Notícias
Conheça o cartunista e artista visual, Junião
Antônio Junior, mais conhecido como Junião, está entre os maiores cartunistas e artistas visuais do país. Nascido em Campinas São Paulo, veio de uma família muito ligada à cultura, entrou em contato desde cedo com diversas manifestações artísticas, e mais tarde se formou em Educação Artística pela UNESP.
Realiza jornalismo ilustrativo desde 1994. Foi chargista dos jornais Diário do Povo e Correio Popular (de Campinas), chegando a publicar em veículos como Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Veja e Courrier International (França).
Como ilustrador atua em sites, aplicativos e no mercado editorial. Junião é cofundador e diretor de projetos da Ponte Jornalismo, que tem foco em direitos humanos.
Ministra oficinas, workshops e palestras sobre sua experiência profissional de ilustrador, cartunista e artista gráfico em universidades, colégios, salões de humor e unidades do SESC e SESI. Como jornalista já entrevistou personalidades históricas da luta contra o racismo como Emory Douglas, ilustrador dos Panteras Negras, e participa de debates e palestras onde se discute os novos rumos do jornalismo independente em coberturas relacionadas a direitos humanos.
O portfólio do cartunista inclui participações em revistas de HQ, com histórias nas quais assina roteiro e arte: Cidadão X foi publicada no álbum brasileiro Front8; e Pra Frente Brasil, no espanhol Consequencias – Historieta Brasileña. Durante três anos publicou diariamente tiras da Dona Isaura, sua primeira personagem autoral, nos jornais do interior de SP. Em 2014, Dona Isaura voltou repaginada. Com uma fanpage no Facebook e no site do autor, as tiras abordam temas do cotidiano e da convivência familiar da personagem.
Ganhou o Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre, em 2011, o prêmio Vladimir Herzog de 2005 e menção honrosa em 2006 (categoria artes), além do prêmio de cartuns sobre Aids do Ministério da Saúde, em 2004. Mora em São Paulo, onde também atua como músico e artista gráfico dos coletivos Lavoura (jazz instrumental) e Senzala Hi-Tech (Hip Hop Percussivo).
Hoje, ele produz ilustrações, charges e infográficos com foco em justiça, segurança pública e direitos humanos para a Ponte Jornalismo. O portal é um dos principais representantes da mídia independente no país e um dos grandes porta-vozes do genocídio cometido contra jovens pobres e negros.
Em junho de 2016 lançou ‘Meu Pai Vai Me Buscar na Escola’, seu primeiro livro infantil como escritor e ilustrador pela editora Zit. E em dezembro do mesmo ano, o livro recebeu como prêmio o Selo Cátedra UNESCO de Qualidade de Leitura.
Nesse livro, a volta da escola se transforma em uma verdadeira aventura, todos os dias, pai e filho descobrem juntas, novas ruas, pessoas e criaturas pela cidade, mostrando que as coisas podem ser tudo o que a imaginação quiser e que o que vale mesmo são os momentos vividos juntos.
Fonte: https://www.juniao.com.br/