Notícias
Continuam abertas inscrições para Bolsa Permanência
Continuam abertas as inscrições para o Programa Bolsa Permanência, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e que conta com parceria da Fundação Cultural Palmares (FCP). O processo teve início no dia 18 de junho e segue até 31 de agosto pelo site http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso
Esse beneficio paga mensalmente R$ 900 a indígenas e quilombolas a fim de garantir a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nos cursos de graduação das instituições federais de ensino. Como normalmente vivem em locais distantes dos grandes centros e municípios maiores, onde se localizam as universidades, indígenas e quilombolas precisam deixar seus territórios de origem para estudar. A Bolsa os ajuda a cobrir gastos como transporte, alimentação e moradia.
Para obter o benefício, o estudante precisa ter renda familiar per capita de no máximo um salário mínimo e meio, não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar de duração do curso de graduação e ter o cadastro aprovado e mensalmente homologado pela instituição federal de ensino superior. É preciso ainda apresentar documentação que comprove que o aluno pertence a comunidades indígenas ou quilombolas.