Notícias
Conapir começa nesta segunda (28)
Um dos eventos mais importantes para discussão de políticas públicas voltadas aos afro-brasileiros acontece desta segunda-feira (28) a quarta-feira (30), em Brasília, no Centro Internacional de Convenções Brasil (CICB). Trata-se da Quarta Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), com realização da Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e apoio da Fundação Cultural Palmares (FCP). Já no domingo (27), os participantes começam a chegar a Brasília e serão recebidos pela organização da Conferência.
A abertura oficial começa às 9h e terá presença do secretário nacional de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo, e do presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira. Em seguida, às 10h, haverá a palestra magna com o título de Década Internacional dos Afrodescendentes, seguida de um painel sobre o tema. Além de estar presente em mesas e grupos de trabalho, a Fundação Palmares terá um estande no local em que o público poderá conhecer as publicações da instituição e assistir a vídeos sobre o trabalho desenvolvido.
Na terça-feira (29), a Conapir será dedicada a grupos de trabalhos (GT) sobre os mais diversos assuntos. Entre os tópicos dos GT estão Direito à igualdade de oportunidade e à não discriminação; Participação e Inclusão; Acesso à Justiça; Educação e Cultura; Saúde, Assistência e Previdência Social; e Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros-LGBT. Na quarta-feira, das 14h às 18h, ocorre a Plenária Final.
Durante três dias, o encontro reunirá representantes das sociedade civil e do governo para discutir questões como o combate ao racismo e a inclusão social. Realizada a cada quatro anos, a Conapir tem entre seus objetivos promover o respeito, a proteção e a concretização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais da população afrodescendente e de povos tradicionais, além de valorizar sua cultura.
Nesta edição, a Conferência tem como tema O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos humanos. A Conapir vai abordar os principais eixos da Década Internacional de Afrodescendentes, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período 2015-2024.
Saiba mais sobre a Conapir neste link: GUIADOAPARTICIPANTEIVCONAPIR.pdf