Notícias
Diretores de escolas em Brasília debatem inclusão do estudo do negro e do índio no programa escolar
Implementar ações que apontem para práticas de combate ao racismo no ambiente escolar e a inserção do estudo do negro e do índio no conteúdo programático das escolas do Distrito Federal, consta como um dos principais objetivos do I Fórum de Educação Étnico Racial e XVII Fórum de Políticas Públicas de promoção da Igualdade Racial, que aconteceu hoje (6) pela manhã, no colégio de Ensino Fundamental Polivante, na 913 Sul, em Brasília.
O evento foi promovido pela diretoria regional de ensino do Plano Piloto e Cruzeiro com apoio da Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura e pela A Coordenação para Assuntos de Igualdade Racial do Distrito Federal, respectivamente.
“O objetivo de Fórum de Educação é discutir com os diretores das escolas da regional a implantação da Lei que obriga as escolas públicas e privadas a incluírem em seus currículos o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira, bem como a comemoração do Dia 20 de novembro, além do ensino da história e da cultura indígena. A mobilização para a efetivação da Lei deve partir dos diretores das escolas”, explica Ana Marques, representante da Diretoria Regional e uma das organizadoras do evento.
Mércia Queiroz, do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra da Palmares, falou do papel da Fundação quanto a preservação do conhecimento e das influências de matrizes africanas, mas lembrou que é necessário lembrar que vivemos em um mundo de muitas Áfricas.
Já o cartunista e jornalista Maurício Pestana, editor da revista Raça, falou do negro no mercado de trabalho editorial. “Faço questão de destacar o racismo e o preconceito em meus trabalhos, pois possuímos várias questões a enfrentar, como a violência, o espaço no mercado de trabalho e, principalmente, nos meios de comunicação”.
O Fórum de Educação Étnico Racial terá ainda mais cinco edições e será encerrada em novembro, com uma mostra sobre o resultado dos trabalhos. O próximo encontro será no dia 13 de abril com local a definir.
Assessoria de Comunicação da FCP