa crítica sobre o tema, por meio de uma mostra itinerante em espaços públicos nas capitais brasileira e com acesso gratuito.
Ela traz 27 fotografias em preto-e-branco, 7 fotografias panorâmicas, 6 ilustrações, além de 3 mapas, textos e legendas.
A curadoria da mostra é da produtora cultural Denise Carvalho.
O material exposto faz parte do livro – de mesmo nome – resultado da pesquisa de campo do fotógrafo André Cypriano e do geógrafo e pesquisador Rafael Sanzio Araújo dos Anjos, após percorrerem 10 comunidades quilombolas realizando uma documentação fotográfica e cartográfica inédita.
O livro Quilombolas retrata as comunidades que, mesmo incentivadas pelo Governo e asseguradas pela Constituição Federal, por leis e decretos complementares, vivem sem proteção e sob risco de desaparecer por sofrerem grande pressão de especuladores sobre suas terras desregularizadas.
Apesar de existirem registros de mais de 3.000 comunidades quilombolas espalhadas pelo país, a maioria da população brasileira ainda desconhece a existência deles até hoje. “O brasileiro acredita que a formação de quilombos foi um acontecimento histórico pontual e que eles acabaram com o fim da escravidão, mas isso não é verdade”, explica o pesquisador Rafael Sanzio.
“O mapeamento dessas comunidades também tem como função incentivar uma reflexão aprofundada de nosso passado cultural, até mesmo para entendermos aspectos do Brasil contemporâneo”, completa.
“Estudar, registrar e divulgar essa resistência, esses herdeiros, esses sobreviventes, é de importância capital para os brasileiros. Poucos países no mundo tiveram, como no nosso, tamanha diversidade de raízes culturais em sua formação. E, entres essas tantas raízes, a africana é de importância capital”. (Isabel Xavier).
Como resgatar o passado também é preservar o futuro, visite e conheça um pouco mais da história do nosso país.
Serviço:
Mostra Fotográfica: Quilombolas – Tradições e cultura da resistência
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
Data: diariamente, até o dia 28 de setembro
Horário: 09hs30 às 17hs