Notícias
Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
Comemora-se hoje (20) de novembro, o dia de Zumbi dos Palmares e o dia Nacional da Consciência Negra. A data foi instituída oficialmente pela Lei 12.519/11 e rememora a luta do povo negro, colocando como marco histórico a morte de Zumbi, em 1695, principal líder da República de Palmares. Hoje, a Serra da Barriga, onde se localizava o Quilombo dos Palmares é patrimônio cultural do Mercosul.
O dia 20 de Novembro é um marco histórico e exemplifica a força e as conquistas do movimento negro e da população, ao resgatar um herói negro e contestar a historiografia oficial de que não houve resistência negra ao processo de escravização e que a abolição foi um ato benevolente da monarquia brasileira, na pessoa da Princesa Isabel. No entanto, lembra-se que a consciência negra e as reflexões em torno desta pauta devem ser abordadas diariamente e em todas as instâncias sociais, políticas e culturais.
Diante disto, A Fundação Cultural Palmares, em parceria com o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô e a Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) realizou, no estado de Alagoas, berço do Quilombo dos Palmares e da resistência negra, o Projeto Vamos Subir a Serra. O projeto se insere na perspectiva de fomentar a cultura, o empreendedorismo e reflexões acerca da representatividade negra na sociedade brasileira, ao promover feira de empreendedores quilombolas, apresentações culturais e artísticas, seminários, culminando, no dia 20 de novembro, com a subida a Serra da Barriga, localizada no município de União dos Palmares.