Notícias
Comunidade de Carnaúba Amarela é certificada no Piauí
Brasília, 21/6/06 – Mais comunidades remanescentes dos quilombos recebem certidões de auto-reconhecimento no Brasil. A última cerimônia de entrega de certidão ocorreu no último dia 17 deste mês na Comunidade Remanescente de Quilombo de Carnaúba Amarela, localizada no município de Batalha, no Piauí. A solenidade contou com a presença de autoridades locais, lideranças quilombolas e da gerente da Diretoria de Proteção do Patrimônio Afro-Brasileiro da FCP/MinC, Miriam Caetana de Souza Ferreira.
No contato com os quilombolas de Carnaúba Amarela, a dirigente da FCP/MinC fez um relato das ações que a instituição está fazendo para assegurar a melhor qualidade de vida aos descendentes de escravos. Também apresentou aos moradores, o conteúdo dos CDs do Projeto Rádio Palmares, que leva a mais de 3.000 emissoras brasileiras informações e conteúdo relativo à história e a cultura afro-brasileira. A exibição dos programas radiofônicos chamou bastante a atenção dos moradores da localidade.
No próximo final de semana, a titular da Diretoria de Proteção do Patrimônio Afro-Brasileiro, Maria Bernadete Lopes da Silva se reúne com moradores da Comunidade Remanescente do Quilombo de São Francisco/Gentio, em Formoso, Minas Gerais, para orientá-los sobre procedimentos estabelecidos no Decreto 4.887, de 20 de novembro de 2003, o qual trata da regularização fundiária de terras de remanescentes dos quilombos.