Notícias
Desfile de moda encerra projeto em Maceió
O encerramento do projeto Filhos de Zumbi, do Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb) encerrou no último sábado, 28, em Maceió com a presença dos atores Ernesto Xavier e Isabel Fillardis. O projeto contou com o patrocínio da Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, e atendeu cerca de 170 pessoas em oficinas de percussão, gastronomia, bijuteria e indumentária, imagem visual, pinturas especiais e cabeleireiro.
O resultado das oficinas foi parar nas passarelas da sede do Guesb, na exposição das peças pintadas e na degustação da culinária africana ao final do evento. Modelos exclusivos de roupas com temática africana, indumentárias dos orixás e dança, encantaram o público presente.
O diretor de Proteção ao Patrimônio Afro Brasileiro, da Palmares, Maurício Reis, presente no evento, explicou que o projeto custou cerca de R$ 300 mil e teve R$ 10 mil de contrapartida do Guesb. “É um projeto que vem sendo pensado desde novembro do ano passado, durou seis meses e teve o objetivo de ajudar na qualificação profissional da comunidade e, principalmente, na melhora da auto-estima dos afro-descendentes que estão sendo atendidos”.
Para mãe Neide, idealizadora do Filhos de Zumbi, é a realização de um sonho. “Há 16 anos trabalho com as crianças e agora estamos atendendo os pais com cursos que podem ajudar na renda familiar, além de trabalhar muitos outros valores que ajudam na qualidade de vida das pessoas, é um trabalho de valorização da cultura e da identidade afro-brasileira”.
Valores que Silvana Lopes Oliveira, de 30 anos e mãe de três crianças pequenas entende bem. “Para mim o curso de cabeleira, foi o primeiro passo. Agora quero me especializar, esse aprendizado me permitiu sonhar outras coisas para minha vida e de meus filhos”.
Já a atriz Isabel Fillardis, disse que pretende voltar e continuar dando apoio ao projeto. Isabel é responsável pelas ONGs A Força do Bem – dedicada a promover auxílio a pessoas que necessitam de cuidados especiais (deficientes visuais, mentais, auditivos e/ou motores) e Doe Seu Lixo, voltada para área socioambiental.
Guesb
O Grupo é localizado na Cidade Universitária, no Conjunto do Village Campestre II, considerado um dos Conjuntos Habitacionais em Maceió cuja população sobrevive do mercado informal, em função da falta da qualificação e capacitação profissional.
No local há 16 anos, oferece várias oficinas como percussão, teatro, dança, línguas e corte costura, além de uma clínica médica com atendimento oferecido a comunidade com serviço voluntário. “Trabalhamos principalmente a questão das DST/AIDS”, explica mãe Neide.
Com sede própria, ocupa uma área de 1.515 m2 e área construída de 307,28 m2. Suas instalações contam com secretaria, salão multiuso, ateliê de costura, biblioteca, salas para capacitação, sala com 10 computadores, 20 mesas, seis quadros verdes, dois televisores, refeitório para os participantes do projeto, cozinha, palco para apresentações culturais, espaços para exposição de indumentária e roupas, frutos das oficinas e o consultório médico.