Notícias
27 de setembro, Dia de Ibejada
O Dia de Ibejada foi celebrado nesta quinta-feira (27) por religiões afro-brasileiras. Os ibejis são uma entidade que é muito confundida com os Erês, por também serem crianças e terem características infantis.
Erês são seres encantados, que nunca passaram pela experiência do existir humana. Já a tradição diz que Ibejis são os filhos gêmeos de Iansã e Xangô.
A data se confunde com o Dia de Cosme e Damião, que faz parte do calendário de efemérides católicas, embora ocorra no dia 26 de setembro. Cosme e Damião foram gêmeos que teriam sido médicos em suas vidas e cuidado especialmente de criança e posteriormente foram beatificados pela Igreja Católica.
A data dedicada aos irmãos gêmeos se refere ao dia que teriam sido mortos, por serem considerados inimigos do dinheiro e dos deuses romanos, acusados de curar através de feitiçaria. Por isso, eles foram condenados à morte pelo Imperador Diocleciano, por volta do século IV d.C.
Faz-se necessário esclarecer que os africanos escravizados foram proibidos de expressarem suas crenças religiosas originárias. E para não serem punidos passaram a usar nome de santos católicos para invocarem as entidades que cultuavam, ou seja, houve um sincretismo religioso. Os orixás gêmeos também são chamados de Cosme e Damião nesse contexto.
As celebrações nessas religiões, tanto romana quanto de matriz africana, envolvem, tradicionalmente, distribuição de doces, para compartilhar a alegria do nascimento dos gêmeos.
Apesar da personalidade brincalhona, como todas as crianças, os Ibejis são descritos como espíritos muito poderosos e que agem como anjos da guarda das pessoas. Segundo os relatos, como são muito próximas a Oxalá, que tratam seus filhos com muito carinho, seus pedidos são sempre atendidos por todos os Orixás.