Notícias
Chula de Santo Amaro ancora no Cais do Porto Cultural
O IBB – Instituto Bandeira Branca – e a Associação Cultural e Recreativa Afoxé Filhos de Gandhi receberam, dia 15 de junho, o presidente da Fundação Cultural Palmares, senhor Zulú Araújo, em suas respectivas sedes na Praça dos Estivadores – Zona Portuária do Rio de Janeiro. O motivo da visita foi a apresentação do projeto Centro de Cultura e Cidadania Afoxé Filhos de Gandhi à Fundação Palmares.
O objetivo inicial do projeto é a obtenção dos recursos necessários para a restauração do prédio da sede do Afoxé Filhos de Gandhi, localizado na rua Camerino 7/9 . O restauro do imóvel será o marco do cumprimento da primeira etapa do projeto, que é mais amplo e mais complexo, pois compreende a instalação de um Centro de Cultura e Cidadania no local, estruturado em diversos módulos socioculturais que visam a recuperação do Bloco Afoxé Filhos de Gandhi do Rio de Janeiro.
Formaram a mesa de apresentação do projeto o presidente da Fundação Cultural Palmares Zulú Araújo, o cantor e percussionista Carlos Negreiros, o baterista Robertinho Silva, o cantor e violeiro santamarense Roberto Mendes, o diretor-responsável pelo Centro Cultural da Ação da Cidadania João Guerreiro, a atriz e Superintendente para a Promoção da Igualdade Racial do Governo do Rio de Janeiro Zezé Motta, o presidente do PMDB Afro-Nacional Jorge Coutinho, o renomado arquiteto Glauco Campelo, o restaurador e engenheiro José Carlos Barbosa, a Ialorixá O. Maria S. Lyra conhecida por Mãe Torody e o presidente do Afoxé Filhos de Gandhi Carlos Machado. O projeto foi apresentado pelo presidente do IBB jornalista Maurício Nolasco e pelo professor de História do Rio de Janeiro Antônio Edmilson.
A solenidade de recepção ao presidente da Fundação Palmares começou às 9:00 horas na sede do Afoxé. A partir das 10:00 horas, o projeto foi apresentado para um público de intelectuais, artistas e representantes da sociedade civil, incluindo-se os alunos do projeto Batucadas Brasileiras-Orquestra de Percussão Robertinho Silva. O IBB e o Afoxé Filhos de Gandhi esperam contar com o apoio efetivo da Fundação Cultural Palmares para a implementação do projeto.
Na oportunidade, foi lançado também a idéia da criação de um Núcleo de Artistas do Rio para o III FESMAN, Festival Mundial de Artes Negras, a ser realizado no Senegal, no próximo mês de dezembro. Idéia esta incorporada pelos artistas presentes ao evento, entre eles: Zezé Motta, Luiz Melodia, Roberto Mendes, Moacyr Luz, Robertinho Silva, Carlos Negreiros e Luiz Galvão, poeta e compositor dos Novos Baianos. A iniciativa partiu do produtor cultural Eufrázio Félix do Nascimento (Gatto) junto com o presidente do IBB, quando estiveram no lançamento do III FESMAN no último dia 27, em Salvador.
A concepção que envolve a criação deste núcleo decorre do próprio conceito para o estabelecimento do Centro de Cultura e Cidadania Afoxé Filhos de Gandhi, que terá por objetivo “guardar” a memória das Culturas do Atlântico Sul e de suas inter-relações com outras expressões culturais que ocuparam geograficamente a cidade do Rio de Janeiro. O conceito do projeto persegue a relação dessas culturas com a cultura brasileira, através da análise das formas de expressão cultural que se manifestaram no Rio, relacionando este projeto com o projeto nacional da Clave Brasileira e aos processos de formação da nossa sociedade.
Esta idéia foi entusiasticamente abraçada pelo cantor Roberto Mendes. O artista considera que o Rio de Janeiro poderá se renovar com a idéia de ser, mais uma vez, “a grande encruzilhada do Brasil dessas culturas”, e que este movimento possa se afirmar na realização do III FESMAN. Este conceito sintetiza o projeto do Movimento Porto Cultural, que é a reunião das principais instituições da Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro. A Chula do Recôncavo chega ao cais do Porto Cultural.