Notícias
7 DE SETEMBRO
Dia de resgatar a história de luta dos negros
O 7 de setembro é um marco da(s) luta(s) dos brasileiros pela liberdade – brasileiros brancos, negros, amarelos. E a data é uma oportunidade de contar um pouco essa história, resgatando da invisibilidade o protagonismo dos não-brancos.
As batalhas pela libertação dos brasileiros do jugo português se confundem com as lutas pelo fim da escravidão contra os povos negros e do extermínio dos indígenas, como a Inconfidência Mineira e a Revolta dos Búzios.
Foram muitos, os movimentos populares que desaguaram na Independência do Brasil, em 1822. Um processo coletivo, que a historiografia oficial centra na figura de D. Pedro I, representante da elite branca.
PAUTAS. Um pouco da história da Revolta dos Búzios, a título de ilustração: também conhecida como Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates, aconteceu em 1798, e foi um movimento de caráter multirracial e de variadas pautas.
Os revoltosos reivindicavam não só a independência de Portugal, mas o fim da escravização e a igualdade social. Havia muitos negros, como João Deus Nascimento e Luiz Gonzaga das Virgens, mas brancos e indígenas também.
Historiadores e cientistas políticos acusam a ausência da perspectiva da população negra no processo de independência do país como uma séria lacuna, que apaga a contribuição dos afrodescendentes e empobrece a história de luta do povo brasileiro.
O movimento negro no Brasil segue resgatando essa história e lembrando que a luta pela liberdade é muito mais antiga e complexa do que as narrativas baseadas em heróis patrióticos oriundos da elite branca do País.